sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Os trovões de São Tomé

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Era tarde de sábado, coisa de três, três e meia, quando o tempo escureceu na direção do poente abrindo-se uma barra bem larga que ia da Serra da Tapuia, mais adiante a Serra do Doutor, subindo pra direita no rumo de São Tomé, cujas terras fazem limites com Cerro Corá, entre as serras de Santana e a do Feiticeiro. Era a visão que eu tinha de onde estava, nas Queimadas, me preparando para ver as cabras na Ubaia. Os trovões começaram a ribombar não muito distante. Veio, então, a pergunta de todos da roda quase ao mesmo tempo: onde será essa chuva? Os palpites, de doutos  conhecedores daquelas distâncias e mestres em pastorar chuvas: Acho que é de São Tomé pra cima, disse Antônio Relâmpago, cuja sabedoria já está cravada no próprio nome. Vai mais para esquerda, pegando a Serra do Doutor e Campo Redondo, beiradas de Santa Cruz, disse outro, argumentando: olhe aqui por cima da Serra da Tapuia. Pedro Malhada, de todos o mais experiente nessas ciências, assegurou: a chuva é perto, está em cima de São Tomé. Aí a gente já tinha chegado na Ubaia, ao pé da Serra do Mel e ao lado da Serra de Joana Gomes, a tarde foi embora mais  cedo engolida de repente pela noite antecipada.  Via-se o sem cessar dos relâmpagos alumiadores.

A escuridão foi agravada com o desligamento da energia de Paulo Afonso pelos caminhos de Lagoa de Velhos, a cidade que anunciara festa para comemorar, naquela noite, os 52 anos de sua emancipação política. O breu se esparramava por toda a região. Nas bodegas, com as velas acesas, corria a notícia de que um raio teria atingindo uma torre de transmissão da Chesf em  Santa Cruz. A energia elétrica somente seria restabelecida três horas depois com a notícia, pescada pelos celulares, de que a chuva na cidade de São Tomé tinha sido de 150 milímetros e que o Potengi descia com cheia, já chegando à cidade de Barcelona, no caminho da Barragem de Campo Grande, em São Paulo do Potengi. A chuva em Lagoa de Velhos foi rápida e fina,  respingando nas Queimadas

É a segunda cheia do Potengi este ano. Há dois anos que não acontecia. Na manhã de domingo os blogueiros da região mostravam a Barragem Rainel Pereira, na entrada da cidade de São Tomé, sangrando, 90 centímetros de lâmina. Lá embaixo, o pessoal dando os primeiros cangapés. Na passagem por Barcelona, o rio de barreira a barreira, mais festa, mais banho de rio. Silvério Alves registrava no seu blogue que a cheia acabava de chegar  a São Paulo do Potengi.

A Emparn não registrou as chuvas de São Tomé. Os pluviômetros da Emparn não funcionam em São Tomé. Funcionaram os particulares. Há outros municípios, vários, sofrendo o mesmo descaso. Macaíba, por exemplo, também banhada pelo Potengi/Jundiaí, há cinco, seis anos não sai no boletim da Emparn, não chove em seu boletim. E Macaíba, você não acredita, tem uma escola de agronomia, com cursos de  nível superior. Mas não tem pluviômetro.

Ai, de São Tomé, não fossem os trovões.

Política
Destaque na imprensa nacional, manchetes nos jornais, mote na internet: “Fundo Partidário pagou escritórios que defendem condenados do PT e do PR”. Debulhando a notícia:

– Os diretórios nacionais do PT e do PR contrataram com recursos públicos, provenientes do Fundo Partidário, os mesmos advogados que representam, na esfera privada, condenados no julgamento do mensalão e réus acusados de corrupção após as investigações das operações Porto Seguro e Sanguessuga, da Polícia Federal.

-Documentos das prestações de contas dos dois partidos em 2012 e 2013, apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram repasses de até R$ 40 mil mensais para os escritórios, que atuam para clientes como o ex-presidente do PT José Genoíno e a ex-chefe de gabinete da Presidência da Republica em São Paulo, Rosemary Noronha.

Sinal dos tempos
O Bom Dia Rio Grande do Norte, de ontem, da TV-Cabugi, deu destaque a sinalização de acesso ao aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que ainda não está operando. A TV mostrou que as placas são escritas em inglês, espanhol e, sim, em português. Em  mandarim ainda não.

As placas de sinalização estão sendo colocadas, mas a estrada que ligará o aeroporto a BR-406 ainda não foi concluída. Nem se sabe quando ficará.

Guajiru fica por perto.

Livro
O livro de Jansen Leiros, O Planeta Azul – sua reciclagem em marcha, será lançado, amanhã, a partir das 18 horas, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Luz Amarela
Comentário de Ricardo Noblat, de o Globo, no rasto das últimas pesquisas eleitorais:
– Está acesa a luz amarela na sala de comando da candidatura à reeleição de Dilma Rousseff. De fevereiro para cá, os principais institutos de pesquisa registraram variáveis que apontam na direção de uma possível derrota dela, impensável até o final do ano passado. A eleição de outubro próximo se dará sob o signo da mudança, segundo o Datafolha, o Sensus e o Ibope.

Escoteiro
O Dia Nacional do Escoteiro será comemorado na Assembleia Legislativa, sessão marcada para o dia 20, uma terça-feira, ás 9 da manhã.

Melhor motel
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– O “Libération”, o jornal francês, publica matéria , hoje (ontem), dizendo que se hospedar em motel, num hostel em favela pacificada ou alugar apartamento são as alternativas para quem quer “escapar dos preços exorbitantes dos hotéis durante a Copa do Mundo”.

Gasolina
Pode anotar como certo: vão subir, sim, os preços da gasolina e do óleo diesel. A liberação já teria sido aprovada pela presidente da Petrobras, Graça Fortes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas