quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Plataforma virtual revela belezas

- Publicidade -

A Prefeitura do Natal por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lançou em parceria com o Portal Cidade Tour 360°, o passeio virtual do Parque da Cidade em 360°. O objetivo da plataforma é aproximar população a um dos pontos turísticos mais belos e preservados da capital potiguar.

Com uma plataforma interativa e dinâmica, qualquer pessoa pode apreciar as belezas do Parque em computadores ou dispositivos móveis que estejam conectados à internet. O local que possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova.

Além disso, abriga o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) que é responsável por propor ações de conscientização ambiental junto à comunidade, uma biblioteca com acervo voltado ao meio ambiente, e ainda um monumento de 45 metros de altura que abriga o Memorial Natal.

Segundo Marcelo Silveira, diretor comercial do portal Cidade Tour 360°, o Parque da Cidade compreende agora, o maior projeto já lançado no site. “O passeio chega a durar em torno de 1h30m, se o usuário decidir seguir o roteiro do próprio portal”, destaca. Lembrando que o internauta também pode escolher o percurso a ser visto.

Já o coordenador administrativo do Parque da Cidade, Fernando Medeiros, ressalta que a iniciativa busca despertar o interesse do público para conhecer o Parque. “Na realidade, a ideia com a plataforma digital é que os turistas e pessoas interessadas em visitar o Parque possam ter a oportunidade de conhecer o espaço virtualmente e se interessem em visitar pessoalmente”, diz.

O Parque

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi reaberto no dia 5 de junho deste ano, com status de “escola de educação ambiental”, após cinco anos fechado. Localizado em uma área de 132,36 hectares está dentro da Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova e da Cidade, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 5 de dezembro de 2012.  O espaço foi inaugurado em 2008, na última gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, mas fechou no início de 2009.

Desde então permaneceu fechado, mas sofreu ação do tempo e depredações. Em agosto do ano passado a Semurb deu início à recuperação que custou R$ 3,6 milhões para as instalações hidráulicas e elétricas, os elevadores da Torre, pintura, sinalização e recuperação da estrutura projetada por Niemeyer e os dois acessos de Candelária e de Cidade Nova. Além disso, foi construído um anexo para o Setor de Manejo, responsável pela manutenção da unidade. O acesso a área é gratuito das 5h às 18h, durante todos os dias da semana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas