sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Para Marta tanto faz

- Publicidade -

Woden Madruga [[email protected]]

A vitória do Brasil sobre a França aliviou  a barra nos papos dos botequins e também dos salões da dita alta roda. Já tem gente fazendo fé na seleção de Dunga e até – imagine –  chamando-o de carismático.  Em se tratando de  futebol, como gosta de dizer o Mestre Gaspar, não existe limite e tudo vale, vale tudo. Até o carisma de Dunga… O fato é que a crônica esportiva gostou da seleção no jogo de Paris, estádio lotado (80 mil pessoas), friozinho de 5 graus, algumas bandeiras brasileiras desfraldadas, centenas e centenas de francesas. Bonito espetáculo.  Leio no Globo o comentário do cronista Fernando Calazans: “Mesmo não sendo admirador do Dunga (longe disso), reconheço que sua equipe – a do segundo tempo, repito – já tem uma arrumação tática, uma postura e um entrosamento melhores do que a seleção da Copa”. Por alguns instantes a inflação de 8% sai das manchetes e dá lugar para o  3 a 1 de quinta-feira. O PIB permanece lá embaixo.

Das leituras dos jornais de ontem a que mais me chamou a atenção foi o artigo da senadora Marta Suplicy na Folha de S. Paulo (escreve uma vez por semana, sempre as sextas). A ex-ministra da Cultura e quase ex-petista oficial, passeia pelo temperamento da presidente Dilma (sem citar o seu nome) e pelo momento politico que vive o país e  prega uma maior participação da mulher  nesse processo. Prega uma reforma política. Transcrevo alguns trechos do que a Marta Suplicy escreveu. Começa assim:

– A alegria com a eleição da primeira mulher presidente do Brasil foi imensa. Não importou que não tivesse uma experiência de eleições nem que já fosse criticada pelo temperamento. Afinal, todas sabemos que mulher em situação de autoridade e poder, às vezes, tem que ser durona para se impor.

– Vou fazer uma observação que há alguns anos consideraria uma heresia. A vida muda. Passados cinco anos, não estou mais interessada no gênero de quem ocupa ou vira a ocupar a Presidência.

– A personalidade, da qual as características principais não mudam, no máximo podem melhorar, vem a ser a qualidade que se mostra imperativa na condução de um país. Bagagem, inteligência emocional, visão política, espírito agregador, autocrítica, entre outros atributos, são fundamentais. Dificilmente se chega lá sem eles.

– Grandes lideranças podem ser lapidadas. Entretanto, personalidade difícil e complexa pode atrapalhar o bom aproveitamento das qualidades existentes. Bem, todo este preâmbulo  para dizer que, apesar de ter desacreditado que o gênero faça diferença na Presidência, tenho a convicção que a participação da mulher muda a política.

Homenageando a  História
A Assembleia Legislativa homenageou, ontem, os 113 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte numa sessão especial que também agraciou o ex-ministro da Justiça (governo João Goulart)  e ex-deputado federal Almino Affonso com a Medalha do Mérito Legislativo. Em nome da Assembleia falou o  deputado Ricardo Motta.

Ás folhas tantas do seu discurso, Ricardo ressaltou a amizade entre o homenageado e o seu pai, Clovis Motta, ambos do PTB e companheiros na Câmara dos Deputados:

-Uma celebração justa que marca a presença, entre nós, de um grande brasileiro, de um valoroso defensor das liberdades democráticas, dos direitos sociais, partícipe intransigente das causas nacionalistas e populares.

-Sua presença em nosso plenário, ministro Almino Affonso, me é duplamente simbólica. Pela biografia impecável e pela amizade com o meu pai, o inesquecível Clóvis Coutinho da Motta, seu companheiro e colega deputado federal pelo PTB nos duros tempos de tensão até o golpe de estado em 1964.

– Ministro Almino Affonso, receba a Medalha do Mérito Legislativo, nossa mais importante e honrosa distinção. Na certeza de que a entregamos a um dos cidadãos responsáveis por estarmos aqui, agora, exercendo a democracia pura, sem ódios ou temores. O senhor é um sobrevivente. Uma reserva moral, política e militante da liberdade.

Chuva
Ontem, 27,  consagrado a Santo Lázaro da Pérsia,  ocorreram algumas chuvas no Rio Grande do Norte, menos nas regiões Agreste e Litoral (dois dias seguidos). As chuvas registradas pela Emparn foram no Oeste: Tenente Ananias, 34 milímetros , Luís Gomes, 15, Venha Ver, 13, São Miguel, 6, Major Sales, 5. No Seridó: Timbaúba dos Batistas, 10.

No Ceará choveu em 100 municípios. A maior chuva foi em Ibiapina (região da Serra da Ibiapaba), do lado do Piauí, 80 milímetros. Choveu em toda a região do Cariri, algumas chuvas na casa dos 40 milímetros.

Seis e Meia 
O Projeto Seis e Meia está ressurgindo, ufa! Viva! Sua volta será terça-feira, 31, no Teatro Alberto Maranhão, com duas atrações:  Isaque Galvão (local) e Virginia Rodrigues (nacional).

Neto 
O médico Geraldo Furtado, que está escrevendo sujas memórias dos tempos em que viveu  e andou pela França,  curte agora outra alegria. Seu neto Enrico, filho de Rodrigo Furtado, acaba de ganhar a medalha de ouro no Campeonato de Judô do Estado de São Paulo.
Participaram 2.500 judocas. Enrico disputou cinco lutas,  ganhou todas  sem levar nenhum ponto negativo.

Páscoa 
Andréa Motta já está montando o seu “Bazar da Páscoa” que funcionará no Espaço Renata Motta Gastronomia,  a  partir de segunda-feira, 30, até o dia primeiro de abril, das 9 às 19 horas. Rua  Monsenhor Honório, 218, Tirol.

Política 
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– O que se diz no Senado é que quatro senadores petistas pensam em deixar o partido. São eles: Marta Suplicy, Paulo Paim, Walter Pinheiro e Delcídio Amaral. Será?

Calendário 
Faltam três dias para terminar o mês de março e Robinson Faria completar 90 no Governo. Pois é…

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas