sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Paulo de Tarso Correia de Melo lança o “Livro de Linhagens”

- Publicidade -

As experiências e lembranças, vividas e guardadas, pelo escritor Paulo de Tarso Correia de Melo durante viagens pela literatura e por terras portuguesas e gregas são o fio que tece seu novo “Livro de Linhagens”, com lançamento marcado para hoje, às 18h, na sede da Academia Norte-Riograndense de Letras. A publicação que sai no Brasil sob a guarda da editora mossoroense Sarau das Letras, também será lançada no próximo dia 1º de outubro na cidade do Porto, em Portugal, pela editora Corpos – uma parceria inédita no RN. A obra custa R$ 30 e poderá ser encontrada, após o lançamento, nas principais livrarias da cidade.
Paulo de Tarso lança livro em Natal e em Portugal. Obra sai pela Editora Sarau das Letras
“Já escrevi bastante sobre Natal, e resolvi mastigar as viagens que fiz. Além de buscar inspiração nas memórias paisagística e cultural, o livro também tangencia a literatura de (Luís de) Camões e Fernando Pessoa, e a lírica grega”, disse Paulo de Tarso, que chega ao 17º livro com este novo título. Sobre a publicação portuguesa, Tarso se diz satisfeito com a parceria: “Apostei na editora mossoroense e deu certo. Acredito que é um feito inédito no Estado”, arrisca. Antes, o potiguar editava seus livros pela editora pernambucana Bagaço.

Dividida em duas partes, onde “Livro de Linhagens” foca Portugal e “Caderno de Viagem” traz poesias que falam da Grécia, a publicação é recheada por 40 poemas selecionados pelo autor que procurar conferir suas impressões escritas em diferentes épocas. “Esses poemas estavam guardados há algum tempo e foram devidamente lapidados antes da publicação”, afirma Tarso, que prefere não publicar poemas isolados por acreditar nesse aperfeiçoamento constante das palavras.

Membro da Academia Norte-riograndense de Letras e sócio da Soicio da União Brasileira de Escritores no RN (UBE/RN), Paulo de Tarso, considerado um dos grandes nomes da poesia potiguar, também também publicou estudos críticos sobre a poesia norte-riograndense, onde figuram Zila Mamede, Myriam Coeli, Luís Carlos Guimarães, Sanderson Negreiro e Gilberto Avelino entre os nomes investigados. Acumula no currículo os premiados “Natal: secreta biografia”, merecedor do Prêmio Estadual de Poesia Auta de Souza, e “Folhetim cordial da guerra em Natal e Cordial folhetim da guerra  em Parnamirim”, contemplado com o Prêmio Municipal de Poesia Othoniel Menezes.

Diferente da maioria de seus livros, que geralmente não trazem prefácio, esta obra conta com uma nota de contracapa, assinada pelo poeta Sanzio Azevedo, membro da Academia Cearense de Letras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas