quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

OAB/RN divulga resultado preliminar do Exame da Ordem

- Publicidade -

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Norte, divulgou na tarde desta segunda-feira (26) o resultado preliminar final do V Exame da Ordem Unificado. De acordo com a instituição, 369 candidatos foram aprovados na segunda fase da prova, o que representa 21% dos 1.705 inscritos. Os candidatos que não concordarem com as notas poderão entrar com recursos até o dia 30. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.

Dos 1.705 inscritos na 1ª fase do V Exame de Ordem Unificado, realizada em 30 de outubro, foram aprovados para a 2ª fase 843 candidatosDo total de aprovados no estado, 319 são de Natal e 50 de Mossoró. Para o vice-presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, o resultado pode ser considerado “excelente” e representa um salto considerável se comparado ao de anos anteriores. “Sempre trabalhamos com a expectativa de 30% de aprovação entre os candidatos que passaram para a segunda fase, mas nos últimos quatro anos registramos índices muito mais baixos, como de 12, 15%. Este último resultado, contudo, chega aos 40% e pode ser considerado excelente”, disse.

Segundo advogado, um dos fatores que podem ser apontados como determinante para o bom resultado foi a adaptação do conteúdo abordado na prova, que ficou mais próximo da realidade dos candidatos. “Considero que houve um amadurecimento da Comissão que elabora o Exame no sentido de cobrar mais raciocínio jurídico do que detalhes sobre dispositivos de lei, por exemplo”, comentou, acrescentando que os estudantes consideraram a prova muito bem redigida.

Além disso, ele também atribui o sucesso à melhoria na qualidade do ensino das faculdades de Direito. Esse incremento, observa, contribuiu para que os bacharéis tivessem mais facilidade na hora de se submeter ao teste. “Podemos dizer que quem está se formando agora está mais preparado do que quem se formou há alguns anos atrás”.

Para o vice-presidente da OAB/RN, o ingresso de um número considerável de profissionais à Ordem é positivo, já que implica no “rejuvenescimento” da instituição. “A chegada de novos advogados vai dar mais fôlego à OAB e quem vai ganhar com isso é a sociedade, que precisa de uma advocacia independente e atuante, focada no cumprimento da lei na manutenção da nossa democracia”.

O resultado final da última edição do Exame da Ordem aprovou 300 candidatos no Rio Grande do Norte (234 em Natal e 66 em Mossoró), número que representou 16% do total de inscritos à época.

Clique aqui para ver a lista dos aprovados na prova prático-profissional.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas