sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

O último ano de uma década de ouro (2)

- Publicidade -

Em 1939 dez títulos foram indicados para o Oscar ( vencedor: E o Vento Levou), todas obras de primeira categoria:No Tempo das Diligências, de John Ford; O Morro dos Ventos Uivantes, de William Wyler; O Mágico de Oz, de Victor Fleming;Vitória Amarga, de Edmund Goulding; A Mulher Faz o Homem, de Frank Capra; Adeus, Mr.Chips, de Sam Wood;Ninotchka, de Ernst Lubitsch; Carícia Fatal, de Lewis Milestone; e Duas Vidas, de Leo McCarey.

Atores

Entre os artistas mundialmente conhecidos e reconhecidos pelo talento ou a beleza, ou pelas duas coisas, estiveram nas telas em 1939: Clark Gable ( indicado Oscar: E o Vento Levou ); Robert Donat ( vencedor Oscar: Adeus,Mr.Chips); Laurence Olivier (Indicado Oscar: O Morro dos Ventos Uivantes); James Stewart ( Indicado Oscar : A Mulher Faz o Homem); Mickey Rooney (Indicado Oscar: Sangue de Artista).

Thomas Mitchell (vencedor Oscar de Coadjuvante: No Tempo das Diligências);Brian Aherne ( Indicado Oscar Coadjuvante:Juarez);Claude Rains ( Indicado Oscar Coadjuvante: A Mulher Faz  o Homem);  Harry Carey (indicado Oscar Coadjuvante:A Mulher Faz o Homem )Brian Donlevy ( indicado Oscar Coadjuvante:Beau Geste).

Outros Filmes

Eles ficaram de fora, mas também poderiam terem concorrido ao prêmio da Academia: O Corcunda de Notre Dame, de William Dieterle;Meu Reino Por um Amor, de Michael Curtiz; Paraíso Infernal, de Howard Hawks; E as Chuvas Chegaram, de Clarence Brown, ao Rufar dos Tambores, de John Ford;Beau Geste, de William A.Wellman:Gunga Din, de George Stevens; Sangue de Artista, de Busby Berkeley;A Mocidade de Lincoln, de John Ford; Jesse James, de Henry King; As Mulheres, de George Cukor; Atire a Primeira Pedra, de George Marshall.

Marquises dos Atores

Entre os atores que estiveram presentes nos em filmes lançados 1939, se destacaram:

John Wayne, Henry Fonda, Paul Muni, Errol Flynn, Leslie Howard, Tyrone Power, Randolph Scott, Charles Laughton, Charles Coburn,Gary Cooper, Robert Preston, Ray Milland, David Niven, Broderick Crawford, Lew Ayres, Edward Arnold, Frank Morgan, Robert Taylor, Wallace Berry,Charles Pikcford, Cary Grant, Victor McLaglen, Douglas Fairbanks Jr,Richard Barthelmess, Spencer Tracy, Walter Brennan,Donald Crisp,Vincent Price, Humphrey Bogart, George Raft,Ronald Colman,Walter Brennan,Walter Huston, Fredric March, Bob Hope.

Marquises das atrizes

Entre as atrizes das produções de 1939, se  destacaram as vencedoras e as indicadas para o Oscar: Viven Leigh ( vencedora: E o Vento Levou); Bette Davis ( indicada: Vitoria Amarga );Irene Dunne(Indicada: Duas Vidas): Greta Garbo( Indicada Ninotchka): e Greer Garson (Indicada Adeus, Mr.Chips).

Hattie McDaniell (Oscar de Melhor Coadjuvante: E o Vento Levou); Geraldine Fitzgerald(Indicada: O Morro dos Ventos Uivantes);Olivia De Havilland ( indicada: E o Vento Levou); Maria Ouspenskaya ( Indicada: Duas Vidas); e Edna May Oliver (Indicada: Ao Rufar dos Tambores).

Também estiveram nas telas: Claire Trevor, Jean Arthur, Judy Garland, Merle Oberon, Joan Bennett, Ida Lupino, Priscilla Lane, Ann Sheridan, Carole Lombard, Joan Crawford, Claudette Colbert,Marlene Dietrich,Margaret Sullivan, Jennifer Jones, Norma Shearer, Myrna Loy,Hedy Lamar, Susan Hayward,Joan Fontaine, Rita Hayworth, Kay Francis, Alice Faye,Sonja Henie, Linda Darnell,Flora Robson,Rosalind Russell,Paulette Goddard.

Críticas/O Concurso

Valério Andrade, Crítico de Cinema

A comédia sempre foi a espinha dorsal da bilheteria do cinema nacional e diante dessa constatação histórica não surpreendente os sucessos comerciais da atualidade.Desde a retomada da produção, ocorrida nos anos 90, o gênero veio reconquistando  o grande público, que havia perdido para a televisão.

É desnecessário salientar que o novo enfoque humorístico se diferencia substancialmente das comédias dos tempos de Oscarito,Ankito, Zé Trindade.E não poderia ser diferente, pois, em menor ou maior escala, o gênero espelha a nossa realidade cotidiana – social, cultural e política.

Aquele tipo de humor, rotulado ( na época) pejorativamente de chanchada- e que só depois que acabou passou a ser criticamente apreciado- começou com Getúlio e terminou com Juscelino.Com os novos tempos, pelo menos a brasilidade sobreviveu na comédia- porém , lamentavelmente, sem suporte musical perpetuado pela presença das cantoras de rádio.

***

Na impossibilidade temática de comparação entre a comédia de hoje com as de antigamente, o mais acertado, até para a blindagem do saudosismo, é que a analise dessa comédia fique restrita aos títulos do presente.E é sob esse enfoque, que “Minha Mãe é Peça ” e ” O Concurso”, garantiram um lugar de destaque na temporada de 2013.

Enquanto em “Minha Mãe é uma Peça” o centro da historia e do sucesso é o solo do ator-personagem Paulo Gustavo, em ” O Concurso” o êxito deve ser compartilhado pelo quarteto central dos personagens e de seus respectivos interpretes.Através de uma visão mais debochada do que satírica, a câmara acompanha a trajetória dos quatro finalistas do Concurso Público mais cobiçado( entre  outras vantagens, por causa do  super salário ) do Brasil: o de Juiz Federal.

O quarteto é formado pelo gaucho Rogério Carlos ( Fabio Porchat), o cearense Freitas ( Anderson DI Rizzi), o paulista interiorano Bernadinho( Rodrigo Pandolfo) e o carioca Caio ( Dalton Mello) –  e este, fiel à herança da malandragem carioca, é o vivaldino  que se mete juntamente com os concorrentes numa série de encrencas, quando tentativa  obter( comprar) o gabarito da prova do concurso.

Como de habito nessas comédias, os personagens  são ostensivamente caricaturais, e , como não poderia deixar de ser, um deles, o gáucho , cujo  pai pressiona para  ele seja machão, é o gay da historia  que saíra de dentro do armário. O paulista, Bernadinho, apesar de bem dotado, continua  virgem, e , por isso, vive sendo perseguido e ameaçado por uma atiradora (Sabrina Sato) de facas do circo.O misticismo nordestino é personificado por Freitas, que, na ânsia de ser aprovado no concurso, troca o altar dos santos católicos pelo terreiro de candoblé.E, por último, o mais esperto do quarteto, Caio, ao negociar com a bandidagem, vai parar na cadeia- mas, como estamos no Brasil, terminará dando a volta por cima.

Com o seu homor rasteiro  e a sua permissividade visual e verbal, o filme dirigido por Pedro Vasconcelos é uma extensão do que se vê na televisão e de um tipo de popularismo que  se espalhou no pais com o lulismo.Quer ou não se queira, é isso tanto pode ser visto como uma virtude ou como um pecado, “O Concurso” é um tipo de recriação humorística que a maioria do povo conhece, reconhece e está indo  ver na tela.

E o quarteto, secundado por Pedro Paulo Rangel, com rápida passagem e  do excelente Emiliano Queiros (  como velho funcionário da biblioteca), sustenta o humor e segura o filme, sem esmorecer, do começo ao fim.

FestNatal 25 anos (9)

Cenas

O diretor e produtor Carlos Hugo Christensen autor de sucessos como “Meus Amores no Rio”, chegando ao Aeroporto Augusto Severo, fez parte do elenco do cineastas que vieram prestigiar o lançamento do Festival de Cinema em 1987, promovido pelo Governo do Estado na administração de Geraldo Melo.

O então Deputado Estadual, Valério Mesquita, visto ao lado do crítico de cinema Arnóbio Fernandes e do exibidor natalense Moacir Maia, numa das sessões do Centro de Convenções. Cinéfilo de primeira categoria e amigo imutável do colunista de Fama, Valério Mesquita foi a voz do FestNatal na Assembleia Legislativa.

Luzes da Cidade

-Em outro salão das academias de letras, dois natalenses foram homenageados no último fim de semana, na cidadela dos Rosados: o cronista Vicente Serejo e o poeta Diógenes da Cunha Lima.Ambos com o título de Correspondente Honorário da Academia Mossoroense de Letras.

-Com o apoio incondicional do prefeito Carlos Eduardo e o orçamento de 500 mil reais, o presidente da Fundação Capitânia das Artes e futuro secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, terá as condições indispensáveis para transformar o festival literário na Paraty natalense do Nordeste.

-O cronista Woden Madruga  foi eleito para a Academia Macaibense de Letras,na cadeira cuja patrona é a professora Maria Nazaré Madruga.Por iniciativa de Diógenes da Cunha Lima, a posse será na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.Ao mestre de jornalismo da TN, os votos de felicitações antecipados do colunista de Fama.

-Está nas livrarias a segunda edição da antologia dos Escritores do Rio Grande do Norte, cuja autoria da seleção e organização editorial e da poetisa natalense Diva Cunha de Macedo e da professora mineira Constância Lima Duarte.Revista e ampliada, a nova edição saiu sob o selo da Editora Jovens Escribas.

Imprensa/Visões de 2013

“Estão confundindo o direito de protestar com a provocação e a baderna, o desrespeito ao maior patrimônio que um país pode dispor: a democracia. É ela quem permite rede sociais, revoltas e piquetes.Atacar o Congresso Nacional é conspirar contra o povo.É ser usado, feito desodorante barato, pelos saudosistas que desejam a barbárie, tortura, da morte e da censura.Parlamento calado é emboscada contra a coragem”

Rubens Lemos Filho ( 22.08)

” Com alegria  de alguns jogos, mesmo que sejam poucos e sem estrelas no gramado, o efeito será de um elixir capaz de curar todos os males. Felizes, suados depois da vibração, no ruge-ruge de modernas e anatômicas arquibancadas, ninguém vai mais precisar de hospitais e escolas. Pra quê?”.

Vicente Serêjo (22.08)

” Nos shoppings da capital dos magos – inseguros, homens e mulheres que se dizem agentes estas abordando mulheres, principalmente morenas de corpões. Uns oferecem para serem recepcionistas de eventos.Até mesmo para eventos de filosofia. Não desistem fácil ao desinteresse e ficam por todas as partes que seus alvos vão. Ontem, por exemplo, uma jornalista foi abordada por um homem que se apresentou como Jarbas. Ficou na cola dela”.

Eliana Lima (24.08)

Retrospectiva de 1979/Bené Chaves

MELHORES FILMES

Apocalypse now (Coppola, 79)

Iracema (Bodanzky, 74)

Comboio (Peckinpah, 78)

O expresso da meia-noite (Parker, 78)

Lúcio Flávio – o passageiro da agonia (Babenco, 77)

O homem que amava as mulheres (Truffaut, 77)

Chuvas de verão (C. Diegues, 78)

Casanova (Fellini, 77)

25- A revolução de Moçambique (Celso & J. Celso Martinez)

Amargo regresso (Ashby, 78)

Esposamante ( Vicário, 78)

Lição de amor (Scorel, 75)

Inesquecíveis /Valério Andrade

– Aviso aos Navegantes, 1950, comédia musical inspirada nos filmes americanos ambientados em navios transatlânticos, mas valorizada pelo elenco e o humor tipificado pela chanchada. Oscarito, Grande Otelo, Anselmo Duarte, Eliana Macedo, José Lewgoy, Adelaide Chiozzo.

– Golpe de Misericórdia, 1949, western.Joel McCrea, Virginia Mayo, Dorothy Malone, Henry Hull, John Archer, direção de Raoul Walsh. Transposição para o Velho Oeste da historia de um clássico do filme de  gangster :” Seu Ultimo Refúgio” (1941)

– Os Homens Preferem as Loiras, 1953, EUA, comédia musical.Jane Russell, Marilyn Monroe, Charles Coburn, direção de Howard Hawks Filme que consagrou Marilyn Monroe como símbolo erótico hollywoodiano dos anos 50.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas