Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 26°Natal - 26°

Natal

Natal, 11 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 16:31

Polícia do RN quer proibir marcha pró-maconha

Publicação: 27 de Julho de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

O Coletivo Cannabis Ativa, organizador da Marcha da Maconha, plataforma para defender a descriminalização da planta, anunciou que irá entrar com um habeas corpus preventivo para garantir a segurança dos participantes durante o evento. Ontem pela manhã, as polícias Civil e Militar anunciaram a intenção de coibir a Marcha, marcada para a próxima sexta-feira (30), às 16h, na Praça Cívica do Campus. Os organizadores do movimento citam o direito de se expressar livremente como garantia da realização da marcha. "Iremos fazer o protesto independente do habeas corpus", afirmam. Na semana passada, o Coletivo entrou com habeas corpus preventivo, mas a juíza negou o pedido porque não enxergava ameaça à realização da marcha.

Leilane Assunção,  29 anos, Álvaro de Andrade, 26, e Isabela Bentes, 21 anos, todos estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN, rechaçaram os argumentos utilizados pelo delegado de Narcóticos, Odilon Teodósio dos Santos Filho, e pelo comandante de Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo. Odilon afirmou à TRIBUNA DO NORTE que irá enviar policiais civis ao local. "Vamos dar total apoio ao pessoal da Polícia Civil. Vou entrar em contato com o delegado Odilon Teodósio o quanto antes para evitar que essa tal Marcha ocorra aqui em Natal. Além do tráfico e do consumo, também vamos deter quem por acaso esteja fazendo apologia ao crime", garantiu o coronel  Araújo.

Contudo, a Marcha foi pensada como um movimento político. A ideia é reivindicar direitos, propor um debate sobre o assunto e não promover o consumo da planta ou fazer apologia, diz o Coletivo. Como exemplo, os organizadores citam o material de divulgação. "Os folhetos que estamos distribuindo dizem claramente: não porte, não fume e nem faça apologia. O que queremos é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de discutir o assunto, que ainda é cercado de preconceitos", afirma Leilane Assunção.

O principal ponto a ser defendido pelos participantes da Marcha é a inviabilidade da atual política, eminentemente repressiva, de tratamento da maconha. Na visão do Coletivo Cannavis Ativa, formado não apenas por usuários da substância, a política de repressão traz mais malefícios que benefícios. "Fazemos parte de uma rede de resistência. Queremos mostrar como a repressão incentiva o tráfico e a violência, além de que a maconha é uma substância muito menos agressiva que o álcool e o tabaco, consumidas livremente", argumenta Álvaro de Andrade.

A Marcha da Maconha foi idealizada por estudantes da UFRN. Nos dias 25 e 26 de maio de 2010, foi realizado o 1º Ciclo de Debates Cannabis e Preconceito, com a participação de alunos e professores dos departamentos de História, Ciências Sociais, Neurociência, entre outros. "Essa marcha é resultado direto desse debate. Resolvemos externar a nossa opinião", aponta Isabela Bentes.

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

ebenezermoto@...27/07/2010 @ 04h11
Nesses dias vão fazer marcha pró cocaina, pró LSD,pro kraque a vão procurar o que fazer bando de traficantes a policia tem que baixar a porrada nesse bendo de desoculpados....
davi.danjr@...27/07/2010 @ 01h44
Agora serei bem mais resumido: O governo alerta sobre os benefícios e os malefícios q cada entorpecente causa, lança um programa de concientização profunda sobre o assunto, usa a mídia como principal arma de elucidação. A partir daí cada indivíduo usa o que bem entender amigo. Quem quiser dar a bun... que dê, quem quiser fumar pedra q fume, quem quiser injetar, fike a vontade, o país fez a parte dele te comunicando do mau q vc poderia sofrer caso venha se dar mau com qualquer quimica por aí. Até o momento que o camarada não prejudica outrem, ta valendo, caso ele venha perturbar o sossego alheio, aplique-se a lei devida. Simples assim, só tenho mais uma coisa a dizer, eis aí um dia ruim de chegar kkkkkkkkkkkk, infelizmente somos vítimas de uma tradição truculenta q enterra toda e qualquer possibilidade de acordo com os donos do poder q se acham GODs husauhsauhsa bye bye falks, and see you later, pray for him.
davi.danjr@...27/07/2010 @ 01h34
Vejam bem, sou policial, mas digo com toda franqueza q existe em mim, sou totalmente a favor da liberação não só da maconha, como tbm de toda e qualquer substância q exista no planeta, tenho por base o seguinte: o q o governo investe em repressão é absurdamente maior q o q seria necessário se usassem a conscientização social por meio da imprensa e orgãos do governo. Lembro de uma propaganda q passava na TV ate bem pouko tempo sobre o CRACK, só em ver akele comercial tive náuseas e creio q quem não tivesse usado crack ate o dia de ver tal propaganda, certamente deixaria qualquer intenção q houvesse de uso para lá. Caso o governo liberasse o uso de toda e qualquer substancia (claro q com leis rugulamentadoras onde estaria descrito o locais para uso, horários, quantidades a ser portada, etc) com certeza a sociedade brasileira seria bem menos violenta e estúpida. Mas agora direi a peça chave: SE PELO MENOS A MACONHA FOSSE LIBERADA, MUITOS POLÍTICOS, MEGA-EMPRESÁRIOS, DONOS DE EMISSORAS DE TVs, E MUITOS OUTROS INTEGRANTES DO COMANDO DELTA IRIAM SE DAR MAL, SEUS LUCROS CAIRIAM E ESSE PREJUÍZO ELES NÃO QUEREM TER CAROS AMIGOS. CADA CENTAVO GANHO PARA ESSES BANDIDOS DO PODER É MUITO PRECIOSO, E VER SEU IMPÉRIO AMEAÇADO POR UMA MARCHA DE CONSCIÊNCIA JÁ CAUSA ENORME TUMULTO. Viva a liberdade prisioneira da causa ganha q foi perdida há séculos, quem sabe um dia, quem sabe talvez, sem nitidez, quem sabe?????????????? By Dantas
garamboneleo@...26/07/2010 @ 23h06
"Vou organizar a marcha dos matadores de maconheiros. Defenderemos a legalização da matança de maconheiros. Todos os cidadãos devem ter o direito de matar maconheiros, para o bem da sociedade. Embora isso (matar maconheiros) seja uma conduta ilegal hoje, é um direito meu realizar uma marcha para legalizar esse ato." Percebem?
miguelcruzp@...27/07/2010 @ 07h18
Garamboneleo, aproveita e faz uma marcha pra acabar com a ignorancia, ai pouca gente iria escapar , talvez os que conhecem mais a causa do que renomados neurocientistas. Eu não faria um movimento desse em Natal, pois aqui apesar de ser capital é na verdade uma provincia de gente preconceituosa dominada pela ideologia Alves e Maia, que não sabe nem escolher seus governantes, imagine debater um tema relevante como esse. Agora o filhinho desses babacas (ou eles mesmos)enchem a cara de alcool, fazem suas bobagens e tem o apoio dos pais: "Meu filho é homem, enche a cara e só fala e faz merda igual ao papai". Esse aí é aceito na sociedade, sociedade essa que não sabe diferenciar os males do crak, da cocaina e da maconha (diz logo assim, é tudo maconheiro) mas para diferenciar não precisar usar nada, basta ler sobre o assunto. Só que ler no Brasil, é um habito escasso em nosso país diferentemente do hábito de encher a cara de cachaça e ir perturbar os outros. Há, mais encher a cara de cachaça e querer dar no povo pode, papai me ensinou assim, só não me ensinou o hábito da leitura, por isso eu sou mais inteligente do que neurocientistas (e mais ignorante do que seu Lunga) que escrevem qualquer artigo que seja e assinam embaixo, pois possuem conhecimento pra isso.
marcosnatal10@...27/07/2010 @ 06h55
isso é um encentivo as drogas, tem é que prender quem estar organizando essa baixaria,´É UMA VERGONHA PRA A NOSSA CIDADE. PRINCIPALMENTE AGORA QUE O MUNDO VAI ESTAR VOLTADO PARA O BRASIL E NTAL, PELA COPA 2014.
reservate@...27/07/2010 @ 08h24
Se os cientistas querem lançar mão de supostos benefícios da maconha para a humanidade, que o façam! (com o aval dos órgãos federais de inteligência e segurança pública). No entanto, para marchas, passeatas, carreatas, por favor escolham uma causa NOBRE! A propósito: aqueles defensores desta infeliz idéia, preferem ter sua filha abordada no caminho da escola, por indivíduos "caretas" ou "calibrados"?
apcxavier@...27/07/2010 @ 08h46
Este movimento é a prova de que o ensino público no Brasil é banal e despreparado. Os professores e alunos da UFRN estão defendendo o crime; Pela falta de conhecimento da Palavra do Senhor, porque a lei dos homens eles devem conhecer, lutaram tanto para chegar a uma graduação, mas não tem paz, nem vida. Ele não chegaram a lugar nenhum. Jesus está voltando! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ao invés de fumar maconha, vocês deveriam se humilhar nos pés do Senhor.
jcdmb@...27/07/2010 @ 08h59
ola, eu como cidadao europeu acho essa marcha muito inteligente e com fortes bases sociais. Eu sou alemao, e embora meu país vizinho a Holanda, permita o uso controlado da maconha, isso nao correspondeu a um AUMENTO do consumo. Ou seja, legalizar nao tem nada a ver com incentivar. Sao coisas totalmente diferentes. Em países como a Alemanha por exemplo, onde a maconha eh ilegal, o consumo eh muito maior, pq o dinheiro q poderia ser investido na conscientizacao, como eh feito na Holanda, eh usado apenas para a repressao. E eu como pai de uma filha, eu tenho muito mais medo de descobrir por exemplo que a minha filha estah numa cadeia, do que de descobrir que ela fumou maconha. As leis do Brasil, que enviam às pessoas à cadeia pelo consumo de uma substancia ilegal, eh muito mais danoso e causa muito mais mal ao indivíduo e à sociedade do que o consumo em si da maconha. Eu sou contra o consumo, mas a abstinencia como politica nao resolve.
rjefferson.paz@...27/07/2010 @ 09h13
Àqueles que defendem a legalização desta porcaria e de outras, lembro-vos que a maconha é um passo para o acesso ao crack, cocaína, ... Também urge lembrar que o Brasil já gasta milhões anuais (tratamento) para tratar os dependentes químicos. Ainda assim, a maconha é um alucinógeno, onde muitos quando fazem o uso desta, ficam sem noção da realidade, assim teremos: mais acidentes de carro, atropelados, pessoas brincando com o perigo em para-peitos de apartamentos, pontes... Isso é uma brincadeira de muito mau gosto e uma falta de compromisso com o próximo.
alienne@...27/07/2010 @ 09h07
davi.danjr@: Sou de inteiro acordo contigo, no que diz respeito que os "grandes" que vão à mídia falar contra as drogas, são os mesmos que ganham rios de dinheiro com tráfico. Vamos acordar galera, deixemos de nos abitolar a ver novelas, a seguir a risca o que a TV manda, tenhamos vontades e personalidades próprias! Aos hipócritas e gente de mente pequena eu canto: "Vamos pedir piedade,Senhor, piedade, Pra essa gente careta e covarde,Vamos pedir piedade,Senhor, piedade,Lhes dê grandeza e um pouco de coragem..."
ffabiof@...27/07/2010 @ 09h31
A "gloriosa" PM do RN deveria tambem proibir a campanha PRO Cerveja...eh impresssionante como a AMBEV e outra influenciam o consumo de bebica alcolica para menores, atraves de suas campanha publicitarias...por favor, PM do RN, gaste sua energia em algo mas serio
edson.sales1@...27/07/2010 @ 09h48
parabens, miguelcruzp., vc disse tudo! só discordo quando vc restringe essa ignorância à Natal , já que esse mal é um problema nacional( é só vê os numeros da educação, quantos livros se Lê por ano...)Então complementando o seu comentário: Que povinho provinciano e hipócrita é o desse país, nem sequer sabem porque são contra, mas são os mesmos "senhores de bem " que incentivam os filhos a cairem de bêbados, porque isso é "coisa de homem"`. É por causa desse povinho que não usa o cerebro (só repete o que os outros dizem) que os alves, os maias , as vilmas vivem rindo da nossa cara.
guerra@...27/07/2010 @ 09h35
Não sou a favor da maconha, como também não sou do álcool, tabaco e etc. O que mais me preocupa é o tráfico de drogas. Eu e minha família corremos mais riscos com esses bandidos a solta, cada vez mais poderosos, organizados e ricos com o dinheiro do tráfico. Ora você já viu tráfico de álcool? Gente, o que alimenta o tráfico não é o consumo e sim a repressão. O que vai combater o consumo de drogas é o ensino, a cultura, o diálogo. Está claro que é melhor investir em programas conscientizadores que mostrem a relação do uso de qualquer droga, álcool, remédios, tabaco, cocaína etc com a saúde.
rasjunior@...27/07/2010 @ 09h54
Levítico 21:5 Números 6 : 5 Apocalipse 22:2 ao nosso amigo Fanático... já que ele é tão convicto da palavra do Senhor revejas esses versículos bíblicos e analise sobre os dias de hj. Gênesis 1:11 Gênesis 3:18 Provérbios 15:17 Salmos 104:14 Êxodo 30:23 Isaías 43:24 Jeremias 6:20; Ezekiel 27:19; e Cântico dos Cânticos 4:14 O fato de uma Marcha Sobre o Titulo MARCHA DA MACONHA ... não tem nada a Haver com a Crença de Ninguém . Estude mais sobre as leis Místicas e Espirituais e vc ira vê uso de varias plantas de poder. Como Salvia Divinorum , Yopo , Ayahuaska , cacto de San Pedro Em muitas tribos anteriores a nossa e até mesmo era de Jesus Já se usavam o uso de plantas de poder. Bless a Todos na Marcha !
eltonmaximiano@...27/07/2010 @ 09h50
Ah... Francamente. Hipocrisia grande. Se não liberam a maconha, então porque não proíbem o álcool também. Gente burra e preconceituosa. Deixem a marcha ocorrer. Liberdade de expressão.
yvesmeloo@...27/07/2010 @ 10h42
. Só tenho uma dúvida. Por que será que paises como: Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca..., onde o consumo próprio é liberado conseguem ser melhores que paises que proíbem o uso? Acho eu que pelo motivo de que cada indivíduo ter seu direito respeitado. Gostaria de esclarecer que não sou usuário, mais acho que não podemos proibir ninguém de fazer o que ele quer, lógico que estipulando limites, Leis para que não aja bagunça. Liberdade de expressão é um direito de todos como fala o cartas da marcha Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma de processo ou veículo não sofreram qualquer tipo de restrição, observando o disposto na CONSTITUIÇÃO.
yvesmeloo@...27/07/2010 @ 10h33
Por questões sociais a descriminalização da maconha é necessária, quem fala que a maconha é a porta de entrada para outras drogas é porque já usou e já pulou da maconha para outras drogas, pois está afirmando e se a pessoa está afirmando é por que ela já fez uso. Porem uma grande parte sociedade é muito hipócrita, pois estudos são feitos, todo tipo de pesquisa sobre a maconha já falou que ela não faz metade dos males que os psicoativos legais fazem como álcool e tabaco. garamboneleo é um ignorante, sem informações que fez um comentário que não dar nem para comentar, vamos fazer também a marcha pró ALCOOL , marcosnatal10 outra pessoa sem informação que pensa que este movimento é para incentivar e não para debater, falar sobre o assunto ... também já era de se esperar a ignorância de uma pessoa desta que não sabe nem escrever (ENCENTIVAR), as pessoas querem comentar sobre uma coisa que não conhecem, que não entendem,, por isso que o Brasil nunca deixara de ser um país de 3º mundo, por causa de um simples problema, EDUCAÇÃO. Lembre-se pessoal esta manifestação é para debater o assunto, para esclarecer os mitos que rodam sobre a maconha e não para fazer apologia ao trafico, ao consumo e outros.
ruydeocamposf@...27/07/2010 @ 10h31
É através destas manifestações é que podemos ver o quanto um povo é evoluído culturalmente. Todos os dias existe a marcha do álcool e de se exibir, mesmo não tendo condições financeiras, a maioria vive no 3º mundo, uma pobreza de cultura e espírito....
delso29@...27/07/2010 @ 10h27
acho que esse tal que se diz policial,na verdade é um SF,(sem futuro) talvez até um usuário de maconha.e outras drogas mais.porque policial de verdade jamais concordaria com liberação de qualquer droga que seja. policial de verdade assim como eu outros mais jamais escreveria tanta besteira como essas.e deixem de usar a palavra hipocrisia pq os únicos hipócritas aqui são vcs.já que são usuários assumam logo que são.
reservate@...27/07/2010 @ 10h25
... E Garambone, estou com você! Onde é que eu assino???
cangati.09@...27/07/2010 @ 10h10
sou totalmente afavor da macha, aproveitando que a varias delegacões de graduados do Brasil e do Exterior para que fique publico e notorio que em nosso Estado as Leis se cumprem; e que se fassa um cordão de isolamento e se evestigue os mentores desse evento não estaria eles sendo financiados pelo crime organizado, aparece ate um tal alemão dano pitaque[jcdmb@...Dr odilon e equipe nota 10 fica de olho.
kellyner@...27/07/2010 @ 10h37
Todos falam da liberdade de expressão, de lucro, prejuízo... Tadavia, esquecem de falar de milhares de famílias destruídas devido ao uso dessas substâncias. Nessa mesma edição, há uma reportagem de uma criança de apenas 13 anos (município de Caicó) viciado em drogas com apenas 3 meses de uso. Não quero que os meus filhos compartilhem com esse lado podre da sociedade!!
fcarlos.lima@...27/07/2010 @ 10h54
Faço este comentário com a autoridade de quem viveu como adolescente no final dos anos 60 e início dos 70 com toda a transformação cultural ocorrida naquela época. Os "baseados" usados naqueles tempos eram vendidos em Natal por traficantes que não tinham o perfil dos traficantes atuais, eram criminosos passíveis de controle pelas forças legais. Mas, quantos usuários sairam do "baseado" e foram para o "pico" e hoje são "farrapos humanos" com a vida literalmente perdida. Os defensores desta marcha devem estar se preparando para um mercado do trabalho competitivo que vai abrir espaço para eles por fumarem maconha "batizada" com crack, o que os deixará altamente qualificados. Senhores "organizadores" da marcha vão lutar por um ensino melhor e deixem de alimentar a criminalidade com essas babaquices de quem não tem o que fazer.
raffael1000@...27/07/2010 @ 10h47
eltonmaximiano , Não se proibe o alcool e o cigarro pois são umas das maiores formas de arrecadação de imposto do pais, e não se libera a maconha pois assim qualquer pessoa podia cultivar em casa e perderia a vontade de consumir alcool e cigarros fazendo com que a arrecadação de impostos caissem bruscamente, ai esta o porque da NÃO LIBERAÇÃO
gilbertopmelo@...27/07/2010 @ 12h40
É muito fácil defender que cada um é livre pra fazer suas escolhas, a liberdade é do individuo, mas, se der errado o problema é da sociedade. Nos últimos tempos temos visto o quanto à droga é danosa as famílias, desagregando os lares e causando dor e sofrimentos a todos, é importante também perceber que a maconha é apenas a porta de entrada para outras drogas mais pesadas, dificilmente quem fuma maconha fica só nisso. Fala-se muito em liberdade, mas como ser livre quando se é escravo, nesse caso escravo da droga, propriedade do traficante, ou alguém acha que o viciado tem vontade própria? Matando, roubando, e se prostituindo para manter o vicio. As pessoas deveriam ocupar seu tempo de forma mais inteligente, tem bandeiras mais importantes a serem defendidas, macha da maconha é coisa de gente pequena, quem acha na maconha motivo pra viver, bandeira de luta, cavalo de batalha, é no mínimo um fraco de pensamento.
lcpdm@...27/07/2010 @ 12h21
Não concordo com a marcha, a maconha é uma porta que se abre para o consumo de outras drogas, e o sofrimento da família e da sociedade. Não a marcha!!!
ibrahimsilva@...27/07/2010 @ 12h15
Garambone eu tambem assino. Se e por uma sociedade mais digna e em defesa dos jovens e um futuro melhor apra o nosso pais. Tambem assimo. Estao confundindo liberdade com libertinagem, vagabundagem - Os traficantes estao adorando essa marcha - e eu nao aguento esse papo que ja vem ha anos de ignorante, atrasado quem não é a favor dessas bandalheiras. Viva o tempo que se podia dormir de portas abertas, viva o tempo que filho respeitava pai e professor, viva o tempo que adolescente podia ir livremente a pe para as escolas. Vamos fazer marcha sim para nao viver trancados em apartamentos, cheios de grades, comerciantes nos seus comercios atendendo por tras das grades para não serrem assaltados por jovens delinquentes defensores da maconha - tb vamos olhar o passados de varios politicos que estao no poder, muitos deles fumam maconha até hoje e o pior nos pagamos o salario dessa corja.
rickydamasceno@...27/07/2010 @ 12h06
Regressão. Só pode ser isso mesmo para explicar essa estupidez. Regressão. Os pro-maconha usando argumentos do tipo "alcool e cigarro fazem mais mal à saúde, e são liberados. por que não liberar a maconha também?" Um outro aí, que se diz policial, defende a liberação de tudo quanto é droga. Minhas queridas antas, o passo para frente seria a proibição do álcool e do cigarro, e não a liberação de mais uma bosta sem futuro (ou todas). Já sabemos que essas coisas não trazem benefício nenhum. E o mal que algumas causam é irreparável. Ainda tem fulano que acha que tudo deveria ser liberado, já que, segundo ele, cada um usa e faz o que quer "até o momento que o camarada não prejudica outrem, ta valendo (...). Agora minha anta, me responda: quando um chapado (de alcool ou outra coisa) desse atropela um filho teu, ou a tua mãe? Quero ver você defender a cara dele com teu cacetete ou tua .40 no meio dos cornos. Ou um viciado em crack (liberado no seu mundinho sem futuro) passa a faca na tua mulher só para roubar uns trocados? Porque, apesar de ser livre e fazer o que quiser, o usuário de crack nunca vai ter grana suficiente para bancar o vício. Regressão. Regressão.
dthmarco@...27/07/2010 @ 12h02
bom, depois de ler um a um dos comentários resolvi deixar o meu, eu lí coisas absurdas, e coisa muito interesante vi gente falando ate em deu gente querendo morte de gente agora para esse que querem a morte de gente pelo fato de usar faço uma pergunta? se fosse seu filho vc mataria ?aposto que não.. chega desse falso moralismo ipócrita ,vamos olhar mais para esse governates de merda que na hora do voto dizem que somos partão deles , mais so cria lei que o benefician,senhra juiza nos mostre uma lei que nos benéficie contra essa canalhas senhor delegado não nos deixe ver coisas absurda como vimos a poucos dias na tv policias recebendo propina,mesmo sabendo que uma pessoa havia morrido. O que queremos é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de discutir o assunto, que ainda é cercado de preconceitos..
rasjunior@...27/07/2010 @ 12h06
Maconha Droga ? Não e Sim Planta de Poder .. assim como Rabo de Leão , Lótus Azul Não Aprovo o Uso de Drogas , e sim de Enteógeno. Uso do Crack uma Droga, essa Sim consumindo a Sociedade a viver no Lado Escuro e Me diga uma Pessoa que Fuma Maconha e Vendeu Todo Pra Fumar ? Me diga quantas Pessoas que Fumam Maconha que acabou de Fumar uma Baseado agora e em seguida quer fumar outro. è algo sim de ser discutido
neriberg@...27/07/2010 @ 11h45
É uma situação delicada. Quando se fala em liberção de lgo que é Criminalmente Proibido e atinge não uma classe, a classe que quer fazer uso dessa substancia,mas, sim todo um País que vive em guerra pelas drogas. Fica meio que esquisito, que alunos de uma escola superior,que deveria ter uma visão de impacto financeiro e criminal junto a sociedade, não observe as questões sociais e economicas de tal ato. Vejamos : A bebida gera uma conta negativa para o País muito grande, pois, acidentes automobilisticos em sua boa parte, acontecem por conta de ingestão de bebidas. Se além dessa droga, que é a Bebida, houve ainda o uso da Maconha,quantos acidentes mais irão ocorrer. Quantos crimes mais irão acontecer pelo simples fato de que não só pessoas de bem farão o uso da maconha??? Quanto será o impacto nos hospitais públicos e quantas mortes serão computadas devido a liberação de drogas.??? Um ato público seria no minimo leviano e apenas traria uma imagens negativa do RN. Sei que muitos alunos da ufrn desejam aparecer na midia, mas, bem que poderia ser por motivos e lutas que fossem dignos de uma UNIVERSIDADE. Mas... cada um defende aquilo por que acha que morreria. Boa sorte a todos.
aqsdick@...27/07/2010 @ 11h44
O tema é livre e democrático. Decádas atrás o governo lançou um programa: Plante que o governo garante. Porque não a legalização da mesma ?
alepaiva030468@...27/07/2010 @ 13h49
Atenção . Peço apenas que o pessoal usuarios de outras drogas licitas ou ilicitas não desem opnião , pois atrapalham a discussão , principalmente pelo total falta de conhecimento sobre o assunto. Ano que vem será criada a Agência da Cannabis do Brasil ( sob orientação da ONU) garanto que a maioria desse pessoal que fala nem disso sabia. Seria muito bom se esse pessoal fosse ler mais e se instruir melhor antes de escrever, com nomes ficticios.
grazzyellarj@...27/07/2010 @ 13h33
A BÍBLIA BEM NOS DIZ " O MUNDO JAZ NO MALIGNO..." é mais um sinal da volta de JESUS! "ORA VEM SENHOR JESUS"!!!
cpinheirorosa@...27/07/2010 @ 16h45
sto é uma palhaçada, nao é so a policia que tem que coibir esse bando de maconheiro, é toda a sociedade, a maconha é a porta de entrada para diversas outras drogas mais perigosas como o crack e a cocaína, ja nao basta o STF despenalizar a conduta do usuário, que é quem sustenta e banca todo o tráfico, agora vem estes maconheiros fazer apologia ao uso de uma droga tao perigosa, ah que saudades dos boms tempos da ditadura, pelo menos tinha ordem neste país. garamboneleo, vamos organizar esta marcha! tambem temos direito de nos expressar!
delilahhell@...27/07/2010 @ 16h13
Eu nem sou usuária e sei que na sociedade TUDO DEVE SER DEBATIDO. LOGO, EU PERGUNTO: SE OS QUE SÃO CONTRA A LEGALIZAÇÃO TEM TANTA CONVICÇÃO QUE MACONHA DEVE SER PROIBIDA E QUE O CERTO É DEMONIZA-LA, PORQUE TAMANHO MEDO DA DISCUSSÃO? MEDO DE QUE OS ARGUMENTOS CONSERVADORES DE PAPEL UTILIZADOS PARA JUSTIFICAR A REPRESSÃO CAIAM POR TERRA COMO FOLHAS SECAS????????? QUEM TEM CONVICÇÃO NÃO TEME A DISCUSSÃO. NÃO SUFOQUEM O TEMA! NÓS NÃO DEVEMOS SER COVARDES! LIBERDADE!
camilacpsp@...27/07/2010 @ 16h09
É impressionante o tamanho da ignorância que assola a maioria dos brasileiros, que me parecem gostam de estar nesta posição. Concordo com que falou que Natal é uma provincia comandada há anos pelos mesmos que são colocados no poder pelo próprio povo, logo não tem como haver mudança nesse cenário. Quem não é afetado pela ideologia desses coronéis feudais, sabe muito bem a história da criminalização da maconha e que até 1930 era totalmente liberada no Brasil. A livre expressão é um direito por lei, e eu na minha humilde opinião não acho a marcha da maconha algo inutil, muito pelo contrário. Abrir a mente, discutir o assunto, LER, SE INFORMAR sobre a história, seus efeitos, e pegar de exemplo países desenvolvidos, não faz mal a ninguém. Ao invés de matar maconheiro, deveria se tentar VOTAR MELHOR, PARAR DE ASSISTIR TELEVISÃO e EXIGIR UMA POSIÇÃO EFICAZ DO GOVERNO.
pcr_spy@...27/07/2010 @ 16h00
Olha só, vou nem comentar a matéria. Mas sim, os comentários dos leitores. Tirando algumas poucas excessoes, eu nunca vi tanta gente ignorante reunidas numa unica materia. Isso é o retrato da falta conhecimento do brasileiro. Que vergonha hein! 3 vivas a ignorancia do povo brasileiro!
cerberus_morto@...27/07/2010 @ 15h59
Muita mistificação ainda em torno dos "efeitos" da maconha. Falaram até de "alucinógeno"... Quando se fala em maconha eu já nem sei se estão falando da planta que tem um histórico de consumo deveras antigo, diga-se de passagem, ou se estão falando da imagem desenhada em torno da planta por publicitários escandalosos que queriam se dar bem com a proibição. Em alguns comentários aqui, muito pouco argumento e mais acusações, mais aquela coisa de ficar apontando um pro outro. E muito de opinião do tipo que se conversa na calçada. Se tem muito de esteriotipar as pessoas, o "negro", o "magro", o "maconheiro"... se critica o consumo da maconha com argumentos de fofoca de esquina, de sala de aula. Aprendi muita besteira na escola, vi muita gente ser vítma de violencia dos colegas. Não é diferente para os grandinhos! Facismo social! Estou aqui para discutir sobre todos os aspectos que envolvem o assunto, não para uma guerrinha de escola de crianças malcriadas. A marcha é uma dentre as muitas discussões que devem ocorrer, pois o problema das drogas é de fato sério! Não se trata de ganhar ou perder, mas de colocar problemas em pauta!
tonitrombose@...27/07/2010 @ 14h51
nossa , cada comentario aqui... só reflete essa "sociedade natalense", infelizmente hipócrita! niguém consegue absorver nada que não seja aquilo que lhe covem...isso não é só com a erva é com qualquer assunto dogmatico, uma estagnação só... mas o que a historia nos conta sobre as mudanças sociais , é o que me da esperança...
queromario@...27/07/2010 @ 16h04
É, TA BOM DE SE JUNTAR TODOS QUE SE DIZEM VÍTIMAS DE PRECONCEITOS, TAIS COMO: PRO-USUÁRIOS DE DROGAS,PRO-HOMOSSEXUALISMO,PRO-ABORTO,PRO-FALTA DE VERGONHA...MEU AMIGO SE VOÇÊ É USUÁRIO DE DROGA A DROGA É SÓ SUA NÃO ME INTERESSA SABER SE VOÇÊ É USUÁRIO, ORA, SE ÁLCOOL E TABACO SÃO TÃO AGRESSIVAS COMO VOÇÊ DIZ JÁ BASTA. O QUE NÓS ESTAMOS PRECISANDO É DA MARCHA PELO RESPEITO E NÃO MARCHA PELA DROGA.
cerberus_morto@...28/07/2010 @ 08h41
Mas queromario@..., a Marcha DA maconha, porque esse "PRÓ" - maconha é um pouco safadinho de malvado pode intencionar uma negatividade ao movimento, que pode nem ter partido de quem o pensou, não é uma marcha pelo respeito? O que você entende por respeito? Sabe, é que tenho mêdo quando falam de respeito como os "certos e os errados", é dar muita certeza para si mesmo e querer corrigir o mundo todo. Você diz que não lhe interessa, mas veio até aqui e quiz "dar um basta", "basta o alcool e o tabaco" é uma postura política claro, talvez desfavorável aos usuários. Mas o que incomoda é que a discussão fica muito no campo do termo "droga, droga, droga", tem muitas coisas que se encaixam no campo de psicoativos que não são mais nem chamadas assim, como o "Café", por exemplo, diga-se de passagem bastante consumido! Temos uma salada de drogas em casa, porque não um pouco mais de remédios caseiros vindo de plantas e menos de drogas pesadas receitadas por médicos que nem olham na nossa cara? (A não ser que você tenha bufunfa). A tal maconha é uma planta, não vejo porque alguem ser proibido de fazer uso de algo que nasce da terra, pode-se fazer mil coisas com ela alem de fumar, só por no DEUS GOOGLE que aparece de montes! E cuidado com as drogas eletrônicas, principalmente a televisão! Ali se diz muita coisa que favorece a quem diz, pode ter certeza que não tem ninguem querendo o bem de ninguem por ali rsrs não acreditem muito naquilo, muita coisa não é dita. E não pense que as drogas eletrônicas não causam males a saúde, o que tem de sedentários... eu mesmo agravei minha visão por se chapar de vídeo game na infância rsrs
evanio.mafra@...28/07/2010 @ 00h51
Com todo o respeito que tenho aos "consumidores conscientes" da canabis, a proposta dessa marcha é simplesmente ridícula. Com toda a experiência de quem um dia já militou do outro lado, é um erro grotesco comparar a canabis com o tabaco ou com o alcóol, e não falo apenas pelos efeitos danosos à saúde, que todos, eu todos têm. Trata-se de uma cadeia de conseqüências e acontecimentos que se misturam e eclodem no meio da sociedade como efeitos do consumo de qualquer uma dessas drogas. MAis grotesco ainda é a origem da proposta: estudantes universitários e de pós-graduação, antes fossem analfabetos funcionais. As sociedades de todo o planeta investem nas universidade para formar pessoas para que sejam capazes de conduzi-las a estágios mais avançados, mas inacreditavelmente uma pequena (assim quero crer) parcela dos nossos universitário querem abrir uma "discussão" sobre o uso da canabis, uma droga tão prejudicial como o alcóol ou o tabaco (para não deixá-los de fora). Antes, pudessem gastar seu precioso tempo ocioso buscando meios para livrar a sociedade natalense dos vícios "legais", (alcóol e tabaco) e não usando a desculpa dessa "legalidade" para inserir na sociedade mais uma droga. A legalização da canabis não vai fazer o jovem alcólatra e fumante deixar sua cerveja e seu cigarro tradicional para usar apenas a maconha, ao contrário, irá turbinar ainda mais os efeitos dos dois primeiros e, consequentemente, aumentará as muitas desgraças e mazelas que já sofremos com os atuais bêbados e fumantes, imprudentes, brigões, donos do mundo em que estão se tornando os nossos jovens. Não! Acho que a sociedade brasileira não precisa discutir a legalidade de mais uma droga para que meia dúzia de noiados incoseqüentes possam fumar um baseado que na maioria das vezes vem manchado de sangue e de corrupção, exatamente igual ao alcóol e o tabaco.
luger@...27/07/2010 @ 23h28
Vou mandar encher os extintores de 10kg com esprei de pimenta e tacar nos olhos e depois no rabo deste maconheiros safados.Pau nele polícia.
luger@...27/07/2010 @ 23h27
Mais uma vez a massa ignorante é levada e manipulada por um segmento pensante e com intresses escusos.Ora, a quem interessa a liberação de substâncias entorpecentes?Sim é isto que vai acontecer, primeiro o baseado, depois o crak, mais adiante a cocaína. Quando se dá algum benefício a classes de marginais estes sempre querem mais, o usuário já foi beneficiado e agora está querendo a liberação total sem punições previstas em lei.A secretaria de segurança terá que alugar alguns ônibus para transportar esta escória, pois NÒS estaremos lá e quem fizer apologia verá o que vai acontecer, paguem para ver!
jamesdeanltda@...27/07/2010 @ 21h49
Liberar a maconha,absurdo!!!!Os "maconheiros" que defendem a liberação usam como prerrogativas os gastos com a prevenção e retaliação assim como o exemplo de países desenvolvidos como a Holanda.São uns burros e idotas!!!!!!Tá longe de poder pensar em algo como liberar a maconha no Brasil.Primeiro as leis daqui apesar de igualitárias na teoria são na prática distintas quanto a aplicação em determinados grupos sociais que fazem as leis.Pergunta como é julgado um homicídio cometido por um juíz,promotor,ou por político e depois me diz como é com o cidadão simples.Pergunta se na Holanda tem distinção quanto ao julgamento de autoridades!!!É cana por igual à todos!!!!Quer comparar o nível sóciocultural de quem fuma na Holanda com os analfabetos funcionáis daqui.Esses universitários de hoje são uns desperdício de dinheiro público.Preguiçosos,sem compromisso,levam no tranco a facu e ainda acham o exame da OAB difícil(para os advogados).Tadinho deles,óh!!!!!!
poolgreen@...27/07/2010 @ 21h42
ebenezermoto@... Caro amigo, a maconha é uma planta, que é proibido o seu cultivo doméstico... para obter essa planta as pessoas recorrem ao crime organizado... esse crime organizado... pois bem, quando o crime organizado fica em crise a saída é fazer roubo de carros, bancos e etc... imagine que quem sabe algum dia tentem te roubar e acabem te matando ou matando um parente ou um amigo teu... Mão seria mais fácil diminuir as forças do crime organizado e assim poder controlar melhor ele? A PM deveria baixar a porrada em vc que é preconceituoso!
sandro_silva_20@...27/07/2010 @ 20h30
Viva a lberdade de pensar e expressar o seu pensamento. Policial serve pra evitar a perpetuaçao de condutas ilicitas. Descriminalização da Maconha é um tema que precisa ser discutido abertamente ,principalmente, em uma sociedade que se diz democrática. Alem disso aos desinformados leiam a lei No 11343/2006 e vejam que essa conduta nao esta descrita nas formas de configuração do tráfico ilicito de entorpecentes. Nao vou discutir aqui os maleficios/beneficios da Maconha,mas com certeza nao e sob efeito desse psicotrópico que ocorrem maior parte das infraçoes penais mais graves como por exmplo infraçoes penais de transito que lideram as estatisticas de óbitos no Brasil causadas por "ases do volante". se a Canabis é perigosa ..nao se pode dizer entao o mesmo das bebidas alcoolicas?
leoraffael@...27/07/2010 @ 19h10
Há uns que dizem "É preciso debater!", "Não devemos ter medo do debate" ou "Liberdade de Expressão". Considerando que, dentre tais, há cidadãos de bem, mas com inteligência parca, dirijo a esses o meu comentário, pois não discuto nada com maconheiros. Gostaria de lembrar-lhes de que o "debate" já ocorreu, e o resultado foi a criminalização do porte, plantio, cultura e colheita, só para citar o uso pessoal. Devo lembrar-lhes também de que a liberdade de expressão acaba no momento em que se faz apologia ou incitação ao crime, ato que é catalogado como crime, no Brasil. Preciso ser mais claro? É como ironizou o Garambone: tal marcha, assim como a proposta por ele, é por si só um crime, e deve ser coibida com todo rigor pelo Estado.
rwconstantino@...27/07/2010 @ 15h47
Leilane Assunção, 29 anos, Álvaro de Andrade, 26, e Isabela Bentes, 21 anos, todos estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN, devem conhecer os traficantes que fornecem maconha para os estudantes da UFRN e devem apreciarem a maconha já que a defendem tanto. ISTO É UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA OS JOVENS ! Será que eles acham poucos os maconheiros que já existe em Natal ?
hugo@...27/07/2010 @ 15h18
Marcosnatal10 pra inicio de historia, "encentivo" não existe! aprende a escrever pra poder falar algo. agora me responde um coisa, vc acha que a proibição da maconha esta deixando a sociedade mais segura? vc esta vendo menos usuários? pelo contrario, só quem ganha com isso são os policiais corruptos e os traficantes. com a legalização a verba que estaria sendo destinada pra o trafico poderia ser muito bem voltada para saúde, educação... não vem falar merda aqui não veio...
cacomenestrel@...28/07/2010 @ 12h07
É meu querido, aí a vc pega todos os "PRO-USUÁRIOS DE DROGAS,PRO-HOMOSSEXUALISMO,PRO-ABORTO,PRO-FALTA DE VERGONHA..." bota todos num paredão e coloca essa sociedade conservadora no mínimo mal informada pra atirar, assim vcs terão um mundo só pra vcs, cheio de paz, luz e anjinhos tocando harpa! Acoooorda meu filho, entenda que vc vive no mundo e não o mundo que vive em vc! Para além dessa babaquice toda existe um mundo com culturas, hábitos, costumes e direitos diferentes do seu e enquanto vc vive sua vidinha piquinininha tem padre comendo criancinha, clitóris sendo cortados e mil outras coisas acontecendo, a solução não é acabar com essas pessoas! Mas bora continuar achando que estamos todos num desses capítulos surreais da novela das 8! Se você pelo menos se informasse sobre qualquer assunto, qualquer que seja, perceberia por exemplo que "você" se escreve com C e não com Ç, vai ler primeiro, procurar saber em que mundo vc vive, depois volte com algo mais substancioso pra discutir, só a ponta do seu dedo na cara de alguém ta fraco!
demoroll@...28/07/2010 @ 12h50
Como pode uma manifestação tão simples gerar tanta polêmica? Uma marcha como esta me faz lembrar que vivemos uma democracia. Ocorrerá numa universidade pública, onde estudantes de todo o país e pessoas que realmente tem algo a dizer, independente de serem usuários ou não, poderão pressionar o governo a colocar em pauta a discussão sobre a legalização da maconha, assunto tão distorcido pela mídia e pelas autoridades, que em décadas de criminalização só fizeram aumentar a ignorância da sociedade. Não há motivo para tanto medo desse assunto. Embora seja favorável a legalização, procuro aqui ser imparcial. Uma sociedade que já discutiu em plebiscito mudanças como, por exemplo, forma e o sistema de governo, posse de arma de fogo, etc, têm o direito e a obrigação de colocar em pauta um assunto tão sério como esse. Aos autores de alguns dos dos infelizes comentários postados aqui, gostaria que participassem e pudessem assim informar-se melhor sobre o assunto antes de falarem besteira. Apesar dos comentários aqui postados serem na maioria contrários, digo-lhes que estava presente num show lotado na UFRN, no momento em que a organização exibiu uma faixa divulgando a marcha da maconha. Ali sim, percebendo a aprovação do publico presente, tive a idéia da repercussão que esta marcha fará na sociedade. Parabéns a organização pela iniciativa e pela coragem. Viva a democracia!
adjaralaise21@...28/07/2010 @ 21h39
Meu amigo manda esse monte de desocupado lavar roupa,arrancar mato, plantar batatas ou fazer qualquer outra coisa que ocupe o tempo deles.Que pessoal desocupado fazendo zuada na rua interrompendo o trânsito,provocando balbúrdia. Os policias tem mesmo é que baixar o cacetete neles. DIGA NÃO A ESSE TIPO DE MANIFESTAÇÃO QUE SÓ POLUI AINDA MAIS AS MENTES DOS NOSSOS JOVENS.
craciunnatal@...28/07/2010 @ 14h22
A base do problema e so um, no Brasil nao existe senso de vida em sociedade,,, nao se sabe onde se termina o proprio limite e comeca o do outro. Drogas como a maconha e o alcool fazem com que esses comportamentos sejam exacerbados e pessoas matem inocentes dirigindo alcoolizados e familias sejam destruidas por um vicio compulsivo,,, que, ao contrario do que muitos dizem, nao se desfaz com uma simples propaganda, pergunte isso as maes que nao sabem o que fazer com seus filhos viciados. No momento em um alcolatra ou um viciado cometem um crime ou saem dirigindo eles estao tirando o direito a liberdade de toda a sociedade. PARA EXISTIR LIBERDADE SE NECESSITA HAVER REGRAS. Toda substancia que tira o poder de julgamento de um individuo deve ser recriminada pelo bem da vida em sociedade... por essas e outras desisti de morar no Brasil, aqui, respeito e sou respeitado como cidadao.
Tribuna do Norte