terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Onde nasce o cinema: curso de roteiro com Hilton Lacerda

- Publicidade -

O cineasta Hilton Lacerda, responsável pelo roteiro de filmes premiados como “Baile Perfumado” (1997), “Amarelo Manga” (2002), “Baixio das Bestas” (2006), “Febre do Rato” (2011) e o recente “Tatuagem” (2013), longa que marcou a estreia do pernambucano como diretor, é o nome à frente do curso de roteiro que o Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne) promove em Natal entre os dias 25 e 29 de agosto. A participação é gratuita, e os interessados podem se inscrever até dia 10 de agosto (através do e-mail [email protected]) para concorrer a uma das 25 vagas disponíveis – os candidatos devem enviar carta de intenção mais sinopse e argumento, ou roteiro original, para avaliação. As aulas acontecem no Departamento de Artes da UFRN, no horário das 14h às 22h, totalizando 40 horas.
Fundação Joaquim Nabuco traz a Natal o cineasta e roteirista Hilton Lacerda, que assinala filmes premiados como Tatuagem e Amarelo Manga, para ministrar curso inédito de roteiro do Canne
O Canne, criado em 2008, é uma unidade de formação audiovisual que funciona dentro da Fundação Joaquim Nabuco, instituição vinculada ao Ministério da Educação, e a iniciativa conta com parceria da Secretaria do Audiovisual do MinC.

“Esse curso visa o desenvolvimento de projetos, e mesmo que os interessados não tenham um roteiro pronto para mostrar podem se inscrever. Queremos identificar e selecionar pessoas, a partir da carta de intenção, que buscam conquistar espaço dentro da cadeia produtiva do audiovisual”, disse por telefone ao VIVER Pedro Severien, coordenador do Canne. Em 2014 o Centro Audiovisual Norte Nordeste prevê a realização de 24 cursos de formação em todos os estados das duas regiões.
Pedro Severien, coordenador do Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne)
Severien informou que o Canne possui vários cursos em andamento em outros estados, e que Hilton Lacerda foi escalado para ministrar cursos de roteiro em Natal e Salvador. “O Hilton é referência em roteiro no Brasil, seu nome está ligado aos principais filmes da atual cinematografia brasileira”, valoriza. O coordenador do Canne destacou que a escalação dos professores está ligada a atuação desses profissionais no mercado.

Ele também explica que o planejamento das atividades do Centro são definidas a partir da identificação das demandas locais: “Pensamos em levar o curso de roteiro para Natal considerando a lógica que a cidade começa a demonstrar desenvolvimento na área do audiovisual. Vejo o roteiro como um elemento estruturador, e estados como o RN ainda possuem uma produção contida que precisa ser discutida para que as ideias ganhem o mundo”, reforçou Pedro, que é graduado em Jornalismo e Mestre em Produção de Cinema e Televisão pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

O Centro Audiovisual Norte Nordeste já ofereceu cursos no RN em outras oportunidades, alguns deles em parceria com o nati-morto NPD (Núcleo de Produção Digital): em Natal, em 2008, promoveu os cursos de técnico de som, cinematografia digital e assistente de câmera; em 2010 o curso de assistência e operação de câmera HD digital; e em 2012 ministrou formação nas áreas de direção de atores e direção de arte. Já em Mossoró, em 2011, foi ofertado curso de continuidade cinematográfica.

Sobre o tema NPD Pedro Severien lembra que “em muito lugares os Núcleos não se consolidaram por desarticulação e descontinuidade das gestões. Não sei dizer quais foram os motivos para o NPD não ter vingado aí em Natal”.

Gatilho criativo
A aulas do curso de roteiro têm caráter teórico e prático, tendo como objetivo apresentar aos participantes uma perspectiva da dramaturgia contemporânea e os elementos fundamentais do ato de roteirizar. “O curso funcionará como uma espécie de gatilho para o processo criativo”, comentou Hilton Lacerda no texto de divulgação do curso publicado na página da Fundação Joaquim Nabuco cuja sede fica no Recife.
Hilton Lacerda, diretor e roteirista de filmes premiados, ministra curso de roteiros em Natal
Ao longo das 40 horas/aula o roteirista e diretor irá desenvolver exercícios pontuais como análise de roteiros da safra pernambucana: “Costumo trabalhar com roteiros meus. E a partir desses exercícios compreende-se as estruturas e as possibilidades de como articular os discursos”, adiantou o cineasta. Os participantes do curso contarão ainda com assessorias individuais para o desenvolvimento ou revisão de projetos em consonância com os requisitos formais dos editais.

O QUE

O diretor e roteirista pernambucano Hilton Lacerda, do filme “Tatuagem”, ministra curso de roteiro em Natal entre os dias 25 e 29 de agosto. As vagas são limitadas e os interessados irão passar por processo seletivo. Inscrições até dia 10 de agosto através do e-mail [email protected]. As aulas são gratuitas e acontecem no Deart/UFRN das 14h às 22h.
 
QUEM

O cineasta Hilton Lacerda, entre as principais referências do país no quesito roteiro de cinema da atualidade, estreou na direção com o longa “Tatuagem” (2013). O filme foi premiado em quatro categorias no Festival de Cinema de Gramado: Melhor Filme, Ator (Irandhir Santos), Trilha Sonora (DJ Dolores) e o Crítica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas