quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Páscoa à portuguesa

- Publicidade -

Em tempos de tradições cristãs à mesa, a excelência do tempero português fica mais evidente. Afinal, foram os lusitanos que trouxeram as suas culturas religiosa a gastronômica para o território brasileiro e as serviram como parte do cotidiano.
#ALBUM-5107#
Nada mais justo que as casas portuguesas figurem com destaque neste fim de semana santo em que os frutos do mar azeitados estão em alta. E elas vão muito além dos bacalhaus. 

Santa Maria elege os famosos
No restaurante Santa Maria, em Lagoa Nova, o menu será reduzido para atender melhor a clientela que deverá lotar a casa portuguesa. Segundo a chef e proprietária Andréa Sanches, foram deixados alguns dos pratos favoritos dos clientes, com o objetivo de dinamizar o serviço e atender bem a todos.

Entre as iguarias estão os bacalhaus à lagareiro, com natas, e à Gomes de Sá, o polvo à lagareiro (no forno), uma moqueca de camarão, e até uma opção em filé, “para aqueles que não seguem a tradição”, ressalta Andréa. É o filé à Vila Velha, com arroz no molho de limão e manteiga. O restaurante abrirá na sexta e sábado das 12 às 0h, e domingo só para almoço até às 16h. Tel.: 3234-0710.

Sabino aposta no tradicional
A casa do chef português Antônio Sabino, localizada em Capim Macio (rua lateral ao Praia Shopping), abrirá as portas para quem aprecia o tempero lusitano legítimo.

No cardápio do Sabino’s ele sugere pratos como o bacalhau ‘bêbado’ (lombos submersos em azeite e alho acompanhados de batatas), à Brás (em lascas), e o mais novo do menu, o ‘espiritual’ (com pão, cenoura e molho bechamel).

Outro prato novo da casa é o arroz de pato à moda lusitana. Há ainda risotos de camarão e lagosta, e linguini picante de camarão. O restaurante abre sexta para o jantar, sábado para almoço e jantar, e domingo só para almoço. Tel.: 2020-8618.

Real Clube vai de caldeirada
“Nosso cardápio já é 90% frutos do mar. Ou seja, já estamos em sintonia com a Semana Santa ”, afirma Jorge Sequeira, do Real Clube do Bacalhau, no Tirol. Agora maior, com espaço para 150 pessoal, o clube lusitano serve diversos sabores da terrinha, como  a caldeirada de bacalhau à moda portuguesa; o bacalhau à Chef Eli (com purê de batata doce, presunto português e uma fina camada de maionese à base de mostarda); bacalhaus à Zé do Pipo, lagareiro e Gomes de Sá. O arroz de marisco à portuguesa é um dos sucessos do restaurantes, misto de camarão, lagosta, mexilhão, bonglio, siri e ostras). O arroz de peixe nobre é outra opção, um filé de peixe refogado com camarão, arroz e temperos da casa. O clube abrirá sexta e sábado para almoço e jantar, e domingo só para almoço. Tel.: 3201-4254.

A excelência servida no Abade
O tradicional Abade de Ponta Negra funcionará para almoço e jantar, entre pratos já conhecidos e novidades. Um dos mais pedidos da casa é o bacalhau ‘com todos’, um lombo alto ao forno no azeite e alho com legumes e verduras grelhadas; uma novidade no menu é o bacalhau gourmet, um tornedo de bacalhau envolto em bacon ao forno com azeite e cogumelos. E como nem só de bacalhau vive a casa portuguesa, outras novidades no cardápio são o camarão do chef (grelhado em rosti de macaxeira, molho de moqueca e crisps de alho poró) e o duo de peixes (medalhões de salmão e badejo ao forno em molho de moqueca e purê de macaxeira). Mais informações pelo 3219-4469.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas