Poucas empresas fazem coleta seletiva
Publicação: 04 de Fevereiro de 2012 às 00:00
Levantamento preliminar da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) revela que apenas cerca de 30 grandes geradores de lixo na capital potiguar cooperam com a coleta seletiva. Além de facilitar a reciclagem, este sistema também melhora o acondicionamento e higiene do material, o que representa benefícios para o meio ambiente.
O gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverton Rocha, explica que as principais instituições que contribuem com a coleta seletiva são aquelas ligadas ao Governo Federal, devido ao decreto nº 5.940/2006, que instituiu a Coleta Seletiva Solidária em todas. Por outro lado, é cada vez maior o número de condomínios que aderem ao trabalho.
Empresas de diversos segmentos também apostam no destino correto do lixo como forma de preservar o meio ambiente e garantir ainda mais benefícios para a sociedade. Um desses exemplos é a Eco Office, especializada em recarga ecológica de cartucho. "Como trabalhamos com tintas e resíduos provenientes da remanufatura, nos preocupamos com o destino final que esse material. Por isso, temos um controle operacional do lixo coletado que é enviado a uma empresa especializada em soluções ambientais no gerenciamento, coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos", contou o empresário Gustavo Barros, que dirige a franquia em Natal.
Gustavo conta que a loja também aposta na compra de cartuchos usados como forma de garantir que esse material não seja jogado de maneira irregular no lixo doméstico e explica os benefícios da remanufatura para o meio ambiente. "A atividade é sustentável, pois ameniza o impacto do descarte de materiais pesados no solo e também evita a utilização destes produtos na confecção de novos cartuchos", contou.
Para se ter uma ideia dos benefícios, a produção de um novo cartucho de toner demanda cerca de um galão de óleo. Cada toner remanufaturado poupa pelo menos 2,5 kg de metais pesados, um galão de petróleo e resíduos de plástico. "O impacto disso, quando se transforma em 'lixo', é ainda mais preocupante: um cartucho de toner jogado em aterros sanitários pode levar até 450 anos para se decompor e alguns componentes feitos de plásticos industriais poderão levar até mais de mil anos", explicou.
A empresa que deseja participar da coleta seletiva de Natal ganha da Urbana a estruturação para gestão do sistema no empreendimento e palestras de educação ambiental. Para participar, basta ligar para gerência técnica, por meio do telefone (84) 3232-8763, e solicitar o serviço.