quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Polícia realiza operação contra paredões de som

- Publicidade -

Equipes da Polícia Militar realizam durante este final de semana uma fiscalização com foco na poluição sonora. Os policiais estarão atentos aos chamados “paredões” de som, proibidos por lei municipal. De acordo com o tenente-coronel Alarico Azevedo, subcomandante do policiamento metropolitano, o período do veraneio demanda atenção especial para o assunto. As reclamações relacionadas a intensidade do som em várias regiões do litoral potiguar sobem neste período do ano. Em uma primeira ação deflagrada na noite da sexta-feira passada, no entanto, ninguém foi autuado pela Polícia Militar. Outras operações estão programadas para as regiões de Ponta Negra, Redinha e Praia do Meio.
Durante todos os fins de semana do verão os policiais vão intensificar a fiscalização contra a poluição sonora e uso dos paredões de som
“Há uma lei municipal que proíbe os paredões em Natal. Como a Polícia Militar possui um maior efetivo, nós prestamos assistência aos fiscais da Semurb [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo]”, disse Alarico Azevedo. Ele esclarece que existem muitas ocorrências dessa natureza que ficam pendentes na PM. “O denunciante tem que acompanhar a polícia para autuação na delegacia. E muitas vezes, as pessoas ligam e depois não aparecem para a atuação. O que dificulta o trabalho da segurança pública”.

No período de veraneio, muitas pessoas aproveitam para animar a festa com “paredões” de som e, algumas delas, acabam por incomodar a vizinhança. A lei municipal 6.246, de 20 de maio de 2011 proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos popularmente conhecidos como paredões do som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos no âmbito do município de Natal.

A lei assinada pela prefeita Micarla de Souza prevê ainda que “a proibição se estende aos espaços privados de livre acesso ao público, tais como postos de combustíveis e estacionamentos”. O descumprimento da lei pode resultar em apreensão imediata do equipamento.

Também há a possibilidade de multa para os infratores no valor de R$ 300, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.

A lei municipal já prevê parcerias ou convênios da Semurb  com a Guarda Municipal, com os órgãos de trânsito e Meio Ambiente nas esferas municipal, estadual e federal, com a Polícia Militar e Civil, e com o Ministério Público, tendo em vista o cumprimento do que foi especificado.

Bombeiros intensificam ações em praias

O Corpo de Bombeiros passou a intensificar as ações educativas e preventivas nas praias do Rio Grande do Norte no começo de 2012. A campanha “Praia Segura” tem por objetivo orientar turistas e veranistas quanto aos cuidados a serem observados no verão, a fim de garantir mais segurança no litoral potiguar. Para isso, noventa guarda vidas ostensivos estarão espalhados pelas praias, barragens e açudes do RN, sendo 60 na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte  e 10 de Caicó. Parcerias foram firmadas com a Defesa Civil Estadual, a Cruz Vermelha Brasileira, o Samu, a Secretaria de Justiça e Cidadania, Emater, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

As ações se estenderão pelos meses de janeiro e fevereiro através de três programas: blitz educativas, “Turista Legal” e “Criança a Vista”. Na primeira ação, os bombeiros estarão em três bases fixas, em Pium, Parnamirim e Extremoz, realizando a abordagem de veículos que estiverem se deslocando para o litoral. “As blitzen desenvolvidas pela Campanha Praia Segura não terão o objetivo de multar e sim orientar os condutores quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes nas estradas e praias”, informou o tenente Cristiano Couceiro.

Cerca de 60 mil folders com dicas de prevenção serão distribuídos. Na ação “Turista Legal”, uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha estarão visitando hotéis, pousadas, restaurantes, rodoviária e aeroporto, mantendo um contato direto com turistas que busca o RN para descansar nesta estação.

O objetivo é alertar o turista quanto às praias mais seguras e as com maior risco de afogamentos. “Nesta ação estaremos focando não só o turista internacional e nacional, mas também os que vêm do interior para a capital”, disse o coronel Elizeu Lisboa Dantas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Também está incluída na ação do Corpo de Bombeiros a distribuição de dez mil pulseiras de identificação para crianças e idosos. O objetivo é garantir uma rápida localização em casos em que a criança se perca dos pais. As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação. “Também estaremos utilizando as pulseiras para atrair a criançada para perto dos guardas vidas, uma vez que se tornarão um atrativo bem interessante para elas. Com essa aproximação, buscaremos orientá-las criando um laço de afetividade e compromisso com as dicas do nosso guarda vida”, concluiu o comandante dos bombeiros.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve ontem no posto do Corpo de Bombeiros, localizado na Praia do Meio. Lá, crianças como Guilherme Gomes de Oliveira, 8 anos, recebiam as pulseiras de identificação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas