sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Perigo de contaminação do rio Pitimbu será discutido nesta terça na Caern

- Publicidade -

Os riscos de contaminação da água do rio Pitimbu serão discutidos pelos componentes do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do rio, a partir das 15 horas desta terça feira, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na avenida Senador Salgado Filho, 1555 – Tirol (vizinho ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel). Esta é a quarta reunião do comitê que indicará os membros representantes para participar da Oficina de Capacitação para Gestores de Recursos Hídricos sob a responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), no âmbito do Projeto de Integração das Águas do São Francisco. O rio Pitimbu lança água na lagoa do Jiqui, de onde é captada 30% de todas a água que abastece a cidade do Natal.

O presidente do Comitê, Pedro Galvão do Amaral Filho, informou que durante a reunião serão escolhidos membros (titular e suplente) para representar o comitê no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH). Também serão escolhidos os membros que irão atuar no Plano de Gestão Ambiental do rio Pitimbu, planejando ações já contidas no Plano.

O Comitê tem o objetivo principal de gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado. Ele é acionado todas as vezes que a bacia hidrográfica é ameaçada como devastação dos mangues e mata ciliar (que margeiam o rio), contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais, despejo de resíduos sólidos e contaminação por agrotóxicos; uso descontrolado da água em atividades que provocam erosão; assoreamento por sedimentos como metralha ou areia entre outras ações capazes de degradar o entorno do rio.

Participam do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pitimbu a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Caern, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UnP), Associação dos Moradores do Assentamento Eldorado dos Carajás, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Prefeituras municipais de Macaíba, Natal e Parnamirim, entre outros.

Com informações da Caern.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas