quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Parada Gay muda de endereço

- Publicidade -

As cores do arco-íris vão invadir a avenida Engenheiro Roberto Freire na tarde deste domingo. A partir das 15h, começa a 12ª Parada do Orgulho Gay de Natal. A concentração será em frente ao Hipermercado Extra e as 150 mil pessoas que a organização esperar receber se deslocaram por cerca de 2,5 quilômetros até a Praça da Árvore, em Mirassol. Este ano, o tema do evento é “Criminalização da Homofobia – PLC 122 já”.

Segundo a organização da Parada, cerca de 300 policiais militares garantirão a segurança do evento. “Além da PM, teremos a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Estadual. Está tudo pronto e tenho certeza que será um ótimo evento”, diz Érica Maia, presidente do Fórum LGBT Potiguar e uma das organizadoras da Parada.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médica Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira será a madrinha do evento este ano. Durante a Parada, que deverá durar cinco horas, serão distribuídos preservativos.

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença. Ela desfilará em um dos quatro trios elétricos que farão parte do evento. Na ocasião, será assinado um Decreto Estadual que garante às travestis o uso do nome social nas repartições públicas da administração direta e indireta do Governo. “A travesti vai poder usar um único crachá onde estará impresso o nome de registro e o nome social dela”, informa Érica.

Várias atrações estão confirmadas. Os DJs Marcílio Amorim, Eugênio Bezerra, Paulinho Chacon e as cantoras Mônica Jucá, Kelly Vanuje e Thábata Medeiros animarão a Parada.

O trânsito no local será interditado  a partir das 14h. Érica explica que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai controlar o tráfego dos veículos. “A ideia que temos é que uma das  faixas da via que dá acesso à Ponta Negra fique em contramão, mas isso vai depender da quantidade de pessoas que estiverem no evento”, disse.

A 12ª Parada do Orgulho Gay de Natal será o evento de ligação entre duas mobilizações na capital do Rio Grande do Norte. Ontem, teve início o Primeiro Encontro Nacional de Travestis. O encontro será encerrado justamente na Parada. Na próxima segunda-feira, tem início o Primeiro Encontro Nacional de Gays (Enagay). O Enagay segue até o dia 17 de agosto em um hotel de Ponta Negra e terá a participação do deputado federal Jean Wyllys (PSOL). “Vamos discutir a criminalização da homofobia e o Projeto de Lei 122”, diz Érica.

No dia 29 deste mês, no calçadão da avenida João Pessoa, será realizada a Segunda Ação Cidadania LGBT em comemoração ao Dia Nacional de Visibilidade Lésbica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas