quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Obras do viaduto serão retomadas no próximo dia 5

- Publicidade -

As obras de recuperação do viaduto do Baldo serão retomadas no próximo dia 5 de maio. A definição para o reinício dos serviços no local aconteceu na tarde desta terça-feira (23), após reunião entre o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto e representantes da empresa BMB Construções Ltda., que foi a vencedora do processo licitatório inicial para a execução dos trabalhos. A obra que tem prazo de execução de seis meses sofrerá um acréscimo de 24% em relação ao preço original, alcançando um valor final de R$ 2.220.273, 53.

Tomaz Neto disse que está otimista com a retomada dos serviços no local. Ele explicou que os engenheiros da BMB Construções acataram todas as recomendações do projetista do viaduto do Baldo, Hugo Pinto, que avaliou a stiaução atual da estrutura e o projeto do engenheiro calculista, José Pereira. O estudo elaborado apontou que não há a necessidade do reforço sugerido por Pereira, e sim de uma restauração completa da estrutura do equipamento.

#SAIBAMAIS#O secretário informou que a reforma acontecerá por etapas. A primeira delas consiste na recuperação do canal do Baldo. Após a finalização desses serviços, a empresa responsável pela obra iniciará o processo de restauração em toda a extensão do viaduto. Tomaz Neto explicou que a recuperação do canal que passa por baixo do viaduto será feita com a instalação de uma nova laje sobre a existente, apoiando-a sobre estacas.

Na sequência, será iniciado o processo de restauração propriamente dita com a limpeza da ferragem oxidada com jateamento hidráulico, jateamento de ar, pintura antioxidante e por último a aplicação do concreto jateado. Esses serviços serão realizados em toda a extensão do viaduto, onde existir patologias (concreto desagregado e ferragens aparentes).

Concluídos esses reparos, começarão os trabalhos de pintura em Jetgrau (massa corrida antioxidante) que protege a estrutura, oferecendo uma sobrevida maior ao equipamento, com o propósito de evitar novas oxidações. Somente após isso, o tráfego no local poderá ser liberado. O titular da Semopi detalha o cronograma das obras, em entrevista coletiva às 15h desta quinta-feira (24).

O viaduto foi inaugurado em 1978, na gestão do então prefeito Vauban Faria, e interditado judicialmente em 4 de outubro de 2012, por força de liminar, devido a problemas estruturais e para que a Prefeitura do Natal promovesse obras de melhoria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas