quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

O problema da seca

- Publicidade -

Catarina de Albuquerque
Relatora especial da ONU

A região do semiárido enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, afetando seriamente o abastecimento de água de grande parte da população na região. Em resposta à seca, o governo implementou o programa “Um Milhão de Cisternas”, garantindo o acesso provisório à água a várias famílias. Durante a minha visita a áreas rurais do município de Itapipoca, escutei testemunhos de famílias que receberam uma cisterna, mas questionavam a qualidade da água. Muitos deles afirmaram que a mesma não era suficiente para satisfazer as suas necessidades – especialmente devido ao grande número dos membros dos agregados familiares que visitei.

#SAIBAMAIS#Nestes casos a quantidade de água disponível por pessoa por dia não chegava aos 10 litros – o que é manifestamente insuficiente para assegurar a realização do direito O problema da seca não é infelizmente novo, e é fundamental que se adotem medidas estruturais para abordar a problemática. Pude igualmente observar que em várias casas não havia qualquer banheiro, tendo-me uma criança espontaneamente explicado que “O banheiro é o mato”.

Durante a minha visita também tive a oportunidade de visitar um dos oito SISAR existentes na região, e pude observar o seu funcionamento e sustentabilidade em pequenos aglomerados populacionais, garantindo o acesso a água e saneamento a estas populações. Este sistema poderia ser replicado em outras regiões do pais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas