terça-feira, 19 de março, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Orgulho de ser América a 91 anos

- Publicidade -

TÍTULO RECENTE - A conquista da Copa RN, este ano, é a mais nova vitória

O mais antigo e respeitado pesquisador dos esportes no RN, Luiz G.M. Bezerra, 82 anos, relaciona ABC, América, Sport Club de Natal e Centro Náutico Potengi como os clubes mais antigos do estado, hoje ainda em atividade, vindo em quinto lugar o Alecrim FC, oficialmente fundado em 1917. Para Luiz GM – como é tratado pelos velhos amigos, com o Verdão aconteceu o clube ter iniciado suas atividades juntamente com americanos e abecedistas, mas sem ter iniciado as providências oficiais para sua fundação. Daí, as controvérsias em torno da real data do início de suas atividades esportivas. Há, inclusive, papéis timbrados onde aparece a data de 15 de agosto de 1917 como sendo a data oficial de fundação.

Já, em se tratando de ABC e América não há qualquer discussão sobre suas fundações, ou seja o Alvinegro em 29 de junho e o Clube Rubro 15 dias depois, 14 de julho. Só anos depois é que aconteceu o competente registro dos dois nos cartórios da cidade. Na mesma época dos dois, mas já extinto surgiu o Centro Esportivo Natalense,  até como forma de possibilitar a disputa do primeiro campeonato metropolitano em 1918, justo no ano da criação da Liga de  Desportos Terrestres do RN, posteriormente tendo sua nomenclatura alterada para Associação Rio-Grandense de Atletismo  (ARA)  até chegar à FND e, hoje, FNF.

Antes de América e ABC oficializarem suas disputas, dezenas de vezes os dois se enfrentaram em caráter amistoso. Basta ver jornais antigos  para comprovar o clima amistoso que ainda existia nesses confrontos. O primeiro ABC x América na história do clássico aconteceu dia 26 de setembro de 1915, tendo como local o que chamavam de “ground” da praça Pedro Velho, hoje também chamada de praça Cívica. A vitória foi abecedista pelo placar de 4×0, sendo estas as equipes que iniciaram a partida. Houve várias substituições, sem que o jornal “A República”  tenha noticiado. ABC com Batalha, Borges e Cabral (conhecido também como Tarugo),Paraguai, Freire e Bigois, Moacir, Mandu, Nóbrega, Mousinho e Babuá.

América – Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Antônio, Barros, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu. Os “referees” (estranhamente, dois, chamados de linha, Manoel Gomes e Aguinaldo Fernandes, e juízes de gol (um em cada trave, pois não havia redes ainda) para registrar a nomenclatura da época, foram Sérgio Severo e Arari de Britto. Os gols foram marcados por Mousinho (2), Mandu e Babuá.

O noticiário de futebol no jornal “A República” era precaríssimo. Muito raramente o matutino oficial do governo dava uma notícia sobre esporte, isso mesmo com poucas linhas. Exemplo: dia 20 de setembro de 1915 publicou esta nota: Na sede do Natal Futebol Club houve entre este clube (o Natal) e ABC F.B.C. e América F.B.C. (Foot Ball Club  (sic) um cordialíssimo encontro no qual foram trocadas expressivas saudações de fraternidade, gesto que pela sua nobreza merece os mais calorosos applausos (texto original).Dia 25 de setembro de 1915, outra nota no mesmo jornal na coluna VÁRIAS, com este texto: “Realizar-se-á amanhã, às 15h30 no ground da praça Pedro Velho o segundo  match official entre as equipes do 2o  team do  A.B.C. e o 1o. do América, com estas formações: ABC Avelino, Batalha e Borges, Cabral, Paraguai e Freire, Bigois, Moacir, Mandu, Nóbrega e Mousinho.  América – Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Toínho, Barros, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu. Reservas, Revoredo, Lopes e Tupy, atuando como “referee” o sr. Júlio Meira e Sá.

Segundo ainda “A República”, a lucta começou favorável para o América mas, devido a desigualdade de forças e ao mais perfeito entrosamento do ABC, conseguiu este fazer quatro gols contra zero do adversário. Assim, no primeiro ABC x América da história, o segundo time alvinegro derrotou o titular do clube rubro. A partir daí, ninguém mais segurou os dois adversários, hoje com 91 anos de vida e, com certeza, quase mil confrontos entre os dois.

Primeiro título oficial só surgiu em 1919

Fundada a Liga de Desportos Terrestres do RN em 1919, no mesmo ano foi disputado o primeiro Campeonato Metropolitano de Futebol, com a presença mínima permitida de três associações: ABC, América e Centro Esportivo Natalense, com os seguintes resultados: primeiro turno, dia 22/06 América 3×0 ABC, dia 06/07 América 0x0 Centro, dia 20/07  Centro 5×0 ABC, dia 27/07 América 1×0 Centro, dia 10/08 ABC 2×0 América, dia 17/08 ABC 2×1 Centro. Com este último resultado, o América sagrou-se campeão metropolitano com 5 pontos, ABC vice com quatro e Centro, três pontos. A vitória, na época, valia dois pontos.

O time rubro campeão formou com Abel Viana, João Ricardo, Aguinaldo Tinoco, Oscar Siqueira e Canela de Ferro, Gallo e Chico Lopes, Petró, Nilo Murtinho Braga, Lauro Lustosa e Arari de Brito, jogando, também, Mário, Juca, Américo, Barroca e Alberto Nesi (tio de Humberto Nesi). Técnico, Arari de Brito. O América não tinha ainda uma sede social, tendo as manifestações ocorrido no local da partida, que aconteceu no primitivo campo da Liga, mais tarde dando lugar ao estádio “Juvenal Lamartine”, na av. Hermes da Fonseca. O Nilo que aparece na meia direita do América, na época contava 16 anos, tendo no ano seguinte retornado ao Rio de Janeiro. Logo depois, jogaria no Botafogo, Fluminense e Seleção Brasileira, inclusive sendo campeão Sul-Americano pela equipe nacional. Seu pai, Emmanuel Murtinho Braga, na época era Capitão dos Portos de Natal. Nilo faleceu no Rio, aos 72 anos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas