Portal que reúne dados sobre a educação no RN é lançado

Publicação: 08 de Março de 2013 às 21:43

Comentários 0

O portal Observatório da Educação do RN, que reunirá informações sobre a educação no Rio Grande do Norte, foi lançado nessa sexta-feira (8). O projeto, que surgiu como uma reivindicação da vereadora de Natal Eleika Bezerra (PSDC), é uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN) e o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). O lançamento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). A nova ferramenta está hospedada no endereço www.observatoriodaeducacaodorn.org.br.
ReproduçãoO portal contará com diversos dados da educação do RN, além de ser uma ferramenta para debates entre diretores e professoresO portal contará com diversos dados da educação do RN, além de ser uma ferramenta para debates entre diretores e professores

De acordo com o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Junior, o portal vai reunir dados sobre a educação no RN, além de contar com um fórum de discussão entre diretores e professores para debater as questões mais pertinentes da área de atuação.. "O diferencial desse portal será o geo-referenciamento de todas as escolas municipais, estaduais e federais do Rio Grande do Norte com nome de diretor, quantidade de alunos, estrutura física das escolas, desempenho nos exames nacionais e outros questionamentos feitos por quem faz a educação acontecer", disse.

No site do Ministério da Educação (MEC) é possível ver índices estaduais e desempenho de suas respectivas escolas. Questionado o que o portal Observatório da Educação do Rio Grande do Norte teria de diferente, Cláudia Santa Rosa, que é uma das representantes do IDE, fez referência a facilidade de acesso por focalizar os dados locais. "Sites como o de MEC, do INEP e outros têm dados nacionais que ficam difícil de traduzir para um estado só. O diferencial do portal será extrair as informações concentrando no espaço estadual. Com isso, com certeza a pessoa interessada ganha tempo na procura dos indicadores", disse.

Arnaldo pretende ainda inserir no portal rankings municipais e tabelas comparativas dos resultados com outros estados para disponibilizar a toda população um detalhamento de como a educação do estado vem desempenhando seu papel. A alimentação do portal será feita pelos diretores das escolas, que passarão os dados por meio de cadastros.

Clique aqui para acessar o portal


Notícias sugeridas:



Comente essa notícia