sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

PIB do RN crescerá abaixo da média

- Publicidade -

Renata Moura – repórter de Economia

Um boletim divulgado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste, estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da região deverá crescer 8,3% este ano, mas que no Rio Grande do Norte o indicador – que não foi divulgado – poderá avançar abaixo dessa média, pressionado pelo desempenho do estado em áreas como agricultura,  que caminharam em marcha mais lenta que a de alguns “vizinhos” este ano. Não foi só o RN, porém, que caminhou nesse ritmo. Nas economias de Pernambuco, Alagoas e Bahia também predominaram indicadores com variações abaixo da média nordestina no período. Nas economias do Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraíba e Piauí, por outro lado, houve preponderância de indicadores com variações acima da média regional, diz o boletim.

Perdas da agropecuária puxaram crescimento lento do RNNo caso do Rio Grande do Norte, as perdas do setor agropecuário justificam o menor crescimento quando comparado com a média do Nordeste. O estudo do banco aponta que devido a problemas climáticos, houve perdas acentuadas de produção no estado (- 69,4%). Essa queda só não foi maior que a ocorrida na Paraíba, na casa dos 95,8%. “Contudo, é preciso registrar que o estado (RN) está crescendo, especialmente no setor de serviços”, diz o gerente da área de macroeconomia do BNB/Etene, Airton Saboya, observando que o desempenho do estado não é preocupante porque de maneira geral é registrado crescimento.

Saboya pondera, no entanto, que o estado precisa de projetos estruturantes, em infraestrutura física. “Acredito que a economia do petróleo e as obras relacionadas com a copa do mundo permitirão que o Rio Grande do Norte cresça em ritmo acelerado nos próximos anos, em nível semelhante à média do Nordeste”, diz o gerente.

Projeções

O Banco do Nordeste não divulgou as projeções do PIB por estado. Mas, no caso do Nordeste, atualizou para 8,3% a projeção de crescimento para indicador, um acréscimo superior ao do Brasil, cuja evolução deve ser de 7,5% neste ano. Essa previsão foi ampliada em relação a setembro, quando o Banco estimou evolução de 7,2% para a região, em comparação a 2009. Para 2011 e 2012, o PIB nordestino deve ter incremento de 5,4% e 5%, respectivamente, e continuar com resultados acima dos esperados para o país. Em 2011, a economia brasileira deve crescer 5,3% e, no ano seguinte, 4,5%.

De acordo com Aírton Saboya, “para a elaboração das estimativas foram levados em conta fatores como a demanda internacional por matérias-primas e alimentos, a estabilidade macroeconômica do Brasil, os investimentos em infraestrutura e construção civil, a elevação do salário mínimo e os programas sociais, que ajudam a expandir o mercado interno”.

O superintendente do Etene, José Narciso Sobrinho, diz que a economia da região tem se expandido acima da média do país devido à ampliação dos investimentos em infraestrutura.

Focus: empresas esperam alta de 7,61% na economia

Brasília (AE) – O mercado financeiro voltou a elevar a previsão da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o acumulado de 2010 e 2011, conforme a pesquisa Focus, divulgada ontem pelo Banco Central (BC). A expectativa para a inflação neste ano subiu de 5,88% para 5,90%, em um patamar ainda mais distante do centro da meta de inflação, que é de 4,50%. A estimativa para o IPCA em 2011 passou de 5,29% para 5,31%, sendo que o centro da meta de inflação para o próximo ano também é de 4,50%. A meta tem margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

No caso da inflação de curto prazo, o mercado elevou de 0,60% para 0,62% a previsão para o IPCA de dezembro. Para a inflação de janeiro, a taxa prevista seguiu em 0,60%, de acordo com a Focus.

A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, segundo a pesquisa semanal Focus, foi mantida em 7,61% e, em 2011, em 4,50%. A estimativa para o crescimento da produção industrial em 2010 permaneceu em 10,66%. Para o ano que vem, a projeção para a expansão da indústria caiu de 5,40% para 5,31%.

De acordo com a pesquisa Focus, os analistas mantiveram a previsão para a Selic (a taxa básica de juros da economia) para o fim de 2011 em 12,25% ao ano. Hoje a taxa está em 10,75% ao ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas