quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Os versos inéditos de Bartolomeu Correia de Melo

- Publicidade -

O livro de poesia “Musa Cafuza”, do saudoso Bartolomeu Correia de Melo (1945-2011), será lançado nesta terça-feira, às 18h, no auditório da Academia Norte-riograndense de Letras, exatamente dois anos após sua morte. O título traz versos escritos em várias épocas e já estava praticamente pronto para impressão quando o autor adoeceu. Esta é a segunda obra inédita publicada após seu falecimento, a primeira foi o infanto-juvenil “A Onça Braba e o Cachorro Velho” e há um terceiro recheado por contos ainda no prelo.
O escritor, falecido em 2011, deixou três livros prontos. Musa Cafuza traz versos de todas as épocas
“Ele estava trabalhando nesse livro, deixou capa escolhida e diagramação adiantada”, disse Ruth Correia de Melo Gurgel, filha do autor. Ela lembrou que os originais foram enviados para o tio, o poeta Paulo de Tarso Correia de Melo. “O contato com a editora Bagaço também já estava feito, faltava praticamente só enviar para a gráfica”.

“Musa Cafuza” abre semana de homenagens dedicada ao escritor, que terá seus livros destacados na Cooperativa Cultural da UFRN a partir de amanhã. “Hoje temos esse lançamento na ANL e amanhã, às 10h, minha mãe (Verônica Marques de Melo) vai acompanhar a abertura dessa homenagem na livraria do Campus Universitário onde todos os livros dele estarão à venda”. Ruth adiantou que a família pretende lançar o título inédito de contos ainda este ano.

Professor de Química da UFRN, Bartola, como era mais conhecido entre os amigos, estreou com “Lugar de estórias”, obra laureada com o prêmio Joaquim Cardozo de 1977 concedido pela União Brasileira de Escritores.

O pesquisador e escritor Manoel Onofre Jr., no livro “Contistas Potiguares” (Sebo Vermelho, 2003) escreveu o seguinte: “Quando Bartolomeu lançou seu livro de estréia, jurou ser ‘primeiro e derradeiro’. Felizmente, quebrou a jura. Ceará-Mirim é o seu país sentimental, fonte inesgotável de inspiração”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas