quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

O rombo da Copa

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Os jornais lá de baixo, no chamado eixo Rio/São Paulo,  estão dando destaque de primeira página à pesquisa da Datafolha que revela  a opinião de 55% da população brasileira: a Copa do Mundo trará mais prejuízos do que benefícios ao Brasil. Somente 36% – mais ou menos um terço da população – acreditam que o evento traga benefícios para o país. Não precisa ser especialista na matéria para se chegar a tal conclusão. Qualquer primata em negócios e investimentos, mesmo apaixonado  por futebol, vê o buraco de longe. Aliás, o povo do Rio Grande do Norte já está pagando todo mês 10 milhões de reais aos sócios da Fifa, uma conta que vai durar vinte anos. E o mais trágico é que a obra aparece como sendo do Governo do Estado. Vamos ver como os jornais registraram a pesquisa da Datafolha:

– Mais da metade da população brasileira acha que a Copa do Mundo trará mais prejuízos do que benefícios ao país, revelou pesquisa da Datafolha. Para 55% dos entrevistados, a competição trará mais prejuízos para a população em geral, contra 36% que falaram em maior benefício (9% não souberam responder à pergunta).

– Em junho de 2013 havia equilíbrio: 44% afirmavam que o prejuízo seria maior, mas 48% dos brasileiros estavam mais otimistas e diziam que a Copa do Mundo traria mais benefícios. A pesquisa do ano passado ocorreu durante o período em que as manifestações populares se espalharam pelo Brasil e dois dias antes da Copa das Confederações, realizada no dia 30 de junho e vencida pelo Brasil.

A nova pesquisa da Datafolha, anunciada ontem, foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril, em 162 municípios, sendo entrevistadas 2.637 pessoas. A notícia não acrescenta se Natal está entre os municípios pesquisados. Mas traz uma informação preciosa: a Copa não deixará nenhum “legado”. Quem falou tal coisa foi o cidadão Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, especializada em marketing esportivo:

“O brasileiro não é bobo. Mudou de água para o vinho o que foi prometido em 2007 (ano da eleição do país sede da Copa). Não se imaginava que teria tanto problema com orçamento, com redução brutal do investimento com mobilidade urbana, por exemplo. Não há legado”

Pois é, “legado” da Copa, “não bom”, yes? Vou conferir no “Fifa World Cup Brasil”,  o “sticker album oficial licensed”, que saiu encartado na TN, edição de domingo. Oquei? Verigude…

Política
Lendo Dora Kramer, no Estadão:

– Foi-se o tempo em que o PT podia ignorar denúncias e ganhar tempo falando em conspiração dos opositores. Às vésperas do início efetivo da campanha eleitoral, acossado por uma série de notícias negativas originadas no próprio campo governista, o partido  não tem mais gordura para queimar.

– Daí a decisão, rápida para os padrões vigentes, do deputado André Vargas de se licenciar da Câmara por 60 dias. Com Dilma em queda nas pesquisas, o governo fazendo de tudo e mais um pouco para evitar que se investigue a Petrobras, a base aliada saboreando o prato frio da vingança, tudo o que o PT não precisa é de uma causa indefensável para defender.

– Os diálogos gravados pela Polícia Federal em que Vargas e o doleiro Alberto Yousseff falam na construção de independência financeira mediante negócios com o governo deixam o petista numa situação muito parecida com  a que levou à cassação do mandato do então senador Demóstenes Torres, devido às relações público-privadas com Carlos Cachoeira.

– A ideia é que, com André Vargas fora de cena, as cobranças e o escândalo arrefeçam.

Onde chove
Continua chovendo bem no Oeste e no Seridó. O boletim da Emparn registra chuvas em 100 municípios em todas as regiões do Estado. No Oeste, as maiores chuvas foram em Apodi, 66 milímetros; Felipe Guerra, 65; Viçosa, 53; Apodi, 52; Caraúbas, Itaú e Severino Melo, 50; Itajá, 47; Campo Grande, 38; Mossoró, 37; Ipanguaçu, 36; Rafael Fernandes, 35; Olho D’Água dos Borges, 34; Portalegre, 32; Assu, 29.

No Seridó: Ouro Branco, 48; Santana do Matos, 44; Florânia (Jucuri), 43; Caicó (Mundo Novo), 37; Parelhas, 36; São José do Seridó, 31; Cruzeta, 30; São João do Sabugi, 25; Caicó (Batalhão), 20; Acari, Jardim de Piranhas e Ipueira, 15. No Sertão Cabugi: Pedra Preta, 22; Pedro Avelino, 11; Lajes, 10

No Agreste as melhores chuvas foram em Ielmo Marinho, Tangará e Vera Cruz, 16; Campestre, 15; João Câmara, 12; Taipu, 11. Litoral: Extremoz, 24; Senador Georgino Avelino, 10; Natal, 8.

Na Academia
Festa hoje à noite na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, por conta da posse do novo imortal, o escritor Antônio Torres, 73 anos, baiano, autor de 12 romances e de crônicas e literatura infantojuvenil. Alguns de seus títulos foram publicados na Europa. Foi agraciado pelo Governo da França, em 1999, com o título de  “Chevalier des Arts et des Lettres”. Já ganhou os prêmios Jabuti, Machado de Assis e o Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura.

Entre um prêmio e outro, algumas passagens por Natal: palestras, feiras literárias, grandes papos, uns bebes (muitos) e comes no meio. O novo imortal será saudado pela acadêmica Nélida Piñon.

Mais água
No blogue de Marcos Dantas, de Caicó, tem a informação do Dnocs de que o Açude Itans, com as chuvas deste ano, aumentou seu volume em 1 metro e 43 centímetros, que corresponde a 2 milhões e 660 mil metros cúbicos de água.

A Barragem Armando Gonçalves, de Assu, continua recebendo água  do Piranhas-Assu. Está hoje com 36,71% da sua capacidade total que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Assembleia
A Assembleia Legislativa realiza amanhã, 9 horas, sessão especial em homenagem aos ex-deputados Luiz Maranhão Filho, Cesário Clementino dos Santos e Floriano Bezerra de Araújo, eleitos para o período de 1962/66, e que tiveram seus mandatos cassados pela Ditadura Militar. A Assembleia, simbolicamente, lhes devolverá, agora, os respectivos mandatos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas