terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Operação Drible: empresário apontado como líder do esquema é preso na fronteira com Paraguai

- Publicidade -

O empresário mossoroense Alcivan Mendes de Moura foi preso no final da noite desta quarta-feira (21) no Km 715 da BR-227, município de Santa Terezinha do Itaipú, no Paraná. Ele tentava cruzar a fronteira e seguir em direção ao Paraguai quando foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal na estrada que liga os territórios.
#SAIBAMAIS#
O empresário era passageiro em um caminhão tipo Mercedes Bens L1620, de placa NNK 5511. Após ser parado pela PRF, ele tentou fugir e chegou a entrar no matagal às margens da pista. Os policiais cercaram o empresário, que acabou sendo detido, por volta das 20h40 de ontem. A informação da prisão do empresário foi confirmado pelo MPE e pela PRF.
Alcivan Mendes ainda tentou entrar no matagal para fugir após ser parado pela PRF
Alcivan Mendes é apontado pelo Ministério Público como líder do esquema que fraudava a compra e a venda de combustíveis em postos de gasolina de várias bandeiras. Ele é proprietário de uma rede de 20 postos no Rio Grande do Norte.  A ação do grupo é investigado pela operação Drible, deflagrada no dia 13 de novembro.

À PRF, o motorista do caminhão disse que ele e o empresário estavam indo buscar uma “mudança” para levar para Natal. Ao constatar o mandado de prisão expedido para Alcivan Mendes, os policiais deram voz de prisão ao empresário e o encaminharam para a Delegacia de Polícia do município.

Fraudes

O MPE contabiliza que o grupo causou um prejuízo de R$ 7 milhões ao Governo do Estado. O esquema comprava álcool através de empresas fantasmas direto de usinas a preços reduzidos. O grupo criou novas empresas com laranjas e passou a utilizar empresas inativas de outros Estados para revenda. Isso gerava um concorrência desleal e dava um lucro elevado ao grupo.

No momento da compra, o produto era destinado a outros estados, mas permanecia no Rio Grande do Norte. A rede de postos faturava em nome da empresa inapta, burlando a fiscalização, obtendo beneficio fiscal, supostamente desde 2005. Os impostos sonegados correspondem ao ICMS estadual e a tributos federais.

*Matéria atualizada às 11h34 para acréscimo de informações

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas