sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

PIB agropecuário deve avançar mais neste semestre

- Publicidade -

Rio (AE) – O PIB da agropecuária, a soma de todas as riquezas produzidas na atividade, subiu 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, enquanto serviços e indústria tiveram resultados negativos. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, no entanto, o PIB da agropecuária não teve variação.
O cultivo de soja foi um dos destaques no segundo trimestre
Os dados foram divulgados sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento nulo na comparação com o segundo trimestre do ano passado foi visto com preocupação, mas há tendência de melhora no desempenho, dizem analistas.

Na avaliação do economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deverá apresentar crescimento maior no segundo semestre. “O segundo semestre tende a ser melhor do que o primeiro, apesar da queda de preços dos produtos agropecuários, porque a base de comparação é menor”, disse.

A MB Associados espera crescimento do PIB Agropecuário de 4,6% no segundo semestre e, no ano, de 2,5%. “A base de comparação é muito forte, e a renda agrícola vai ser menor”, diz Vale.

Vale considera positivo o crescimento de 0,2% no segundo trimestre, também por conta do resultado em igual período do ano passado. “A seca nos Estados Unidos em 2012 estimulou o aumento da produção de grãos em 2013”, lembrou.

O economista disse, ainda, que o resultado médio do PIB Agropecuário nos quatro anos de governo Dilma será de 2,9%, enquanto a economia brasileira terá crescimento 1,7% ao ano, em média.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas