quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Passeando entre ‘Líricos e Loucos’

- Publicidade -

A Sebo Vermelho Edições lança nesta sexta-feira, no Espaço Livros, fac-símile do livro “De Líricos e de Loucos”, de Augusto Severo Neto (1921-1991). Originalmente publicado em 1980, a obra traz  pequenos textos biográficos, informais e bem humorados, sobre personagens que o autor conheceu; figuras apresentadas a partir de alguma história pitoresca. Poeta, cronista e boêmio, Severo Neto traz à tona a memória de anônimos como Rosa Negra, “a primeira bicha célebre” de quem teve notícia nos anos 1930, e nomes mais populares como o gaiato Zé Areia.
Estudantes participam de programação na Tenda dos Autores
Uma das saborosas histórias registradas no pequeno livro de 136 páginas versa sobre Raimundo Haja Pau, dono de uma oficina mecânica, que conversava com as pessoas usando termos vinculados ao seu universo profissional. Como a vez que “ele chegou se queixando de uma dona que ele tinha encontrado na pior e tinha ajudado. ‘Aquela vagabunda; encontrei-a em pane. Mandei consertar a carroceria,mudar a grade, comprei rodagem nova pra ela, uma garagem, dei dinheiro para comprar um capota nova e fazer uma guaribagem geral e agora a quenga achou de emplacar de aluguel”.

Para Abimael Silva, o livro traça um apanhado variadíssimo de personagens ricos da vida cultural de Natal. “Um livro divertido, uma prosa deliciosa para quem gosta de histórias”, disse o sebista e livreiro. Abimael também estará com outros lançamentos no espaço Livros. O escritor e tradutor Heyesiof Epwe’ru (EUA), que lançou recentemente  o livro “Pelas Entreviagens” (Sebo Vermelho Edições), autografa seu diário de viagens contando experiências vividas no sul da Bahia. O jornalista e escritor Flávio Rezende também levará na bagagem sua viagem literária “Quero que este livro vire um filme”. O autor também autografa “Letras no Éter”.

No estande do Sesi/Solar Bela Vista, a editora Jovens Escribas vai promover sessão de autógrafos com autores convidados para a Roda de Prosa, entre eles Pablo Capistrano e Carlos Fialho. 

HOJE NO FLIPIPA
Sexta-feira, dia 8
das 8h30 às 12h e das 13h30 às 21h – caminhão da BiblioSesc (biblioteca itinerante); Espaço Livros (estandes de editoras convidadas Queima Bucha, Sebo Vermelho, Cooperativa Cultural da UFRN e Vitrine Livros Sebrae); Cozinha Brasil com unidade móvel do Sesi; oficina de xilogravura com Emanuel Amaral para estudantes de escolas públicas; Ação de Incentivo à Leitura com Juliano Souza e Michelle Ferret; apresentação do espetáculo de dança Bangular, do Balé da Cidade do Natal; contação de história e roda de prosa com Pablo Capistrano, Carlos Fialho e Leonardo Barros

Tenda dos Autores
19h – Debate sobre “Literatura e resistência” com o poeta carioca Ricardo Chacal e o professor potiguar Alexandre Alves, que publicou a tese de Doutorado “Poesia submersa: poetas e poemas no RN 1900-1990”
20h – “A Saga dos Lacerda: Do fim do Império a Era Vargas”, com o historiador e escritor Rodrigo Lacerda (RJ), neto do político e jornalista Carlos Lacerda. Participação de Ticiano Duarte, escritor, jornalista e advogado; e do também jornalista Diógenes Dantas
21h – “Marighella e a batalha das biografias não autorizadas”, com o jornalista e biógrafo Mário Magalhães (RJ) e o jornalista Cassiano Arruda Câmara

(*) Colaborou: Cinthia Lopes, editora

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas