quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pratos e vinhos da ceia de Natal

- Publicidade -

A tradicional ceia de natal não teria acompanhamento melhor senão vinho. O vinho, sagrado como sangue de Cristo na eucaristia católica, reveste-se de conotação mística nessa época, em que celebramos seu nascimento. Mas o vinho é antes, dentre as bebidas todas, o melhor complemento alimentar para qualquer ceia. Gregário, ele cria a atmosfera perfeita para o congraçamento, fazendo fluir a interação entre os familiares e amigos, antes, durante e depois da ceia, numa grande celebração. Do ponto de vista da harmonização, inicie sua ceia com a recepção dos parentes e convidados servindo espumante ou Champagne. Afinal o espumante é festivo, vivaz, vibrante, alegre e elegante, o que traça um paralelo de identidade com a ceia de natal. Iniciada a ceia, e postos os antepastos: queijos, frios, patês e pães, tornam o momento perfeito para os brancos leves. Com os pratos principais (que são muitos) a dica é simplificar.
Pratos e vinhos da ceia de Natal
O Peru, o Bacalhau, o Tender e o Pernil, comuns na ceia, comungam bem com tintos de meia estrutura. Castas como a Pinot Noir, Merlot, Tempranillo, Sangiovese, ou a casta tinta de sua preferência, desde que, de pouca extração e maturação. Se a opção for por brancos, que estes tenham um gradiente extra de peso, advindo de uma longa maceração e/ou do estágio ou fermentação em barricas de carvalho. Quem tiver aquele Champagne TOP (Cuvée de Prestige), a ceia é uma ocasião perfeita para apreciá-lo, e com qualquer dos pratos principais citados acima, ele celebrará um glamouroso matrimônio.

Com as sobremesas, rabanada e Panetone (tradicionais), os espumantes doces do tipo Moscatel brasileiro, Moscato d’Asti (italiano), ou mesmo um Champagne ou espumante Doux (doce), serão perfeitos. Na falta de algum destes, um bom Branco de Colheita Tardia ou um vinho com Botrytis. Com as tortas a base de chocolate e frutas secas (noz, castanhas, etc.), o vinho da vez precisa ser fortificado: Banyuls (França), Porto, Madeira ou Moscatel de Setúbal (Portugal). Depois é rezar e renovar as expectativas para que 2015 seja um ano ainda mais próspero em todas as mesas, e que não nos falte o vinho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas