quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Peso

- Publicidade -

[[email protected]]

A situação financeira do Tribunal de Justiça é crítica tal que o volume de salários pesa sobre os cofres do Estado. Para se ter idéia, o menor salário de funcionários gira em torno de 15 mil reais. Um oficial de Justiça ganha 20 mil.

Balança
Somando valores e quantidade, as vantagens de juízes não são o maior problema. Eles são 200, e os funcionários são mais de dois mil. Alguns ganham até mais que desembargador.

Saldo
E se for implantada a chamada GNTS (Gratificação Especial de Técnico de Nível Superior) com pagamentos retroativos, não apenas o TJ, mas o Governo também quebra. A soma chega à casa dos 750 milhões de reais. Duas vezes mais todos os precários devidos pelo Estado, que gira em torno de 380 milhões.

Cenário
Por falar no TJ, vem aí a disputa pela vaga do desembargador Aderson Silvino, que se aposentou pela compulsória. Vaga por merecimento.

Corrida
Titular da 11ª Vara Criminal, o juiz Jarbas Bezerra assume temporariamente. Mas concorrerá à vaga. Mesmo assim, as expectativas são para a vitoriosa do juiz Cornélio Alves, de Mossoró. Mesmo assim, a disputa será concorrida.

Ausência
Quem passou pelo Posto Policial de Pium na manhã do último dia 3 de janeiro sentiu falta da barreira policial com a presença do comandante-geral da PM. Uma prática comum nos tempos do coronel Francisco Araújo.

Novo estilo
Jornalistas também sentirão falta de maior contato com o comandante-geral. Nos tempos do coronel Araújo, o celular dele ficava à disposição qualquer hora do dia e da madrugada. Agora, o novo comandante-geral, coronel Ângelo Dantas, disse que só se pronunciará em casos extremos. Pretende criar uma coordenadoria de imprensa para manter o contato direto.

Bem na fita
Quem fez o concurso com o coronel Ângelo Dantas para a PM, na década de 80, tem boas lembranças dele. Dizem que era o mais humilde do grupo. O bom camarada.

Elástico
Políticos de Mossoró ganham vez no governo Robinson Faria. O prefeito Silveira Júnior (PSD) indicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton França; e o deputado federal Betinho Rosado (PP) indicou Zaidem Heronildes da Silva Filho para Justiça e Cidadania.

Reforço
Por convite de Robinson, a advogada e engenheira civil Ieda Maria Melo Cortez assume como adjunta de Recursos Hídricos. Nome bem visto no setor. Já atuou na Secretaria como responsável por projetos do Banco Mundial. Tem entre seus mestres uma das maiores autoridades em recursos hídricos do Brasil: o potiguar Paulo Varella, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA).

S.O.S.
Veranistas das praias de Jácumã, Porto Mirim e Muriú pedem socorro. Não por menos: o lixo está acumulado há quase uma semana.

A propósito…
Por onde anda a vigilância sanitária – municipal e estadual –, que não penaliza órgãos públicos pela falta de higiene de norte a sul, leste a oeste do RN, principalmente nos litorais.

Eca!
E a sensação de quem anda pelas ruas da badalada praia de Pipa continua a de estar dentro de uma lata de lixo. Horror.

Horror
Já na Rua das Gameleiras, onde ficam bares e restaurantes, o cenário de falta de higiene se mistura ao fedor de urina.

Sabores
Neste mês de janeiro, Frederico Lima e Jozimar Júnior abrem três novas unidades da Wayne’s Burger Star, a hamburgueria “Coisa de Cinema”, com decoração inspirada na temática do cinema e cardápio por receitas próprias. Ontem, inauguraram a do Seaway. Em breve será na Av. Afonso Pena, Petrópolis.

Saúde
A partir deste mês, o Praia Shopping terá a Feira de Orgânicos, na praça de alimentação, em parceria com a empresa HortaViva. Serão três barracas para a comercialização dos orgânicos, livres de agrotóxicos, como frutas, folhas e legumes, todos os sábados, das 7h às 10h.

Arte
A Fiart, que acontece de 23 de janeiro a 1º de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal, terá mais uma vez loja Brasil Original. Espaço organizado pelo Sebrae-RN para mostrar peças desenvolvidas por Microempreendedores Individuais (MEI) e três associações de produtores de artesanato atendidos pela instituição no RN, por meio do projeto Expoart.

Pra agendar!
Empresa do conglomerado Itaú Unibanco, a Rede patrocina com exclusividade seis exibições gratuitas do musical “Gonzagão – A Lenda”. Em Natal será apresentado no dia 24, na Praça Augusto Severo, no Largo Dom Bosco, Ribeira, às 20h.

Flashes
E no dia 25, holofotes no palco do Teatro Riachuelo. Noite com apresentação com a Tropa Trupe encenando a peça “A Lenda do Trapezista Cego”, concebida em parceria com a Companhia Internacional Sin Plugares.

Holofotes
A criação do roteiro surgiu com os contos e causos vividos e contados sob a lona que por anos serviu de sede do grupo potiguar, após pertencer a outras companhias RN, e acumulou muitas histórias, como a morte de um trapezista que enxergava muito pouco, pertencente à tradicional família circense potiguar do Circo Saturno.

A boa
A badalada inauguração da Cervejaria Devassa rendeu elogios à estrutura. A franquia (a maior em todo País) tem quatro ambientes, dois palcos e nove lounges. Funciona todos os dias neste verão, a partir das 18h, em frente ao Praia Shopping.

COLMEIA
Hoje tem parabéns para Neyla Santos, Leila Rezende, Mauri Barreto, Ivanóide Maia, José Augusto Galvão Pereira.

No Shock Bar do Hotel Termas, em Mossoró, hoje tem o som de Alan Jones. E amanhã fica por conta de Darlan Dias e “Forró Mais Eu”. No sábado, Marcos Júnior solta o som de barzinho.

Amanhã tem abertura do Verão da Apurn, em Pirangi, com Dom Cardoso e seus metais, a cantora Artenisa e DJ Alex Cortez, 22h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas