sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Onze pessoas sobrevivem à queda de turboélice

- Publicidade -

Taipé (AE) – Um avião que pousava em meio a uma tempestade caiu do lado de fora do aeroporto de uma pequena ilha de Taiwan na noite de ontem (horário local). Segundo o ministro dos Transportes, 47 pessoas morreram presas às ferragens. Outras 11 ficaram feridas quando o ATR-72 operado pela TransAsia Airways caiu em Penghu, ilha do estreito de Taiwan, informou o ministros dos Transportes Yeh Kuang-shih à Agência Central de Notícias. O avião vinha de Kaohsiung, uma cidade do sul de Taiwan.

O turboélice de médio porte caiu quando fazia uma segunda tentativa de pouso e levava 58 passageiros e tripulantes a bordo, segundo Yeh. O presidente Ma Ying-jeou declarou que “é um dia muito triste na história da aviação taiwanesa” e ordenou que as autoridades esclareçam rapidamente os detalhes do acidente, disse um porta-voz de seu escritório, Ma Wei-kuo, segundo a agência de notícias.

A aeronave caiu na vila de Xixi, do lado de fora do aeroporto. Fotografias do local, mostradas por meios de comunicação locais, mostram bombeiros usando luzes para observar os escombros no escuro e prédios e carros danificados.

Cerca de 200 militares foram enviados para ajudar a resgatar as pessoas que estavam no avião, disse o porta-voz do ministério da Defesa, major general Luo Shou-he said, segundo a Agência Central de Notificas. O Ministério disse que veículos militares e ambulâncias levaram rapidamente as pessoas que foram resgatadas para hospitais e que um grupo de resgate da Força Aérea estava de prontidão para transferis sobreviventes para a ilha principal de Taiwan, caso precisem de tratamento mais específico.

A aeronave saiu de Kaohsiung às 16h:53 (horário local) com destino a Magong, em Penghu, segundo o chefe da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen. O avião perdeu contato com a torre às 19h06, após informar que faria uma segunda tentativa de pouso.

A visibilidade do avião na aproximação era de 1.600 metros, o que está de acordo com os padrões para aterrissagem. Duas aeronaves haviam descido antes do avião que fazia o voo GE222, uma às 17h34 e outra às 18h57, informou a agência de aviação. Shen disse que o avião tinha 14 anos.

Taiwan fora atingida durante a noite anterior pelo tufão Matmo.O gerente geral da TransAsia, Hsu Yi-Tsung, curvou-se perante os repórteres e pediu desculpas pelo acidente. Ele disse que a empresa estava tomando medidas para levar parentes dos passageiros para Magong na manhã de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas