quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

PMDB definirá pré-acordo com Lula para eleições

- Publicidade -

Brasília (AE) – Prestigiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PMDB traça hoje a estratégia para o pré-acordo eleitoral em torno da candidata Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), ministros e lideranças peemedebistas se reúnem em um jantar organizado pelo líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, para preparar o anúncio e consolidar o cenário de aliança entre o PMDB e o PT, assegurando a vaga de vice na chapa de Dilma.

Deputado Michel Temer é “nome natural” para ser vice em chapa com a ministra Dilma RousseffAs lideranças nacionais do PMDB vão definir os detalhes da estratégia para uma reunião com o presidente Lula sobre a disputa das eleições de 2010.  Estarão presentes na reunião de hoje os ministros Hélio Costa (Comunicação) e Geddel Vieira Lima (Integração); os senadores Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney (presidente do Congresso); o deputado Michel Temer (presidente da Câmara); além do governador Sério Cabral (Rio de Janeiro). O senador Garibaldi Filho também foi convidado pelo deputado Henrique Eduardo e confirmou que vai participar.

Henrique Eduardo afirma que a ideia dos dirigentes do PMDB é levar ao presidente a proposta de firmar um pré-compromisso entre o PMDB e o PT, visando a formação de uma chapa na disputa pelo Planalto em 2010. Nesse pré-compromisso, o PMDB destacaria o apoio ao nome da ministra Dilma  para presidente e o PT à presença de um peemedebista para vice na mesma chapa. Numa entrevista ontem publicada no portal Terra, Henrique Eduardo afirmou que Michel Temer é “nome natural” para vice-presidente.

Firmado um “pré-compromisso” entre PT e PMDB, o parlamentar potiguar espera “traduzir” o discurso nacional para os Estados e diminuir as resistências ao projeto da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer, destacando a força de Lula como argumento. “Esse jantar (de hoje com ministros e lideranças nacionais do PMDB) é para definir alguns critérios e uma estratégia para  uma conversa que teremos com o presidente Lula e com o PT”, destacou Henrique.

O deputado lembrou que o PMDB participa ativamente do governo Lula e comanda seis ministérios importantes. “O governo é aprovado pela população brasileira e nós esperamos que continue avançando, melhorando. É coerente que o partido esteja no palanque do presidente Lula”, defende Henrique. “Como é o maior partido da base aliada, é natural que a segunda posição na chapa inicial seja do PMDB”, acrescenta.

Para o líder da bancada, esse pré-compromisso é fundamental até mesmo para evitar conflitos nas discussões regionais. “A questão dos Estados, na hora em que esse pré-compromisso nacional for firmado, será muito mais respeitada, de mais fácil condução”, diz.

Henrique afirma que o importante, neste momento, é sinalizar para a base do PMDB que o partido estará com o presidente Lula no palanque de 2010, o que, para ele, deve eliminar possíveis pontuadas por questões políticas locais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas