quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Paratletas potiguares se destacam na competição Norte-Nordeste de natação e atletismo

- Publicidade -

Sara Vasconcelos
Repórter

Atletas paralímpicos potiguares e de outros onze estados enfrentaram, neste sábado (15), o primeiro dia de provas da Etapa Norte-Nordeste do Circuito Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, realizado no complexo esportivo da UFRN, em Natal. O regional é considerado a competição mais importante do calendário paralímpico da região Norte e Nordeste. A disputa é por vaga para a fase do Brasileiro de Atletismo e Natação.

A estudante Jasmim Dias Ribeiro, de 17 anos, já garantiu sua participação. A nadadora que tem deficiência congênita nos pés competiu em quatro categorias -100 e 50 metros nado livre, 100 metros borboleta e 50 metros medley – e saiu premiada com três medalhas de ouro e uma de prata, respectivamente. “Comecei por conta da saúde, mas logo virou paixão e não consigo mais parar quero competir mais e mais e em agosto subir no pódio”, disse confiante.
Com apenas 17 anos,Jasmin Dias é um dos destaques potiguares na Natação
A paratleta diz que a concorrência na tapa nacional é mais acirrada, com adversários mais velhos e experientes. “Além de serem mais velhas, está todo mundo muito dedicado e focado no Mundial de 2016. Além de ser a mais nova competidora nessa etapa, eu sou baixinha, o que é uma desvantagem natural”, disse reclamando dos seus 1,50m de estatura.

Jasmim Dias compete há quatro anos, venceu o Sulamericano 2013, no Chile, e se prepara para competir no segundo semestre do Panamericano de paralimpíadas, em Buenos Aires, Argentina.

Ela é um dos potenciais nomes a serem escolhidos pelos técnicos, que observam a competição em solo potiguar, na busca por talentos que possam convocar para integrar a seleção de base.

“Ela está nos surpreendendo”, disse o técnico do Comitê Nacional de Paralimpíada, Ruy Menslin. Ele destaca ainda a forte participação feminina nas piscinas e a idade dos competidores. “A mudança cultural e o maior acesso a informações quebra barreiras e faz com que jovens que antes buscavam as piscinas como reabilitação, venham já com o intuito de competir esportivamente. Muita gente jovem que é importante para formação das bases”, destacou Menslin.

Nomes que são referência no cenário nacional e mundial, como Clodoaldo da Silva e Edênia Garcia, lembra o técnico, foram revelados em disputas como esta. Os classificados no regional poderão concorrer com eles nas raias.
#ALBUM-5031#
Durante a tarde de ontem, outros atletas potiguares como Nélio Pereira de Almeida, que já participou da seleção brasileira, Francisco José Silva de Oliveira e Francisco de Avelino se destacaram nas piscinas do campus.

Ao todo, 368 esportistas competem pelos índices classificatórios para as etapas nacionais do Circuito que serão realizadas no segundo semestre em São Paulo. A fase regional é a oportunidade de aparecer no cenário esportivos paralímpico brasileiro.

Doze estados participam na Etapa Norte-Nordeste do Circuito Brasil Caixa Loterias: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As provas seguem até este domingo, 16.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas