domingo, 12 de maio, 2024
30.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

OAB entrega lista com os seis nomes que disputam vaga do TJ

- Publicidade -

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Sérgio Freire, entregou ontem a lista com os nomes dos seis advogados na disputa de uma vaga de desembargador do Tribunal do Justiça do Estado. Agora cabe ao pleno do TJ/RN selecionar  três nomes e enviá-los para o Executivo Estadual. A decisão final fica à cargo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Aderson Silvino (de terno claro, ao centro) recebe lista das mãos do presidente da OAB, Sérgio Freire
Na próxima sessão da Corte, amanhã, os seis nomes serão lidos e só desembargadores receberão os currículos dos postulantes. Ainda na quarta-feira, os magistrados decidirão quando haverá uma sessão extraordinária para a votação. Há possibilidade que a data seja sexta-feira, dia 15 deste mês. De todo modo, o presidente do Tribunal do Justiça do Rio Grande do Norte, Anderson Silvino, não estipulou um prazo definitivo para o fim do processo, mas espera que seja o mais rápido possível.

Apenas os 12 desembargadores que compõem efetivamente o pleno do tribunal poderão votar. Para concorrer, o candidato deve ter pelo menos 10 anos de carreira no Direito, notório saber jurídico e reputação ilibada.

Vinte advogados se candidataram às vagas seis vagas. Numa sabatina, os candidatos tiveram dez minutos para responder perguntas da Comissão Eleitoral e fazer uma explanação livre. A eleição entre os membros da OAB/RN escolheu seis nomes no dia 22 de outubro passado. A votação ocorreu nas cidades de Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró, Macau e Assu.  Havia 5.449 advogados registrados na OAB/RN aptos a votar, mas apenas 3.289 compareceram.

O processo de escolha pela OAB havia sido paralisado para a análise de um pedido de impugnação da candidatura de Verlano Medeiros. Em janeiro, o autor do pedido, o advogado Carlos Sérvulo desistiu do questionamento.  Em paralelo corria também um processo contra a eleição para a lista sêxtupla de Magna Letícia, mas foi arquivado.

ELEITOS NA OAB

Magna Letícia de Azevedo Lopes Câmara – 1351 votos

Artêmio Jorge de Araújo Azevedo – 1304 votos

Marisa Rodrigues de Almeida Diogenes – 1299 votos

Verlano de Queiroz Medeiros – 1292 votos

Glauber Antônio Nunes Rêgo – 1005 votos

Priscila Coelho da Fonseca – 930 votos

QUINTO CONSTITUCIONAL

O quinto constitucional  garante que 20% dos magistrados nos tribunais brasileiros sejam oriundos do Ministério Público ou OAB. O dispositivo está na Constituição Federal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas