terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Paulo de Tarso entrega o cargo

- Publicidade -

O ex-secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, deixou o governo também ontem, segundo o próprio, “exclusivamente em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria”. Paulo de Tarso era considerado um dos homens fortes da gestão Rosalba Ciarlini e tinha carta branca para tomar muitas das decisões do Poder Executivo. Um intelectual, com vasta experiência e conhecimento amplo nas searas do direito e administração. Era ele o porta-voz dos infindáveis embates com o funcionalismo público, ainda em vias de fato com o governo. O ex-secretário foi o elo  entre o vice-governador e o  grupo do DEM no período pré-eleitoral de 2010, que culminou com a parceira de ambos os grupos.

Paulo de Tarso Fernandes conduziu algumas das mais difíceis negociações com os servidoresEm nota, a governadora Rosalba Ciarlini lamentou a saída de Paulo de Tarso Fernandes. Mas ao mesmo tempo em que dizia que não havia sido comunicada porque não recebera a carta com o pedido de exoneração, o ex-secretário afirmara que já havia informado pessoalmente a saída do governo e que não encaminharia um comunicado formal porque não havia necessidade para tanto. Paulo de Tarso deixa uma lacuna, sobretudo para os demais secretários, que tinham nele o consultor para a tomada de muitas das decisões. “Ele falava e nós assinávamos embaixo”, destacou um secretário, que pediu o anonimato.

Nos dez meses em que chefiou a principal pasta da administração, o ex-secretário somou antipatias por parte dos servidores públicos. A desavença se dava porque era através dele que o governo informava aos funcionários a impossibilidade de conceder os reajustes advindos dos planos de cargos e salários, aprovados ano passado na Assembleia Legislativa.

O vice-governador Robinson Faria não poupou elogios ontem ao ex-secretário Paulo de Tarso Fernandes, a quem creditou uma “amizade leal”. Robinson Faria disse que Paulo de Tarso era um “sacerdote” e tinha um conhecimento e humildade admiráveis. “As principais políticas do estado recorrem a ele quando estão com algum problema de ordem jurídica. Ele sempre presta consultoria e não cobra nada”, destacou Robinson. O ex-secretário teria se irritado com a postura do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que teria se negado em avalizar o retorno de Robinson Faria à Semarh.

Procurador Miguel Josino está cotado para o Gabinete Civil

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, é o nome cotado para assumir a titularidade do Gabinete Civil. Ontem à noite ele foi à residência do ex-secretário Paulo de Tarso Fernandes. “É um amigo querido e foi conversar com ele”, disse o procurador.

Ele negou que já tivesse sido convidado para ocupar o cargo deixado por Paulo de Tarso. Na visita à residência do ex-chefe do Gabinete Civil, Miguel Josino foi acompanhado do ministro da Previdência, Garibaldi Filho.

A saída do grupo do vice-governador Robinson Faria da gestão Rosalba Ciarlini deixa vagos um cargo de primeiro escalão e dois de segundo escalão. A Secretaria de Recursos Hídricos, que tinha como titular Robinson Faria, fica vaga, inclusive com os cargos comissionados, já que todos haviam sido indicações do vice-governador e de aliados dele.

A presidência da Caern que tinha como titular Walter Gazi, indicado de Robinson Faria, também foi entregue. O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) passa a ficar vago com a saída do engenheiro Marcelo Toscano, também indicado de Robinson Faria.

Tanto a Caern quanto o Idema, além dos seus titulares, também estavam com cargos de terceiro escalão indicados pelo grupo político do vice-governado Robinson Faria.

Henrique reafirma que PMDB não fará indicações

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, descartou a possibilidade do partido ampliar a cota de cargos no Governo do Estado com a saída do grupo do vice-governador Robinson Faria. “Não há qualquer fundamento, nenhuma possibilidade. Os espaços do PMDB no Governo Rosalba estão de bom tamanho”, destacou.

Henrique Eduardo Alves se reuniu ontem com a governadora Rosalba junto com os deputados estaduais peemedebistas. Foi o primeiro encontro oficial da bancada do PMDB com a chefe do Executivo estadual. A reunião foi antes do anúncio do rompimento de Robinson Faria com o governo.

“Não foi discutido nada sobre cargos. Aliás, garanto que o PMDB não quer e não aceita qualquer cargo a mais do que os que já tem. O PMDB já está representado no Governo com as indicações feitas pelo ministro Garibaldi Filho”, disse o presidente estadual do PMDB, fazendo referência a Secretaria Estadual de Turismo, onde o partido indicou Ramzi Elali, e a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social, com o peemedebista Luís Eduardo Carneiro. Além disso, também é indicação do PMDB a presidência da Potigás, com Saulo Carvalho. “O PMDB está no seu tamanho adequado. Não tem que buscar mais cargos”, completou.

Bancada confirma apoio ao Governo

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte esteve ontem no gabinete da governadora Rosalba Ciarlini, para confirmar apoio integral do partido à administração estadual. Participaram dessa primeira reunião como aliados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, os deputados Walter Alves, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Poti Junior, além do vice-presidente do PMDB, Elias Fernandes. Todos disseram que chegam dispostos a aprovar projetos do Executivo encaminhados à Assembleia Legislativa, bem como propor e defender outros de interesses do RN no plano estadual e federal como projetos Baixo-Assu, Santa Cruz e Mendubim.

Deputados do PMDB conversam com Rosalba Ciarlini sobre os projetos do governo estadualO PMDB passa para a base aliada, reconhecendo as dificuldades que Rosalba Ciarlini está enfrentando para governar por causa da situação financeira do Estado deixada pelo governo passado. “As dificuldades são superáveis”, confiam os deputados.

Justificando a ausência do deputado Nelter Queiroz, Henrique assegurou à governadora que a posição do parlamentar será a favor de todos os projetos do Executivos. Já Walter Alves anunciou que Garibaldi Filho não pode estar presente em função da inauguração de uma agencia da Previdência em Maceió, Alagoas.

O presidente do PMDB também disse acreditar em aliança política com os partidos da base do governo, nas eleições municipais. “Estamos apoiando Rosalba pela ética, espírito publico e dedicação”, disse o parlamentar, confiando que em muitos municípios haverá coligação. Ele reafirmou que o partido não pleteia novos cargos no Governo.

A governadora Rosalba Ciarlini considerou a ida dos deputados ao seu gabinete, um sinal de fortalecimento do entendimento que já havia sido fechado com o diretório.

“Sei do interesse que cada um dos parlamentares tem com o desenvolvimento do RN. A aprovação do empréstimo de US$ 540 milhões junto ao Banco Mundial foi a prova de comprometimento da Assembleia”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas