terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Obras de recuperação do viaduto do Baldo começam em 5 de maio

- Publicidade -

A Prefeitura de Natal anunciou a retomada das obras de recuperação do Viaduto do Baldo em 5 de maio. A definição aconteceu na tarde desta quarta-feira (23) após reunião entre o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto e representantes da empresa BMB Construções Ltda., que foi a vencedora do processo licitatório inicial para a execução dos trabalhos. A obra que tem prazo de execução de seis meses sofrerá um acréscimo de 24% em relação ao preço original, alcançando um valor final de R$ 2.220.273,53.

De acordo com Tomaz Neto, os engenheiros da BMB Construções Ltda. acataram todas as recomendações do projetista do Viaduto do Baldo, Hugo Pinto, em conjunto com o projeto do engenheiro calculista, José Pereira. O estudo elaborado apontou que não há a necessidade do reforço, mas sim de uma restauração completa da estrutura do equipamento. O secretário informou que a reforma acontecerá por etapas. A primeira delas consiste na recuperação do canal do Baldo, após a finalização desses serviços a empresa responsável pela obra iniciará o processo de restauração em toda a extensão do viaduto.
Tráfego no entorno do viaduto será liberado ao fim das obras
#SAIBAMAIS#O secretário explicou que a recuperação do canal que passa por baixo do viaduto será feita com a instalação de uma nova laje sobre a existente, apoiando-a sobre estacas. Na sequência, será iniciado o processo de restauração propriamente dito com a limpeza da ferragem oxidada com jateamento hidráulico, jateamento de ar, pintura antioxidante e por último a aplicação do concreto jateado. Esses serviços serão realizados em toda a extensão do viaduto, onde existir patologias (concreto desagregado e ferragens aparentes). Concluídos esses reparos, começarão os trabalhos de pintura em Jetgrau (massa corrida antioxidante) que protege a estrutura, oferecendo uma sobrevida maior ao equipamento, com o propósito de evitar novas oxidações. Após isso, o tráfego no local poderá ser liberado.

Interditado desde outubro de 2012 devido a problemas estruturais, o viaduto do Baldo ainda não passou pela recuperação necessária e determinada pela Justiça. Com risco de desabamento da estrutura, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Francimar Dias Araújo da Silva, determinou a interdição também do fluxo abaixo do viaduto. A Prefeitura tentava suspender os efeitos da decisão, mas não teve êxito.

Vias no entorno do viaduto começaram a ser bloqueadas nesta
quarta-feira. Apesar do fluxo intenso de veículos, na rua Ernani da
Silveira, utilizada como via alternativa, não foram registrados longos
congestionamentos no início da intervenção. A Semob trabalha na mudanças
da sinalização e no fluxo em algumas vias,
para que os veículos desviem da rota que cruza a parte inferior do
viaduto.
#ALBUM-5115#

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas