Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 23°Natal - 23°

Política

Natal, 24 de Maio de 2012 | Atualizado às 00:39

OAB quer punição do deputado

Publicação: 03 de Abril de 2011 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Brasília (AE) - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, defendeu a abertura de processo de cassação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que em entrevista ao programa CQC da TV Bandeirantes qualificou como "promiscuidade" a possibilidade de um filho seu ter relação com uma mulher negra e fez ataques a homossexuais. A ministra da Secretaria de Igualdade Racial, Luiza Barros, classificou as declarações do parlamentar como "caso explícito de racismo".

saulo cruzDeputado Jair Bolsonaro reafirma declarações preconceituosas contra homossexuaisDeputado Jair Bolsonaro reafirma declarações preconceituosas contra homossexuais
Cavalcanti, por meio de nota, disse que as afirmações de Bolsonaro revelam "odioso preconceito" e que a sua posição de parlamentar não pode ser usada para protegê-lo neste caso. "A imunidade parlamentar não pode isentar o parlamentar de responder por crimes". Ophir pediu à Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB estudo para reforçar a ação apresentada pela seccional do Rio de Janeiro pedindo investigação contra Bolsonaro na Corregedoria da Câmara.

A ministra da Secretaria de Igualdade Racial reforçou a ofensiva contra o parlamentar. "Não podemos confundir liberdade de expressão com a possibilidade de cometer um crime. O racismo é crime previsto na Constituição", disse ela. A Secretaria assina uma das seis ações que tramitam na Casa contra Bolsonaro.

O secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos, Ramaís Silveira, também defendeu investigação. "A inviolabilidade do discurso parlamentar não é um salvo-conduto para discriminação", disse. "Ao fazer declarações racistas o deputado está cometendo um crime comum e pode ser processado e perder seu mandato por isso", concluiu Silveira, que preside o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).

O debate sobre os limites da imunidade parlamentar é defendido por diversos parlamentares. "A Comissão de Constituição e Justiça precisa discutir a fronteira entre a imunidade e o abuso das prerrogativas pelos parlamentares", diz Chico Alencar (PSOL-RJ). "Todos são livres, mas ninguém pode sair pelado na rua porque é atentado ao pudor. O mesmo vale nesse caso, não existe imunidade para se manifestar racismo", complementa Manuela D'Ávilla (PC do B-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

O líder do DEM na Casa, ACM Neto (BA), também condenou as declarações do colega, mas defendeu a aplicação de uma pena alternativa. Atualmente, o Conselho de Ética só pode cassar ou absolver os parlamentares. ACM Neto relata um projeto que promove alterações no Conselho e permite a aplicação de outras sanções, como advertências e suspensões. Ele conversou com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pedindo a votação da proposta. Maia ficou de consultar outros líderes partidários. "No caso do Bolsonaro talvez cassar seja demasiado, mas também não podemos permitir que fique impune, então se houvesse uma possibilidade de suspensão de mandato ou algo assim seria mais apropriado", disse ACM Neto.

Filhos consideram que opinião não diverge da maioria

São Paulo (AE) - Os filhos de Jair Bolsonaro, que seguem a carreira do pai, decidiram aproveitar a luz dos holofotes que recaíram sobre o deputado federal para mostrar que filho de peixe peixinho é. Em entrevista ao portal de notícias G1, o vereador Carlos (PP-RJ) e o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP-RJ), defenderam a ditadura e disseram que as opiniões do pai representam o pensamento da maioria da população

Flávio, o mais articulado, disse, entre outras coisas: "Não se trata de homofobia, mas de um posicionamento contrário à apologia que existem em torno da homossexualidade... O normal não é ser homossexual. O normal é ser heterossexual. Duvido que algum pai tenha orgulho de ter um filho gay."

Sobre ditadura e democracia: "Naquele tempo havia segurança, havia saúde, educação de qualidade, havia respeito. Hoje em dia a pessoa só tem o direito de quê? De votar. E ainda vota mal."

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

gugl@...04/04/2011 @ 09h31
Sempre que um deputado comete este tipo de conduta, errado.. tem sempre outro idiota ai.. como esse ACM Neto, defendendo uma punição branda.. pena alternativa!! ainda bem que uns ja estão debaixo da terra
sffantunes@...03/04/2011 @ 17h11
O Bolsonaro e seus filhos são uns palhaços mesmos. Eles não são polêmicos como alguns consideram não, eles são verdadeiros imbecís. Se fôsse feito uma pesquisa com quem deu seu voto a eles, saberíamos quantos GLS e NEGROS haviam votado neles, pois nas campanhas, eles abraçam tudo, todos e todas. Não falam em seus dircursos sobre os grandes palanques, qual o posicionamento deles a respeito destes assuntos. Ai População Carioca, povo de fé, força e coragem, mostrem a esta Familia de palhaços nas próximas eleições, que o lugar correto deles é no Circo, mas não pra se apresentarem no palco não....será cuidando dos animais que são muito mais racionais do que eles.
mitzzrael@...03/04/2011 @ 16h15
Cadê a presidenta que não se pronuncia einh?? Cara fala sério!!! Os Bonsonaros falam muita merda viu!!!! Caçem todos!!!
luzimararte@...03/04/2011 @ 16h31
Muito oportuna, as colocações dos políticos bolsonaro, no que se refere aos homosexuais, gays e lésbicas, afinal de contas vivemos ou não em um país democrático???, será que simplesmente pelo fato de a tv globo fazer apologia a tal procedimento, somos obrigados a concordar com aquilo que é contra os princípios cristãos???. porém com relação ao relacionamento com as mulheres negras, quero discordar veementemente dos políticos acima. pois não é, nunca foi e nunca será a cor da pele que vai definir o caráter das mulheres. acho que no mínimo eles deviam se retratar publicamente sobre este assunto.
zematera@...03/04/2011 @ 13h10
Aproveitando a boa vontade da OAB e outros órgão de direitos humanos gostaria de dar uma opinião no que diz respeito a entrar na GUERRA CONTRA O MENSALÃO que a polícia Federal acabou de informar, segundo a revista Época.
EAF19762009@...03/04/2011 @ 08h40
OAB, peça punição também para os ladrões da SAÚDE, caso os Srºs tenham assistido o globo repórter, com certeza é mais importante salvar vidas do que ficar querendo defender PRETA GIL. A Senadora Marta Suplicy em sua campanha eleitoral em São Paulo, insinuou que o Prefeito Kassab era gay e não aconteceu nada, e porque a OAB não pediu ounição para a nobre Senadora?? Isso é o País de poucos. kkkkkkkkkkkkkk
evaldo_alexandre@...03/04/2011 @ 08h31
Hoje a maioria dos politicos como Marta Suplicy querem enaltecer os GAYS, e como ficam os heteros? Um cidadão que tem filhos com mais de 24 anos fazendo faculdade e sem trabalhar, morando no mesmo teto, não tem direito de declarar como dependentes no imposto de renda para dedução, enquanto os GAYS sem ter vinculo nenhum , pode colocar seus parceiros como dependentes, que na realidade não existe. Isso é um país de corruptos e de mensaleiros que tentam querer enganar os menos esclarecidos. Isso é uma vergonha!!!!! O que me preocupa não é o grito dos ladrões, dos sem éticas, dos corruptos, e sim do silêncio dos bons.
schultzbertrand@...04/04/2011 @ 23h19
Em pelo menos uma opiniao esse rapaz tem razao, parece que o brasileiro nao sabe mesmo votar. Eleger pessoas desse quilate para representar a populacao e uma piada de mau gosto.
ajaxfelipe@...07/04/2011 @ 00h02
essa polémica só serve para desviar a atençao dos problemas graves que vivemos uma idiota persiguiçao a um parlamentar eleito com mais de 300 votos só porque nao bajula o poder
caibrasil@...06/04/2011 @ 23h06
Onde está a liberdade desta democracia???? So os gay é quem tem direito neste pais, Com toda certeza homem e mulher que se preza! familia que se ama concorda com a livre espressão do deputado, porque punir o mesmo, ao meu ver ele não estar cometendo nenhum crime, defender a familia, ser criado por Deus como MACHO E FEMEA, HOMEM E MULHER e crime? estou preso com este cidadão. Não tive oportunidade de viver na ditadura nos anos 60, mas estão querendo hoje nos obrigar aceitar coisas erradas ou sofrer as penas das leis, e o meus direitos como homem e pai de familia. João Assis
NATHAN10@...11/04/2011 @ 11h38
NÃO ENTENDO COMO UM MONSTRO DESSE SEM PRINCÍPIOS CHEGA A OCUPAR UM CARGO DESSE. ACREDITO QUE ESSA" BICHA VELHA REVOLTADA POR SER VIADO", AGRIDE OS GAYS E OS NEGROS POR NÃO SE ACEITAR... TEMOS QUE ARRUMAR UMA FORMA DE TIRAR ESSE ANIMAL IRRACIONAL DO CONGRESSO!
Publicidade
Tribuna do Norte