quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Pinacoteca Potiguar recebe mostra ‘15 Artistas Italianos’

- Publicidade -

A Copa em Natal já terminou, mas o intercâmbio de potiguares e italianos continua. Em cartaz a partir desta quinta-feira, a mostra  itinerante “15 Artistas Italianos no Brasil’ ganha os salões da Pinacoteca do Palácio Potengi. O recorte da arte contemporânea italiana tem iniciativa da ACIB – Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira, através do produtor cultural e curador da mostra, o italiano Renato Scalon.
Trabalho do artista Carlo Galfione em exposição
Cada artista convidado está expondo três trabalhos, a maioria em pintura sob tela.  As obras são assinadas pelos artistas Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Anna Madia, Carlo Galfione, Carlo Gloria, Chiara Pirito, Cristina Mandelli, Davide Le Grazie; DOCMIO – (Andrea Gammino e Paolo Pieretto), Laura Pugno, Manuele Cerutti, Marco Memeo, Nicola Bolaffi, Paolo Leonardo e Pier Luigi Pusole.

Para maior dinamicidade e alcance  do projeto, foi produzido um DVD, com 32 minutos, no ateliê de cada um dos 15 artistas, contendo os seus  depoimentos acerca das próprias obras. O filme  será exibido na abertura da exposição, marcada para 19h. Também foram produzidos catálogos, com 94 páginas, em papel couché, com sobrecapa em quadricromia e as 45 reproduções em cores das obras. A curadoria internacional da exposição é de Alberto Farinella, professor de Estética no Instituto de Belas Artes de Turim, na Itália. A curadoria local é de Renato Scalon, especialista em pintura e demais manifestações da arte contemporânea.

A exposição também conta com o apoio do Conselho Regional do Piemonte e da cidade de Turim (Itália) e está sendo patrocinada pela Ferrero Rocher (Brasil), responsável por trazer as obras ao país bem como pela produção dos catálogos. A exposição conta com o apoio cultural do Instituto Italiano de Cultura (Brasil).

SERVIÇO:
Exposição : “15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil”
Abertura: quinta, às 19h, na Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro, s/n. Cidade Alta).
Visitação: até 9 de agosto, de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos finais de semana, das 9h às 17h.
Tel.: 3211-7056

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas