quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Pau dos Ferros terá solução paliativa

- Publicidade -

O município de Pau dos Ferros, distante 400 quilômetros de Natal, enfrenta dificuldades devido a forte estiagem que dura mais de dois anos. A barragem que atende o município está com apenas 4,89% da capacidade. Para compensar o problema, o Governo do Estado está implantando uma adutora de engate rápido no local. O equipamento vai funcionar como um remendo enquanto a cidade não é beneficiada com a principal e maior obra de combate à seca em curso: a transposição do rio São Francisco.

A transposição, aliás, ainda não beneficiou a população potiguar, pelo contrário, devido à obra, o município de Pau dos Ferros não foi contemplado com a adutora do Alto Oeste. De acordo com Joana D’arc, da Semarh, quando a adutora foi estudada, o Nordeste tinha a expectativa de ver a transposição  pronta em poucos anos. “Não fazia sentido levar a adutora do Alto Oeste até Pau dos Ferros porque, em pouco tempo, as águas da transposição iriam chegar”, disse.
A adutora de engate rápido que vai abastecer Pau dos Ferros tem 43 quilômetros de extensão
O alto custo da transposição – R$ 8 bilhões em valores atualizados – inviabilizaram o benefício para Pau dos Ferros. A coordenadora de gestão dos recursos hídricos do Estado explicou ainda que houve um acerto entre o Governo do Estado e Governo Federal no sentido de deixar pronto um projeto que pudesse ser colocado em prática caso a transposição não fosse finalizada a tempo. A previsão era de que a maior obra dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estivesse pronta em 2010.

Como a obra não ficou pronta e com o agravamento da seca nos últimos ano, o Governo do Estado tirou da gaveta o projeto da adutora de engate rápido. O equipamento está sendo construído entre Pau dos Ferros e Itaú. Com 43 quilômetros de extensão, avançou cinco quilômetros em oito dias desde que foi iniciada.

#SAIBAMAIS#A adutora será uma derivação do sistema Alto Oeste, na parte que tem captação na barragem de Santa Cruz, em Apodi. O ponto de derivação será às margens da BR-405, no trecho localizado em Itaú. A tubulação de 300 mm permitirá uma vazão de 43 litros de água por segundo. O prazo de entrega é maio de 2014 e estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 13.461.418,19 milhões do Ministério da Integração Nacional (MI).

Serão beneficiadas diretamente com a nova construção 26,6 mil habitantes da área urbana de Pau dos Ferros. Pelo fato de poder ser assentada na superfície sem a necessidade de escavação, a obra é desenvolvida mais rápida. Em alguns trechos, a tubulação terá de ser enterrada para permitir o fluxo de carros e de pedestres. A governadora Rosalba Ciarlini disse que a mesma manobra pode ser usada em Currais Novos. “Tivemos que fazer algo para que Pau dos Ferros pudesse ter o abastecimento de água regularizado. Essa foi uma decisão que tínhamos tomado em 2011, assim que assumimos o Governo, mas apenas agora, com a situação de seca agravada, é que comprovaram que nosso projeto era eficaz. Agora, estamos levantando a possibilidade da adutora de engate rápido também para Currais Novos”, disse.
Fonte: Companhia de Águas do Rio Grande do Norte - Caern (13/03/2014)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas