Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 26°Natal - 26°

Natal

Natal, 11 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 16:31

PM's são responsáveis por presos

Publicação: 08 de Janeiro de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Depois que os policiais civis conseguiram, após uma greve, se livrar da custódia de presos na capital, agora é a vez de policiais militares serem os responsáveis pelo serviço que deveria ser dos agentes penitenciários. Em algumas delegacias de Natal soldados da Polícia Militar estão ficando com as chaves da cela, em contato direto com os presos, fazendo revistas e servindo a alimentação.
Rodrigo SenaRepresentantes dos policiais militares denunciam anova atribuição dos PM's e afirmam que eles trabalham sem condições dignasRepresentantes dos policiais militares denunciam anova atribuição dos PM's e afirmam que eles trabalham sem condições dignas

O procedimento fere uma lei federal. Somente agentes penitenciários devem ter a atribuição de analisar os documentos na chegada dos detentos, bem como ter contato direto com eles. Caberia aos policiais militares a tarefa de garantir a guarda externa das unidades, o que é um serviço da segurança pública.

A situação foi constatada pela TRIBUNA DO NORTE em uma visita feita esta semana a uma das delegacias onde o problema ocorre. Três policiais faziam o serviço de carceragem e conversaram com a nossa equipe, sob a condição de não serem identificados, assim como a unidade em que estavam.

Segundo apurou a TN, os soldados permanecem na delegacia durante 24 horas e em nenhum momento recebem o auxílio de agentes penitenciários. Muitas vezes são pressionados a realizarem revistas nas celas e até mesmo vistoriar os alimentos levados pelas famílias dos presos em dias de visita. Ao todo são 108 policiais da turma de 2009, isto é, os mais inexperientes da corporação, lotados atualmente em dez e duas unidades prisionais.

As condições sob as quais os PMs trabalham também são cruéis. As associações dos militares denunciam que os soldados dormem no chão e que em muitas ocasiões não têm sequer água para beber. A equipe de reportagem da TN pôde confirmar as denúncias e registrou ainda que os alojamentos são salas improvisadas, sujas e quentes.

Por telefone, o secretário Leonardo Arruda, titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), reconheceu que o efetivo de agentes penitenciários é realmente pequeno e que por isso, há necessidade da ajuda de policiais militares nas delegacias. O secretário ressaltou  inclusive que isso ficou acertado durante o encerramento da greve da Polícia Civil, em dezembro do ano passado, mas demonstrou desconhecer a inexistência de carcereiros em algumas unidades da capital. 

"A gente está colocando pelo menos um agente penitenciário em cada delegacia para fazer o serviço de recebimento dos presos", disse Leonardo Arruda. Para o secretário, a reclamação feita pelas associações é um discurso político e que a situação atual é emergencial. "É só lembrar que há quase dois meses não há fugas nas delegacias e notícias sobre a sujeira nas unidades". Arruda acredita que no mês que vem devem ser nomeados os 490 agentes penitenciários aprovados no último concurso.

Um questionamento que deve ser feito é se os policiais militares que estão nas delegacias não deveriam estar em patrulhamento. O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Francisco Araújo, explicou que, por lei, é atribuição da PM fazer a guarda externa das unidades prisionais. Por isso, é necessário a presença dos PMs. "Emergencialmente, estamos trabalhando nas delegacias, aguardando que sejam transformadas em unidades prisionais. E quando os novos agentes penitenciários assumirem, a função será passada normalmente", disse o oficial. 


Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

py2kv@...08/01/2010 @ 05h34
O local onde os guardas trabalham sempre foram esquecidos pelas autoridades que jamais passam por la. Fala e imprensa fazer uma grande materia para ver se tomam vergonha e respeitem a dignindade do policial militar ou civil no seu trabalho.
ed_barretosilva@...07/01/2010 @ 23h44
Alguém por aí sabe por onda andam o Ministério público e os Direitos Humanos? parafraseando o Bóris Casoi: ISTO É UMA VERGONHA!!!
dannielsoliveira@...08/01/2010 @ 09h42
Enquanto isto o concurso de Agente Penitenciário, que foi realizado em JUNHO DE 2009, cujo edital previa que o CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL seria realizado em AGOSTO DE 2009, e que os candidatos seriam nomeados até SETEMBRO DE 2009, se arrasta!!!O senhor secretário já prometeu que os candidatos seriam nomeados até o final de dezembro/2009, depois até final de janeiro/2009, e agora essa de fevereiro, e quem acredita nesta balela???? Já faz mais de 2 meses que a SEJUC está analisando a documentação dos candidatos e não divulga o resultado para inciar o curso de formação, e haja paciência!!!!NESTE RITMO SÓ EM 2011!!!!
assisrn@...08/01/2010 @ 10h43
Este problema sempre ouve, e não só na policia mas em todos os orgãos da administração pública. A falta de concurso para os devidos cargos sempre tem trazido esses problemas, fazendo com que tais orgãos fiquem mal administrados. Além disso, há muita insatisfação por parte dos servidores os quais chegam a faltar o trabalho, atrazos, entre outras coisas. Acredito que os concursados, todos eles tem boa vontade de trabalhar, mas a falta de ética, disciplina, seriedade, por parte dos administradores é que fazem a coisa desandar, ficar sem contrôle.
elisangela_araujo2004@...08/01/2010 @ 10h29
Sempre empurrando a questão da segurança com a barriga....
karlamvcorreia@...08/01/2010 @ 20h15
Bem lembrado... os concursos da PC e do AGEPEN PARADOSSSSS e o governo NÃO FAZ NADA...! Mídia, botem a boca do trombone!! façam reportagem especiais!! façam cadernos extras retratando a (falta) de Segurança Pública no RN! Façam valer os direitos dos jornalistas em falar em nome do povo!
karlamvcorreia@...08/01/2010 @ 20h13
Esse é o retrato da SSP do nosso Estado. Vamos votar em WF pra SENADORA!! Vamos colocar essa Dinossaura carniceira de novo no poder! ¬¬
miguelcruzp@...09/01/2010 @ 19h59
Abram do olho. O povo tá perdendo a paciência com os Arrudas daqui e os Arrudas de lá. Mas a maior arma ainda é o voto. Não adianta pouquissimos terem consciencia, enquanto a massa elege esses atrasos em pessoa para cargos públicos. Abaixo as oligarquias do nosso Estado pobre e sofrido.
Tribuna do Norte