domingo, 12 de maio, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

O trono está vazio

- Publicidade -

A quinta e aguardada temporada da série Game of Thrones será uma corrida –  sangrenta – a um trono vazio. Os fãs poderão enfim acompanhar os desdobramentos das tramas em Westeros com a estreia da nova fase, neste domingo (12), às 22h. Pelo quarto ano consecutivo, o canal HBO promove a estreia da produção no Brasil simultaneamente com os Estados Unidos. Ao todo, 170 países assistirão a estreia neste domingo. Vencedora de diversos prêmios Emmy e Globo de Ouro, a Game of Thrones promete ter uma de suas temporadas mais impactantes.
Com cenas rodadas na Croácia, a nobre Cersei Lennister (Lena Headey)  e o novo personagem sir Meryn Trant (Ian Beattie) membro da guarda real
Alianças

Após a sequência de mortes na temporada anterior – Joffrey, Tywin, Oberyn e Shae –, o que marcará o começo da nova fase é um vazio no poder, lugar que os protagonistas de Westeros e Essos farão de tudo para ocupar. A começar pelo início de uma inusitada aliança: o anão Tyrion Lannister aceita o conselho do eunuco Lord Varys e vai se encontrar com Daenerys Targaryen, a mãe dos dragões, para ajudá-la na conquista do Trono de Ferro. Tyrion concorda com a ideia de Varys e aceita ir até Meereen, cidade comandada por Daenerys. Lá, ela enfrenta dificuldades para controlar o povo. Um grupo de rebeldes chamados de Filhos da Harpia se organiza para derrubar Daenerys do poder. Eles usam técnicas de guerrilha para ameaçá-la e ataca o exército dela. Bem longe dali, no Castelo Negro, Jon Snow luta para conciliar as exigências da Patrulha da Noite com as do recém-chegado Stannis Baratheon, que se considera o legítimo rei de Westeros.

Em meio aos Tyrells e ao surgimento de um grupo religioso liderado pelo enigmático High Sparrow, Cersei luta para se manter no poder em Porto Real.  Uma das aguardadas cenas é a penitência da personagem após julgamento do alto Pardal. Ela caminhará pela rua nua e de cabelos cortados. Enquanto isso, Jaime está em uma missão secreta.  Do outro lado do ‘Narrow Sea’, a jovem Arya Stark procura um velho amigo e o fugitivo Tyrion encontra uma nova causa. Também ressurge em cena a jovem Myrcella Baratheon, filha de Cercei que havia saído de cena na segunda temporada. Agora ela é a prometida de Trystane Martell, filho do príncipe Doran,

À medida que o perigo cresce, Daenerys descobrirá que é preciso fazer grandes sacrifícios para manter o controle sobre a cidade de Meereen. E a eterna promessa de que o “inverno está chegando” se torna ainda mais dura e assustadora. Uma outra ameaça paira no ar. Os dragões chegaram a fase adulta.  As filmagens da quinta temporada de Game of Thrones foram realizadas entre a Croácia, Espanha e Holanda, durante 240 dias. Incluiu a participação de 166 atores, mais de mil pessoas na equipe de produção, e cinco mil  figurantes.

Composta por 10 episódios, a quinta temporada da série é uma adaptação do quarto livro – e partes do quinto – da obra do escritor americano George R.R. Martin, “As crônicas de gelo e fogo”. Trata de um incessante jogo de poder entre sete famílias nobres pelo controle de uma terra chamada Westeros.

Mais do que nas temporadas anteriores, a série de fantasia épica prevê muitas mudanças em relação aos livros. O sexto ano de ‘Game of Thrones’ já está confirmado e o elenco garantido até a sétima – e possível última – temporada. Com um orçamento estimado em US$ 6 milhões por episódio, a produção foi uma aposta alta da HBO desde o início. 

Um novo cenário para Dorne
A 5ª Temporada contará com um núcleo importante em Dorne, a cidade da Casa Martell. Novos personagens surgem já no primeiro episódio, como Myrcella Baratheon, filha de Cercei, papel agora vivido pela atriz Nell Tiger Free.  A jovem está sob os cuidados do Príncipe Doran, irmão de Oberyn Martell, que morreu em duelo defendendo Tyrion Lennister. A importância do novo ambiente também mostra as consequências da morte do Príncipe Oberyn sobre suas filhas, as  Serpentes de Areia. As cenas foram gravadas no Palácio de Alcázar de Sevilha.

De fã a especialista, Clotilde Tavares analisa temporada
“Podem me internar, sou doida!”, declarou a escritora Clotilde Tavares sobre seu fascínio pela série Game of Thrones. A quinta temporada começa este domingo (12), e ela não vê a hora de conferir como os roteiristas vão dar andamento à trama. “Essa temporada promete a visão dos dragões adultos e ferozes, e a expectativa de como (a personagem) Daenerys vai dominá-los e controlá-los”, adiantou Clotilde, que já leu os cinco livros publicados pelo autor norte-americano George R. R. Martin que deram origem à série televisiva.
Escritora e dramaturga, Clotilde Tavares acompanha a série em detalhes
“Também estou curiosa para ver como os roteiristas vão narrar a estada de Arya em Bravos (cidade livre), e o que acontece com Tyrion (dois personagens importantes para o enredo). Fica difícil comentar qualquer coisa sem dar qualquer spoiler. Penso nas pessoas que só viram uma ou duas temporadas e não quero privá-las da emoção e da surpresa”, avisa. Ela disse que assistiu a quarta temporada “inteirinha de novo esta semana” e que, como leu todos livros, sabe que os roteiristas encaminharam a série da TV com muitas modificações. “Estou curiosíssima”, confessa.

Mas como explicar o sucesso de uma série sem mocinhos e bandidos definidos? “Ver Game of Thrones é um aprendizado também por causa disso. A pessoa aprende que não pode se apegar a qualquer personagem porque ele pode morrer a qualquer minuto. Mas na vida real também não é assim?”

Clotilde acrescenta que entre os méritos da série, cujo mote, como sugere o título, é o jogo e a guerra pelo trono que confere poder político sobre os vários reinos que compõem o ambiente de Idade Média alternativa, é a capacidade de “transpor as barreiras de preconceitos que temos na sociedade ocidental. E a luta pelo poder é um dos temas mais instigantes da ficção, temperado com sexo selvagem, panoramas espetaculares e lutas cheias de carnificina. É tudo que o espectador quer!”, aposta. “Sem falar nos atores maravilhosos, a direção de arte deslumbrante e os dragões! Ahhhhhhhhh! Eu amo”.

Ela acredita que será muito difícil para o autor George RR Martin largar o filão “espetacularmente rentável da TV. E como ele trabalha junto com os roteiristas da série, não deve sobrar muito tempo para os livros – há rumores que o sexto volume só sairá em 2016”.

A escritora fanática por Game of Thrones “ouviu dizer” que essa temporada se afasta da história narrada nos livros. “Estou nessa expectativa, as últimas temporadas já não estavam seguindo exatamente a ordem dos volumes, então acho que vem surpresa. São obras complementares (TV e livro), com linguagens diferentes, abordagens diferentes. Não há uma melhor do que a outra”, garante.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas