quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Para MP, desafio é regularizar repasses

- Publicidade -

Para o próximo gestor, os sindicalistas deixam um recado claro: é preciso, além de reestruturar a rede de serviços e resgatar a motivação dos servidores. Segundo os representantes sindicais, os servidores estão desmotivados porque não encontram boas condições de trabalho. “Na Educação”, disse Fátima Cardoso,  “tem muito professor doente, muita licença médica aberta”.

Segundo dados do Instituto de Previdência de Natal (NatalPrev) um total de 512 professores estão licenciados, além de outros 100 servidores. “O secretário atual chega a reclamar e dizer que vai pedir rigor à Junta Médica, mas é preciso entender que é a ausência de boas condições de trabalho que provoca essa situação”, enfatizou a sindicalista. Segundo ela, não apenas professores, mas outros servidores não gozam das licenças legais a que têm direito.

“Essas licenças estão represadas e serão uma demanda que o novo gestor terá que operar, sob pena de as doenças se prolongarem por falta do descanso que o trabalho requer e de continuarem as licenças médicas constantes”, alertou. A opinião do presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do RN, Paulo Bandeira não é diferente. “As condições de trabalho são desumanas, em todas as áreas de atuação da prefeitura, da saúde, educação à limpeza pública e reverter isso é um desafio para o novo gestor”, afirmou Bandeira.

“Em muitas unidades”, reforçou a sindicalista Michely de Oliveira,  “os servidores trabalham sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Na Guarda Municipal, os servidores chegam a comprar o fardamento”. O presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira,  diz que o servidor “não pode se envergonhar do serviço que está prestando, como vem acontecendo. Ele não pode chegar na rede pública e não ter um tensiômetro para medir a pressão”, enfatizou o médico. Ele salientou que o servidor quer condição de evoluir na carreira e de prestar o atendimento em qualquer unidade “de acordo com a evolução, como a sociedade requer, como a ciência e a tecnologia permitem”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas