quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Parada gay reivindica a igualdade

- Publicidade -

MOVIMENTO - Bandeira do orgulho gay é carregada pelos participantes, que a exemplo do resto do País, já virou tradiçãoGays, lésbicas, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes tomaram conta de uma das vias da Avenida Prudente de Morais, na altura do Hiper Bompreço, na tarde do último domingo (23).

Com o tema “Por um Estado laico e não homofóbico”, a 9ª edição da Parada do Orgulho Gay chamou a atenção de diversos espectadores que estavam próximos ao local. O evento contou com seis trios elétricos, muita música, além da chuva, do sol e de um arco-íris que apareceu quase como encomenda. Neste ano, o evento se mudou da Avenida Café Filho, na Praia do Meio, zona Leste de Natal, onde acontecia, devido aos relatos de violência contra os participantes.

A concentração começou às 14h , porém a festa só teve início por volta das 17h, quando os organizadores e alguns convidados falaram com o público, o Hino Nacional foi entoado e a bandeira do orgulho gay aberta. Neste ano, a bandeira de seis cores foi levada por homossexuais que participam do núcleo que trabalha com surdos e mudos do Grupo de Afirmação Homossexual Potiguar (GAHP).

Segundo os organizadores, o evento tem a missão de protestar contra o preconceito de um jeito divertido. E como um carnaval fora de época, o destaque ficou com os travestis que se fantasiaram com capricho e muito brilho para a festa, chamando a atenção por onde passavam.

  Para a presidente da Associação de Travestis do Rio Grande do Norte (Astra-RN), Bibby Sky, o evento é uma forma de celebrar e reivindicar pela igualdade. “A Parada é um movimento mundial que reivindica as políticas públicas e a garantia de igualdade, porque, segundo a Constituição, somos todos iguais”, disse Bibby.

Entre as personalidades que prestigiaram o evento, estavam o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a vereadora eleita Sargento Regina (PDT) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que destacou o caráter político do movimento. “Devemos encarar o evento como um ato político”, afirmou. Além deles, estiveram presentes também os padrinhos da Parada, Amélia Freire e João Maria.

O desfile entrou pela noite e terminou próximo ao Estádio Machadão, zona Sul de Natal, onde um palco estava montado esperando pelas outras atrações. Os shows foram abertos por Iggor Dantas e banda, além de performances das transformistas Shakira, Deyse Deiserie e a presença de Mariângela Figueiredo, Edja Alves, Donizete Lima, Rodolfo Amaral, Jarita Night and Day e Dj França.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas