sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

O tempo que faz…

- Publicidade -

O returno do Campeonato Estadual aproxima-se do final, podendo ser decidido logo mais em três jogos, já que um deles não terá influência no título desta fase. Neste momento, Corinthians, ASSU e América estão empatados com 13 pontos, decididas as colocações por conta dos critérios, com Corinthians em 1º lugar, ASSU em 2º e América em 3º, seguindo-se logo adiante, com chances mais reduzidas, ABC com 10 pontos, e mais abaixo Potiguar-M com sete, Alecrim cinco, Santa Cruz quatro e Baraúnas dois. Das oito equipes em atividade, quem está mais tempo jejuando é o Alecrim, cujo último título aconteceu em 1986, uma distância de 27 anos para os dias atuais. Faz tanto tempo, que o treinador foi o hoje analista da Rádio Globo, Ferdinando Teixeira, bi em 85/86 no Verdão. O Corinthians está há 11 anos distante do título estadual de 2001, o time  treinado por Pedrinho Albuquerque, enquanto o Potiguar/M segue-lhe as pegadas com seu último e único campeonato em 2004, ao derrotar o América em Mossoró por 4×1 e perder em Natal apenas por 1×0. Depois, na ordem cronológica tem o Baraúnas jejuando de títulos desde 2006, quando foi o campeão pela última e única vez, sob comando de Paulo Moroni. O treinador do Potiguar/M em 2004 foi Miluir Macedo.

Dois extremos
O fenômeno que ocorre no futebol do Rio Grande do Norte deve acontecer também em outros estados, talvez até em dimensões maiores. É que, com exceção de  três ou quatro clubes mais destacados, em cada estado, o restante é formado por clubes médios e pequenos. No  máximo, dez porcento têm seu pequeno estádio, uma minoria dispõe de um grande estádio, como são os casos do São Paulo FC, Inter e Grêmio, no Rio só o Vasco, Sport e Náutico no Recife, Barradão do Vitória, alguns estádios médios no interior de São Paulo. Enfim, é o futebol brasileiro igual a um enorme queijo suíço, cheio de buracos. Uma boa parte desses “clubinhos” interioranos surgiu estimulada por políticos em busca de popularização fácil, lançando mão de uma diversão de massas, como é o futebol.

Dois extremos (2)
Se   for feita uma pesquisa no país inteiro, com certeza  encontrarão milhares de ex-clubes. Nessa relação, o pequenino Rio Grande do Norte contribuirá com quase 50 clubes extintos. Exceção do Santa Cruz FC (extinto) em 1943, do Centro Esportivo Natalense em 1918 e 21, nenhum outro clube hoje extinto no RN levou na sua extinção a conquista de um campeonato estadual. A longa relação de ex-clubes apenas arquivou sua história, absolutamente pobre de conquistas. Uns, até que chegaram perto, como foi o caso do São Gonçalo FC, vice campeão Estadual de 2003, perdendo a decisão para o América. O também finado Globo SC, chegou a dois vice-campeonatos,  sumiu rapidamente. Registrem-se alguns bons times que o extinto Cosern FC formou, nos anos setenta.

Dois extremos (3)
Para o amigo leitor tomar conhecimento, já que muitos desses clubes extintos  passaram de passagem nas décadas de 1930 até 1950, eis a relação dos times e timinhos que chegaram a jogar no “Juvenal Lamartine”: Centro Esportivo Natalense, Sport Club de Natal (reunia futebol, natação  e remo, Baixa  Verde FC, Paysandu, Santa Cruz FC, Atlético Potiguar, Ferroviário. Globo SC, Baependi, Baixa Verde FC, Juventus, Riachuelo (coincidentemente, está retornando após 24 anos distante da FNF), Asas EC, União FC,  São Paulo EC, Parnamirim EC, E.C. Enserv, Macau EC, Fluminense C.F., Caicó EC, Desportiva do Vale, Grêmio, Racing das Rocas, Monte Castelo, Mosssoró FC., Vênus FC, Currais Novos FC.

Tragédia
Leitor da coluna manda e-mail pedindo para a coluna dissipar uma dúvida. Adianta que durante anos foi frequentador do estádio “Juvenal Lamartine”, e lembra que, na época, noticiou-se que dois jogadores – um do Alecrim FC, outro do Atlético foram assassinados em Natal. Gostaria de ser informado sobre os nomes e se de fato jogaram nesses dois clubes.

Tragédia (2)
O pior, caro leitor, é que procede sua indagação. As vítimas foram o goleiro Eliezer, que foi titular do Alecrim FC em 1962/63, jogando ainda por outros clubes. A outra vítima foi o quarto zagueiro Marques, defendeu o Alecrim e o Atlético, em duas temporadas A diferença é que Marques enveredou no submundo, acabou preso. Ao que consta, teria sido assassinado  no presídio.

Eduardo fala da CN
O programa Esportes em Debate tem neste domingo a presença de Eduardo Rocha, supervisor da Liga do Nordeste, fundador dessa entidade. O programa tem uma só apresentação, hoje às 8 da matina.

Futsal
Começa na segunda-feira a Taça Cidade do Natal de Futsal. O América é a grande novidade, voltando a modalidade sob o comando do “eterno” Arthurzinho. Os jogos da competição serão disputados no ginásio Nélio Dias, na zona norte da capital potiguar. Expectativa da FSFs é por sucesso total.

Futsal (2)
Além da volta do Alvirrubro ao esporte da “bola pesada”, destaca-se o ressurgimento do ginásio Nélio Dias para a prática esportiva. Belíssimo e construído em um lugar privilegiado, a praça esportiva passou muito tempo sem ter o uso adequado. Agora, espera-se que haja um melhor aproveitamento do local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas