quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

OAS não contratou nova mineradora

- Publicidade -

Marco Carvalho – Repórter

O consórcio OAS-Coesa, responsável pela construção do estádio Arena das Dunas, está sondando novas mineradoras para normalizar o fornecimento de piçarro para a obra. A afirmação foi feita ontem pelo secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres. De acordo com ele, as outras duas empresas que estavam habilitadas para substituir a J C de Oliveira Mineração, não apresentaram os documentos  e licenças ambientais exigidos e foram descartadas.
A terraplanagem do estádio Arena das Dunas está sendo realizada com material e entulho retirados do próprio canteiro da obras
As novas mineradoras estão sendo buscadas na região metropolitana. Para Demétrio, o problema pode ser resolvido rapidamente. “É questão de um telefonema e está tudo acertado. As novas empresas estão sendo avaliadas”, disse. O secretário extraordinário reforçou que o andamento da obra não será prejudicado. A empresa JC de Oliveira Mineração, que fornecia o material anteriormente, é acusada de extrair piçarro de uma jazida dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) de Jenipabu, em Extremoz. Logo após a denúncia, o recebimento do material por parte da OAS foi suspenso. Demétrio afirma que o material que está sendo reciclado na própria obra pode durar cerca de vinte dias, enquanto os contatos com novas mineradoras são firmados.

Após a suspensão, outras duas empresas fornecedoras de minérios e com cadastro válido junto à construtora do estádio foram consultadas e descartadas por falta de documentação. Segundo Demétrio, o andamento da obra está garantido dado a quantidade de material estocado e o reprocessamento de concreto que está acontecendo.

A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve durante parte da manhã de ontem próximo ao canteiros de obras. No intervalo de mais de duas horas, não foi possível perceber entrada de caminhões com areia ou outro material. Apenas um caminhão pipa entrou na área.

De fora, percebe-se que parte do concreto oriundo do estádio Machadão, com a demolição em andamento, é transformado e reaproveitado no canteiro de obras. O material localizado abaixo do antigo gramado do estádio também está suprindo a deficiência do piçarro e cumprindo bem esse papel, conforme exposto pelo secretário extraordinário.

Demétrio acrescenta ainda que, dada a compatibilidade do material encontrado abaixo do antigo gramado, o recebimento de piçarro das empresas mineradoras será reduzido. “O material serve muito bem. Quando outra empresa for contratada, com certeza a quantidade fornecida de piçarro será menor do que era”, informou.

As construtoras de todos os estádios no Brasil devem seguir um conjunto de normas impostas pela Fifa. Dentre elas, consta uma relacionada à sustentabilidade dos estádios e ao recebimento de produtos e minérios extraídos de locais propícios e regulares diante dos órgãos de fiscalização e controle ambiental.

Machadão estará demolido até sábado

A maior praça esportiva do Rio Grande do Norte, o estádio Machadão, será completamente demolida até o próximo sábado (26). A informação é do secretário extraordinário de assuntos relativos à Copa do Mundo (Secopa), Demétrio Torres.

Segundo Demétrio, o processo de demolição do Machadão, que visa a construção do estádio Arena das Dunas para a Copa de 2014 deverá ser concluída pela empresa OAS, responsável pela obra, até o próximo fim de semana. “Cai tudo até sábado”, garantiu o secretário em conversa com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE no início da tarde de ontem.

Demétrio confirmou que a secretaria promoverá também um evento no local onde será a Arena das Dunas, no sábado, para comemorar a conclusão antecipada do processo de demolição do Machadinho e do Machadão. O governo confirmava que todo aquele espaço estaria no chão até o mês de dezembro.

O processo de terraplenagem atingiu os 85% e a previsão de conclusão dessa etapa fica para o mês de janeiro de 2012 – conforme informado por Demétrio Torres.

OBRAS

As obras de demolição do Machadão tiveram início no dia 21 de outubro. Na mesma semana, o ginásio Machadinho havia sido derrubado pela OAS, que precisou de apenas dois dias de trabalho para levar ao chão o ginásio.

Com a derrubada do estádio até este sábado, a OAS terá conseguido demolir duas das mais importantes praças esportivas do RN em pouco mais de um mês. O Machadinho, que começou a ser derrubado no dia 18 de outubro deu início a esse processo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas