quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Para Obama, mundo está numa encruzilhada

- Publicidade -

Nova York (AE) – O presidente dos EUA, Barack Obama, abriu seu discurso na 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmando que o mundo está numa encruzilhada entre a guerra e paz, entre a desordem e a integração, e entre medo e esperança. Em relação ao primeiro ponto, o presidente norte-americano citou os conflitos no Oriente Médio envolvendo a rede de extremistas do Estado Islâmico, que tem atuado na Síria e no Iraque. “O Estado Islâmico é um risco para a paz e o progresso do mundo e deve ser destruído”, disse Obama, acrescentando que “os EUA vão desmembrar com força a ‘rede da morte’ do Estado Islâmico”, descrito por ele como um “câncer do extremismo violento”.

#SAIBAMAIS#Obama afirmou que os EUA seriam um “parceiro respeitoso e construtivo” ao confrontar militantes do Estado Islâmico com o uso da força. Ele também implorou que nações do Oriente Médio assumam a liderança nas discussões sobre a escalada dos extremistas e que cortem financiamentos a grupos terroristas. “Basicamente, a tarefa de rejeitar sectarismo ou extremismo é uma tarefa geral, uma tarefa para as próprias pessoas do Oriente Médio”, afirmou Obama. “Nenhuma força externa pode trazer uma transformação nos corações e nas mentes.”

Na questão de ordem e integração, Obama lembrou a intervenção russa no conflito entre ucranianos e separatistas pró-Rússia. Para o presidente dos EUA, as ações da Rússia na Ucrânia desafiam a ordem pós-guerras. Ele pediu, inclusive, que as outras nações do Ocidente se juntem aos EUA para isolar a Rússia, por meio principalmente de sanções econômicas.

Obama acusou Moscou de enviar armas a separatistas pró-Rússia, recusar o acesso à área da queda do avião da Malaysia Airlines e mover suas tropas além da fronteira com a Ucrânia. Apesar das acusações, ele deixou aberta a possibilidade de uma resolução do conflito que dura meses entre Rússia e Ucrânia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas