quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Por um diploma em gastronomia

- Publicidade -

Os interessados em entrar na cozinha com o pé direito, técnicas afiadas e uma visão realista do mercado, estão com nova opção para aprender um pouco mais num território onde ter bagagem é fundamental: a unidade Natal da Faculdade Maurício de Nassau começou o ano letivo de 2015 com novos cursos de graduação em gastronomia. As aulas já começaram, mas os prazos de inscrição foram prorrogados até a próxima semana. Quem pretende entrar ainda neste semestre, pode se inscrever  no vestibular agendado da instituição.
O objetivo do curso de Tecnólogo em Gastronomia é formar profissionais que tenham a capacidade de conhecer as mais diversas culturas e técnicas
O curso de Tecnólogo em Gastronomia tem duração de dois anos, e turmas pela manhã e à noite. O coordenador Samir Heckert afirma que um dos diferenciais do curso é “a grade curricular voltada à prática e ao mercado”. Mesmo que a gastronomia tenha se tornado um alvo até um alvo de glamour e modismo, com direito a reality shows, Samir afirma que há um cenário consolidado. “Temos uma nova geração de pessoas que veem o curso como uma primeira opção, é gente jovem que está envolvida pra valer”, diz.

As aulas práticas são realizadas em laboratórios multidisciplinares, em disciplinas como cozinha fria, cozinha quente, laboratório de demonstração, laboratório de análise sensorial, laboratório de bebidas, laboratório de panificação, e de confeitaria. O projeto pedagógico do curso reuniu disciplinas que abrangem desde a cozinha regional e local, até cozinhas clássicas francesas e italianas. “Inclusive, contamos com um bom espaço dedicado à culinária potiguar. É um assunto que tem o destaque merecido na disciplina”, ressalta.

A grade curricular também abordará questões de alimentação hospitalar, cuidado com o meio ambiente, além de tecnologia e técnicas atualizadas. Tudo isso em uma estrutura física própria para a realização de todos esses estudos. Samir Heckert também destaca o corpo docente do curso, composto por professores atuantes no mercado gastronômico local. “O nosso quadro de professores conta com gente renomada, que tem experiência no Brasil e também no exterior, incluindo a Europa”, diz.

O objetivo do curso, de acordo com Samir, é formar profissionais que tenham a capacidade de conhecer as mais diversas culturas e técnicas alimentares mais abrangentes, seja de confeitaria, panificação, pratos frios ou carnes, e que possa elaborar cardápios criativos, rentáveis, e possam elaborar novos conceitos. “O material que nós usamos na prática é muito similar ao do mercado, deixa o aluno bastante familiarizado com o que ele vai encontrar quando estiver em ação”, afirma.

Samir Heckert é sommelier profissional formado pela Associação Italiana de Sommelier, e também pela WSA Worldwide Sommelier Association. Também é especializado pelo curso máster de cozinha italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreignes (ICIF) da região de Piemonte, Itália. Ele está de volta a Natal após lecionar e coordenar cursos de graduação e especialização em João Pessoa.

Serviço
Inscrições e informações sobre o curso de tecnólogo em gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau: 3344-7800 e 3206-4013.
Unidade da Prudente de Morais.            

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas