quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Para rever biografias de Glorinha e Dom Marcolino

- Publicidade -

Além das quase 300 obras de artes expostas na vernissage do Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, que acontece nesta sexta-feira (6), na Pinacoteca do Estado, duas biografias de notáveis potiguares também terão espaço. Os livros são “A Estrela Conta”, do jornalista Nelson Patriota e “Dom Marcolino Dantas por ele mesmo”, organizada pelo padre José Mário de Medeiros, ambos publicados pela Coleção Cultura Potiguar da Fundação José Augusto (FJA). O lançamento começa às 19h.

A cantora Gloria Oliveira, 90 anos, foi durante muito tempo a voz do rádio potiguar. Sua vida foi registrada em 2003 na biografia “A Estrela Conta”, produzida pelo Patriota a convite da artista. A obra ganha em 2016 uma reedição revista e ampliada dentro da Coleção Cultura Potiguar, editada pela Fundação José Augusto.

O título faz referência ao programa “A Estrela Canta” transmitido a partir da década de 50 pela Rádio Poti, período em que brilhavam no país grandes nomes da MPB como Cauby Peixoto, Marlene, Jamelão, e Emilinha Borba. Ao longo das 151 páginas que compõe o livro, a vida da cantora potiguar. Para Nelson Patriota, já esta necessário “uma nova edição da obra, quer pelo que revela sobre a carreira, a vida e a personalidade dessa extraordinária natalense e seu trabalho em prol damúsica popular brasileira”.

A obra “Dom Marcolino Dantas por ele mesmo”, é uma autobiografia construída através de depoimentos, matérias jornalísticas e discursos proferidos pelo religioso potiguar ao longo de sua trajetória. Ao padre José Mário de Medeiros, escritor e vigário da Paróquia de Bom Jesus das Dores, na Ribeira, coube juntar esses documentos pessoais com documentos históricos e organizar de maneira boa de ler. São 400 páginas que trazem a produção poética, homilias, bençãos, pregações, além de imagens históricas.

Dom Marcolino Dantas estabeleceu o marco de transição da Diocese para a Arquidiocese de Natal. Foi o quarto e último bispo e o primeiro arcebispo. Sua gestão foi marcada por inúmeras realizações, destacando–se a construção do Seminário de São Pedro. Sua administração primou pela hierarquia, autoridade e formalidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas