quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O orgulho de cuidar dos trabalhadores

- Publicidade -

Marcelo Fernandes de Queiroz
Presidente do Sistema Fecomércio RN

Comemoramos, na sexta-feira passada, mais um Dia do Trabalho, marco histórico de lutas dos trabalhadores em todo o mundo. Um dia que sempre serve para nós refletirmos sobre o seu papel do no mercado. Não hesito em afirmar: eles são fundamentais para qualquer empresa. É simplesmente impossível ter uma empresa – e, por consequência, um setor – forte sem colaboradores assistidos, estimulados, tratados como parceiros.

Para nossa grande alegria e orgulho, cuidar dos trabalhadores do nosso segmento de Comércio, Serviços e Turismo sempre foi uma das premissas do Sistema Fecomércio RN, e sempre fizemos isso com reconhecida excelência.

No próprio Dia do Trabalho, promovemos atividades em vários núcleos do Rio Grande do Norte, com ações nas áreas de esportes, lazer, cultura e cidadania. Atividades que reúnem dezenas de milhares de pessoas. Somente na nossa tradicional Corrida do Comerciário, que promovemos anualmente em Natal, mais precisamente na Zona Norte da cidade, são mais de 2 mil participantes.

Com a área de saúde do Sesc, realizamos anualmente, cerca de 8 milhões de atendimentos, com destaque para as áreas de Odontologia e Saúde Feminina.

Inserem-se aí, por exemplo, os 63.000 atendimentos já realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, desde 2012,  em 9 municípios potiguares, e os 500.000 atendimentos já realizados com a Unidade Móvel OdontoSesc, em 39 municípios do RN.

Nos nossos restaurantes, localizados em Natal, Caicó e Mossoró, oferecemos 1,7 milhão de refeições por ano, com preços subsidiados e todo um cuidado nutricional, ou seja, refeição balanceada, de qualidade e com um sabor que é motivo de elogios de todos os seus usuários.

Já que nem só de comida vive um povo, como já disseram muitos pensadores, também investimos anualmente cerca de R$ 3 milhões em projetos culturais, de alcance indiscutível. São verdadeiros ícones da nossa atividade como o Palco Giratório (projeto de intercâmbio entre artistas e grupos que circula por todo o país com espetáculos gratuitos das mais diversas manifestações de arte), o Terraço do Relógio, o Janela Aberta, o CineSesc e o Parcerias Sinfônicas.

Realizamos ainda, anualmente, os consagrados “Jogos dos Comerciários” que reúnem cerca de 2 mil participantes, em um clima sadio de disputa e prática esportiva que só aproxima e promove o congraçamento entre os colaboradores do nosso setor.

Promovemos também a educação, qualificação e capacitação de nossos parceiros colaboradores e até mesmo de seus filhos ou dependentes menores. Com o Sesc, atendemos 5 mil alunos por ano, em infantil, educação de jovens e adultos e no nosso Programa de Habilidades Específicas, o PHE, que na prática funciona como um reforço escolar. Também preparamos os filhos e dependentes dos comerciários para alçarem voos mais longos. Desde 2013, anualmente, ofertamos 540 gratuitas em cursos preparatórios para o Enem em Natal, Mossoró e Caicó.

Em 2015, estamos oferecendo 13.599 vagas em cursos gratuitos com os programas de Gratuidade do Sesc (PCG) e do Senac (PSG). Este número representa um incremento de 15% sobre as vagas ofertadas em 2014, num investimento total de R$ 26,8 milhões em oportunidades que geram renda complementar, abrem portas no mercado de trabalho e no mundo do empreendedorismo.

Enfim, este é nosso trabalho de apoio, amparo, assistência e suporte àqueles que são bases fundamentais para o crescimento do setor de Comércio, Serviços e Turismo deste estado.

A eles, na semana em que comemoramos seu dia, os nossos parabéns e o nosso muito obrigado. Sigamos, juntos, construindo um Rio Grande do Norte mais desenvolvido do ponto de vista econômico e social. E saibam que podem contar, sempre, com o Sistema Fecomércio e todos os que o fazem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas