quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Performance ‘invade’ shopping e critica consumo

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

A cena inusitada e monocromática seria surreal se não estivesse tão impregnada de cotidiano. Apesar de destoar em meio ao colorido da decoração natalina, ela (a cena) está em ‘perfeita’ sintonia com o contexto de festas e compras do período. Apresentada no início da tarde desta segunda-feira, entre às 13h e 15h, nas imediações (e dentro) do Shopping Midway Mall, a performance “Cegos” refletiu de forma crítica e contundente o padrão de comportamento da sociedade e a cegueira que o consumo provoca nas pessoas. Ou seriam apenas clientes sem vontade própria, escravizados pelo mercado? Essa foi a intenção: provocar reflexões!

#ALBUM-4832#
A intervenção artístico-urbana criada por Marcos Bulhões e Marcelo Denny, ambos professores do curso de teatro na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP),  levou um ‘exército’ de 40 pessoas, homens e mulheres bem vestidos, devidamente vendadas e munidas com suas sacolas de compras.  Durante mais de duas horas, esses ‘cegos’ passearam tranquilamente entre pedestres, carros e clientes do centro comercial, sempre perseguidos por um batalhão de fotógrafos e curiosos: “Valha-me!”, disseram uns; “que coisa macabra” disse outro; “isso deve ser uma ação de marketing”, arriscou um terceiro.

#saibamais#Enquanto os atuadores babavam, deslumbrados com as vitrines, aplausos – ora isolados ora compartilhados – quebravam o silêncio ensurdecedor do grupo. Inclusive, na verdade, o aplauso pode ser entendido como uma forma de extravasar a concordância com a crítica.

“É algum protesto?”, perguntavam; “parece Os Cão da Redinha”, comparavam. “Não estou entendendo nada!”, declarou uma senhora baixinho, logo advertida por outro espectador: “Deve ter alguma coisa a ver com consumismo”. O fato é que foi difícil ficar alheio à performance “Cegos”.

A atividade faz parte da programação do Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea, que segue até a próxima quarta-feira (11). Informações: 9975-4161 e artecruor.com.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas