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Obras: início fica na promessa

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O prometido “choque de desenvolvimento na cidade” com o advento das obras de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo 2014, foi iniciado ontem de forma tímida. A data, conforme anunciada pela Prefeitura de Natal durante reunião com o novo secretariado na semana passada se resumiu ao início de um levantamento da área e medições topográficas das ruas do bairro das Quintas que sofrerão intervenções no tráfego durante as obras estruturantes no entorno das avenidas Mário Negócio, Bernardo Vieira e Tenente Napoleão Laurentino (BR 226 / KM 6).

 Não ocorreu, porém, nenhum detalhamento acerca dos prazos para conclusão das obras. Quais intervenções serão priorizadas neste momento, quando se darão as desapropriações, quais as novas rotas e as alternativas para o tráfego de ônibus e automóveis, para onde serão removidos os funcionários e o mobiliário da Urbana, além do que se fará para evitar congestionamentos mais longos nos horários de pico na saída e entrada da zona Norte pelo bairro das Quintas, são perguntas ainda sem respostas. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi),  prometeu detalhar hoje o cronograma das  intervenções.

SUPERFICIAIS

As informações acerca do início das obras do Plano Municipal de Mobilidade Urbana ainda são  superficiais e não contemplam, por exemplo, a quem cabe a responsabilidade do estudo topográfico feito nas ruas do bairro das Quintas ontem. Se foram técnicos da Semopi ou engenheiros da empresa responsável pela execução das obras contempladas no primeiro lote, a EIT Engenharia. Uma funcionária da construtora informou à TRIBUNA DO NORTE, por telefone, que quase todos os engenheiros e serventes dos canteiros de obras estão gozando férias.

 O diretor regional da EIT Engenharia, Dorian Carlos, foi procurado para comentar como se dará o início das intervenções, quantos homens serão necessários para construir o empreendimento,  além dos valores contratados pelo Município há quase 14 meses. Ele, porém, não foi encontrado no escritório da empresa. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Natal afirmou que todas as questões em relação ao início das obras estavam sendo levantadas e as dúvidas dirimidas com o secretariado antes de serem repassadas à imprensa.

 A prefeita Micarla de Souza  acompanhará o presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Martins, ao “canteiro de obras” que será montado nas Quintas hoje às 15h. Algumas ruas do bairro receberão uma nova capa de asfalto pois servirão como corredores para o tráfego de veículos no decorrer das obras. Durante o dia de ontem, funcionários da Urbana realizaram a limpeza e pintura dos meios-fios da Rua São Geraldo, local de visita dos políticos.

 As obras do Lote 1 do Plano Municipal de Mobilidade Urbana incluem intervenções no que ficou definido como Corredor Estrutural Oeste (BR 226 – Av. Napoleão Laurentino – KM 6), no Complexo Viário da Urbana com a construção de um novo e mais longo viaduto, além de alças de acesso às demais avenidas no entorno e ainda a reestruturação geométrica da Av. Felizardo Moura, que dá acesso à zona Norte a partir das Avenidas Bernardo Vieira e Mário Negócio.

CUSTO

O conjunto de intervenções contempla ainda a instalação de  plataformas de embarque e desembarque de passageiros, passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalizações (ruas e trânsito). Estas obras serão executadas pela EIT Engenharia que venceu a licitação em 2010 a um custo final de R$ 137,9 milhões. As demais intervenções do plano, que correspondem a mais cinco obras de grande porte, ainda não foram licitadas pela Prefeitura de Natal. O Ministério das Cidades estipulou que todas as obras deveriam estar prontas até dezembro de 2013.

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