terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Operação Malassombro: presidente da Câmara de Assu é suspeito de encomendar morte de deputado

- Publicidade -

Um deputado estadual do Rio Grande do Norte era alvo de uma quadrilha de pistoleiros liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues. A informação é da Polícia Civil e do Ministério Público, que na manhã desta sexta-feira (31) relataram detalhes da Operação Malassombro, deflagrada na região do Vale do Açu e que resultou an prisão de Odelmo de Moura Rodrigues e do irmão dele, Aureliano Rodrigues da Silva. A quadrilha é suspeita de pelo menos 20 homicídios em 20 anos de atuação na região.

De acordo com informações da Polícia Civil, a quadrilha cometia assassinatos por motivos diversos, que vão desde brigas pessoais até possíveis disputas econômicas e políticas. Porém, nos últimos anos, também foram executados pistoleiros que pertenciam ao próprio grupo, com o objetivo de “queima de arquivo”.

Um caso emblemático foi a morte do homem identificado como Joaquim Gomes, que ocorreu no dia 29 de fevereiro de 2000. Joaquim, apontado como ex-pistoleiro do bando, teria sido morto em Petrópolis por quatro homens, entre eles o Aureliano Rodrigues da Silva, irmão do presidente da Câmara de Assu. Uma testemunha reconheceu o irmão do parlamentar como um dos autores do crime.

Outro fato que reforçou a tese de que o próprio grupo eliminava pistoleiros foi a execução de dois pistoleiros em 2010 e 2011. A dupla teria sido contratada para matar um deputado estadual que tem atuação não região e que cobrava da Polícia Civil uma investigação apurada sobre o homicídio de o agropecuarista Oni Galdino, que ocorreu há dois anos e sete meses. Como os dois pistoleiros não conseguiram executar o “serviço”, foram mortos pelo próprio bando.

“Eles foram contratados para matar o deputado e, depois que não cumpriram, perderam a vida”, explicou Odilon Teodósio.

Confira entrevistas abaixo:

Matéria atualizada às 13h38 para correção de informações.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas