sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

O problema da Educação

- Publicidade -

JOÃO LYRA NETO
jornalista

A erradicação do analfabetismo no Brasil tem convocado a atenção das mais categorizadas figuras, como sejam  homens do governo, educadores, sociólogos e representante do poder legislativo. O aceleramento do desenvolvimento econômico está intrinsecamente, ligado ao problema da Educação, sem o qual, se tronariam dinâmicas. Essa assertiva vem se comprovando, de ano para ano, em países, em curso de desenvolvimento avançado, como é no caso dos Estados Unidos, Alemanha, França, etc.

Na América Latina, a maioria dos países já possui uma dose alta de preocupação no que se refere à pobreza e a ignorância, além dos tremendos males sociais que desses flagelos são originados. No caso do Brasil, oportunos convênios têm sido firmados para o pronto combate ao analfabetismo, principalmente, na área do Nordeste, onde tremendos focos têm sido verificados, tendo, portanto, que ser corrigidos.

Os governos estaduais têm aberto caminhos para a conquista de novas posições e até, pode-se dizer, de mercados de trabalho mais evoluídos. É uma conquista, não só do meio urbano, como também em proporções bem distintas, das sofridas populações rurais, ansiosas por melhores oportunidades. A participação do senador Cristovam Buarque, nessa luta vem se fortalecendo dia após dia. É uma luta desencadeada com o mais alto objetivo e proveito nacional, já que é notória a, ainda fraca, posição do Brasil nos meios educacionais do Continente Latino – Americano.

Sabe o senador Cristovam Buarque que o nosso país sempre necessitou de recursos e meios eficazes, para a erradicação do problema tão sério e, até agora, com pouca solução. A alfabetização oferece condições de segurança para o próprio meio em que se vive. Deixa de sofrer na pele a população, as amargas consequências da pobreza social e econômica decorrente da falta de esclarecimento e estudos. Então só resta aplaudir a campanha em favor da Educação.

Pelo que se tem visto, os jovens desejam se preparar para disputar um bom emprego na área profissional. Com relação a isso, o Governo tem oferecido oportunidades de emprego nos mais diversos setores da área pulica, relacionados com concursos. A participação das escolas bem aparelhadas é uma coisa decisiva para o preparo do aluno. O senador, Cristovam Buarque, pelo seu trabalho, é o que mais luta, no senado pela solução dos problemas ligados à Educação.

O salário do professor está na linha dessa discussão. A propósito, nas escolas do interior a situação é realmente difícil.  O aluno vem de longe carregado em uma carroça, enfrentando o mau tempo e a dificuldade da estrada. É uma situação difícil que enfrente o jovem pra ir à escola. Efetivamente, a dificuldade pelo que se tem visto, é realmente grande.  O trabalho parlamentar também é muito importante para haja uma solução para tão discutido problema.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas