sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Pinceladas à italiana

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

“Espero que o Brasil ganhe essa Copa, os brasileiros amam a camisa da sua seleção e isso é fundamental no futebol”, comentou o artista plástico italiano Fabio Massimo Caruso sobre a desclassificação da ‘Squadra Azzurra’ frente ao Uruguai no jogo de terça (24) aqui na Arena das Dunas. Caruso, que assistiu a partida da área destinada às autoridades no estádio e atribuiu a derrota à “fadiga dos jogadores italianos”, está em Natal desde o dia 30 de maio participando de residência artística promovida pela Embaixada da Itália no Brasil em parceria com a Fundação José Augusto. As dez pinturas abstratas produzidas por ele ao longo da estadia no RN dão corpo e forma à exposição “O Percurso”, em cartaz na Pinacoteca do Estado até o próximo dia 5 de julho. A ação faz parte do projeto “Itália no Brasil”, que a embaixada daquele país vem realizando em várias cidades do país com artistas de várias áreas.
Enquanto a “Squadra Azzura” dá adeus ao Brasil, o artista italiano Fabio Massimo Caruso inaugura sua exposição “Processo”, produzida ao vivo em Natal durante os últimos 30 dias
“O tema da mostra é o encontro dos dois países e a relação entre as pessoas daqui e de lá. Explorei formas que dão formas a ideias, minha pintura são movimentos e com eles busco estabelecer contato e envolver o observador”, disse Fabio Massimo Caruso, 60, que também encontrou inspiração no mar (sugestionado pela presença de formas de peixes pictóricos) e na miscigenação que reforça a ligação histórica entre brasileiros e italianos.

#SAIBAMAIS#O artista conta que transformou a galeria da Pinacoteca em um grande ateliê. Antes da exposição na Pinacoteca, as obras do pintor foram apresentadas em evento fechado na Casa Azurri, sede itinerante da seleção italiana durante o mundial de futebol que funcionou na Praia dos Artistas. Após o período de visitação, os quadros, dois grandes (2 metros x 1,5 metro) e oito menores (50 cm x 50 cm), serão incorporados ao acervo da Embaixada italiana em Brasília.

“O Percurso” de Fabio Massimo Caruso começou com os primeiros sinais de gotejamento colorido, um contínuo amadurecimento que aos poucos assumiu as superfícies das telas de maneira dinâmica. Segundo Fabio, as composições “serão uma combinação de sinais e estruturas cheias de musicalidade”, que conferem estilo, a emoção do movimento, do percurso e depois do encontro. “As formas pictóricas dos peixes representam com intensidade, o compromisso e a busca poética do gesto artístico, a evolução e a metáfora do percurso humano que se move a procura de esperança, no encontro entre as culturas e mentalidades”, explica.

Simplicidade e interesse
Como qualquer residência artística, sempre alicerçadas na intenção de provocar o intercâmbio, Caruso conta que o que mais chamou atenção em solo potiguar foi a simplicidade e o interesse das pessoas e dos artistas locais. “Acredito no poder da arte em iluminar e minha rotina por aqui foi de muita troca e aprendizado. Essa oportunidade de fazer contato e conhecer pessoas foi a parte mais importante desse trabalho”, revela Fabio em seu sofrível italianês-aportuguesado.

Para ele, o trabalho artístico é “um empenho que dura a vida toda, e segue a tendência de melhorar, de se buscar a elevação, seja ela pessoal, espiritual, social ou emocional. Por isso valorizo tanto as artes tradicionais diante das novas formas de arte que misturam tecnologia. É importante essas experimentações, mas são as artes tradicionais que oferecem o percurso, o processo criativo”, destacou o pintor nascido na cidade de Orvieto, e que hoje mantém um ateliê em Roma.

Fabio começou a desenhar e pintar ainda jovem, e desde 1986 assumiu as artes visuais como como atividade profissional. No currículo contabiliza exposições individuais e coletivas, e suas obras podem ser vistas em coleções privadas e espaços públicos na Itália.

INTERCÂMBIOS
Ações do projeto “Itália no Brasil” em cartaz no país durante o mês de junho:

Natal
Exposição “O Percursso”, do pintor Fabio Massimo Caruso. De 25 de junho a 5 de julho na Pinacoteca do Estado (Praça 7 de Setembro, Cidade Alta). Visitação: de segunda a sexta das 8h às 18h; aos sábados e domingos das 9h às 17h. Entrada gratuita. Antes, no mês de maio, o show da cantora Mafalda Minnozzi no Teatro Riachuelo também estava inserido na programação do projeto “Itália no Brasil”

Belo Horizonte
Exposição “Barroco Itália Brasil: Prata e Ouro” na Casa Fiat de Cultura até dia 7 de setembro

Rio de Janeiro
Exposição “Italian Glamour – Moda histórica Italiana” na Fundação Cidade das Artes até dia 6 de julho; e a mostra “Protagonistas do design italiano”, até dia 29 de junho no Instituto Europeo di Design – IED

São Paulo
Ciclo de Cinema Italiano: Pequenas histórias na Grande História, dia 26 no Instituto Italiano de Cultura; mostra individual “Lodola: As cores do futebol”, até dia 13 de julho na livraria FNAC; “Exposição Turim: 1911 – Vestígios de uma Exposição Universal”, na Pinacoteca de SP até 10 de agosto; e “Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design”, até dia 3 de agosto no Museu da Casa Brasileira

Brasília
Exposição inédita do mosaico “Busto de Atleta” no Museu da República até agosto

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas