quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Potiguares na vantagem

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Dois jogos neste sábado têm a característica de os números favorecerem os potiguares. Os confrontos ABC x Santa Cruz pendem mais para os Alvinegros –  14 jogos, seis vitórias do ABC e cinco do Santa Cruz, três empates. O que se constitui surpresa é a vantagem acentuada do América nos 14 jogos contra o Avaí. Se não, vejamos: sete vitórias americanas contra três dos catarinenses, e quatro empates, o América assinalou 24 gols e o Avaí apenas 18. Os números são levantados por Marcos Trindade.

Risco das competições paralelas
Um velho hábito da Confederação Brasileira de Futebol tem sido o de acumular competições paralelas. Pode até ser bom para os clubes filiados, mas às vezes proporcionam situações vexatórias, como agora, quando há times muito bem situados na Copa do Brasil, mas ao mesmo tempo próximos à zona de rebaixamento da série “B”. Vejam os exemplos da dupla potiguar: Correndo risco na “B” porém na série  “B”, ABC  ocupa o 14º lugar e o rival América o 15º.

O risco (2)
Um tropeço neste final de semana pode levar ABC e América a uma situação vexatória. O ABC FC vai  enfrentar hoje o Santa Cruz na Arena das Dunas, enquanto o América tem adversário mais forte, mais perigoso, que é o Avaí, 3º colocado e instalado no G-4, atrás apenas do Ceará (que está fora da Copa do Brasil), e América Mineiro. O Vasco, humilhado e sem forças, é o 5º colocado na série “B”, mas sem qualquer  risco de rebaixamento.

A DECISÃO
O ABC FC está sendo castigado pelos coleguinhas do portal Chance de Gol, incluído   como “lanterna” com apenas 1.1% de chance de chegar à final da Copa do Brasil, ou seja, um percentual ínfimo de 0.3% (menos de 1%) de conquistar o título. O outro time potiguar – o América, tem 9.3% de chance de chegar à final e apenas 1.8% de ser o campeão.

A DECISÃO (2)
Num bloco de times bem mais fortes, como são Cruzeiro, Atlético Mineiro e Corinthians, chega a ser generosidade do portal CG incluir a dupla do RN com alguma possibilidade do título ou mesmo ir à final  da Copa do Brasil. Nas previsões dos próximos jogos, Flamengo x América/RN 58% favorável ao Flamengo e 20% ao América/RN, enquanto para ABC x Cruzeiro, a chance do time mineiro é de 87% contra apenas 1.6% do ABC. Cruzeiro e Flamengo têm o mando de campo  no próximo cruzamento, dia 1º de outubro. É torcer para o Cruzeiro não vir com muita fome de gols.

Equilíbrio e favoritismo
Ainda com base nas previsões dos coleguinhas do Chance de gol, para a rodada de logo mais, ABC x Santa Cruz está equilibrado, com 37% de chance de vitória do ABC e 34% para o Tricolor do Arruda. Já o jogo Avaí x América,  48% para o Avaí e 27% apenas para o time rubro potiguar. Avaí ocupa o 3º lugar, o América bem mais distante:  é o 15%. Com tamanho favoritismo do Avaí, os americanos terão de torcer por uma “zebra” 

ABC lá, América aqui
Além de confirmar as presenças do ABC e do América nas quartas de final da Copa do Brasil, já está conhecida a ordem dos confrontos: dia 1º de outubro, na Arena Mineirão, Cruzeiro x ABC e, na mesma data, mas na Arena das Dunas, América x Flamengo. O receio dos dirigentes alvinegros é de que o time mineiro – atualmente líder, disparado, da ´serie “A”, oito pontos na frente do vice, Inter, aplique uma goleada no Alvinegro, reduzindo a chance do  time  abecedista de aplicar um placar maior, além de  influenciar na arrecadação.  Quanto ao América, no mesmo dia enfrentará o Flamengo, 9º colocado na série “A”, atualmente, com chance de subir mais ainda, tantas são as vitórias seguidas após a chegada de Luxemburgo.

PERDENDO A PACIÊNCIA
Cansados de aguentar o enigmático Anthony Armstrong há mais de um ano presidindo (à distância) o Alecrim FC  a milhares de quilômetros de Natal, o clube programa para o próximo dia 22  assembléia extraordinária  para declarar a vacância do cargo.

EVOCANDO SIMONAL
Perdendo apenas para o Rei Roberto Carlos em matéria de lotação do Maracanãzinho, o saudoso natalense (de coração) Wilson Simonal ainda tem CDs batendo recordes. O último, produzido pelo seu grande amigo João Santana, com algumas faixas de Roberta Sá, Marina Elali e Peri Ribeiro, já vendeu mais de mil cópias em Natal. Simonal quando vinha   por aqui gostava de bater uma bolinha com os veteranos. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas